domingo, 5 de setembro de 2010

Risotto de Beterrabas Assadas e Gengibre


 Ontem foi um dia bem alegre, daqueles que pulamos da cama cheias de energia e com várias idéias do que fazer nesse dia! E para combinar com esse dia eu queria um almoço parecido, cheio de vida!

Como o Amor foi pedalar com um amigo nosso e o pedal era longo, em torno de 70km, eu resolvi ficar em casa e gastar toda essa energia na cozinha. Como de costume, fui ao La Palma e comprei lindas beterrabas e outras "cositas más" que precisaria para o almoço e para a sobremesa...paradinha para um sorvetinho de amora no meio do caminho (ahhh, mais um pouquinho de cor não faz mal a ninguém, não é?). Ao chegar em casa comecei a preparar a sobremesa primeiro e depois foi o risotto, como precisava assar as beterrabas primeiro, fiquei lá na sala dançando! Muito bom, não é?

Mas e o risotto? Bom, apesar de levar um tempinho maior para fazer é fácil de preparar e muito saboroso mesmo! A combinação de gengibre e beterraba ficou sublime e com certeza tentarei em outras receitinhas por aqui. Ah, e nem precisa falar do visual que fica, né? Lindão!

E afinal de contas, quem não gosta de um pouco de cor na vida?



Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de forno: 40 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes

4 beterrabas médias cortadas em quatro partes
3/4 xícara de arroz arbóreo ou carnaroli
1 colher (sopa) de manteiga
1 e 1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola média picada em pequenos cubos
1 dente de alho pequeno picadinho
1/2 colher (sopa) de gengibre picadinho
1/2 xícara de vinho branco seco
Aproximadamente 3 a 4 xícaras de caldo de legumes
Queijo Parmegiano Reggiano ralado para finalizar (Na falta, substitua por parmesão)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Disponha as beterrabas em uma assadeira e regue com 1 colher (sopa) de azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos, ou até que as beterrabas estejam assadas. Retire-as do forno e deixe esfriar um pouco. Quando estiver morna, retire a casca e corte em cubinhos. Reserve.

2. Coloque o caldo para ferver em fogo baixo. Em outra panela, derreta 1/2 colher (sopa) de manteiga e o restante do azeite, refogue a cebola com o alho e o gengibre. Acrescente o arroz e refogue por alguns instantes até que fique translúcido (+ ou - 1 minuto). Adicione o vinho branco e mexa até que reduza completamente. Acrescente uma concha do caldo de legumes (que deve estar quente) e mexa até que o caldo reduza. Acrescente outra concha de caldo e continue mexendo, só acrescente a seguinte concha quando a primeira estiver quase secado. Repita a operação até que arroz esteja cozido, mas "Al Dente" (Pode ser que você não use todo o caldo). Acrescente a beterraba cortada e mexa bem, prove e se necessário corriga o sal e a pimenta. Adicione o queijo ralado e a outra 1/2 colher de manteiga, tampe a panela e deixe descansar por 1 minuto.

Para servir eu decorei com brotos de alfafa e um pedacinho de beterraba assada.


4 comentários :

  1. a cor fica um escandaluxo, né?
    olha, sempre quero fazer coisas com beterrabas, inclusive risotto - que eu já vi uma receita muito parecida com a sua, também com essa cor babado.
    mas eu tenho um medo de não gostar... porque beterraba é meio amor/ódio; dependendo de como ela está, eu não gosto tanto assim.
    e acho que nunca comi nada feito com beterraba, nem sopa, só salada dela crua ou cozida.

    mas eu vou tentar, porque já tá na lista - e na vontade - faz tempo.
    ;)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que é o risotto mais lindo que eu já vi! Dá até dó de comer kkkkkk....
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ah Quéroul, eu também nunca tinha provado beterraba de outra forma sabe...mas tenho que confessar, demorei muito para fazer.
    Esse risotto em especial é muito gostoso e super simples de fazer...com certeza vale a pena!

    Beijocas Queridona!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh Tati...você é super fofa!

    Mas olha, o risotto é mais gostoso que bonito. Com certeza vale a tentativa!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...