sábado, 6 de novembro de 2010

Polenta Cremosa com Picadinho de Filé ao Vinho Tinto e Azeite Trufado


Até que enfim, de volta as panelas, de volta as fotos! Quer dizer, eu não abandonei as panelas não...continuei cozinhando, mas sem as fotos não dava para postar nada por aqui.
Bom, o fato é que a minha linda e querida sogra voltou da sua viagem a França e trouxe a minha tão esperada encomenda, a minha nova lente. Sendo tão Querida como ela é, ainda trouxe vários presentinhos gourmets, inclusive o que estreei hoje, um delicioso azeite com trufas brancas. Aromático, raro e delicioso! A minha cunhada, Aline, que mora lá em Paris, também mandou um presentinho...quer dizer um presentão, que eu até fiquei com dó de abrir, mas ela falou que posso ir com fé e com vontade, que quando ela vir de férias ela traz mais se eu quiser. Ahhh, o presente é um sal com trufas...fofa, né?


Então, a receita de hoje foi um improviso depois que levantei e olhei o relógio, quer dizer...já tinha acordado, tomado banho, paparicado o Amor e arrumado a cama....enfim, já eram 12:00h. Olhei na geladeira e fiquei feliz e aliviada pois tinha descongelado filé mignon. Bom, com a carne em mãos tudo ficava mais fácil...como minha polenta estava me olhando do armário pedindo atenção, resolvi fazer uma comidinha assim. Simples, rústica e com cara de inverno. O que de certa forma combinou bastante com o nosso dia chuvoso. O toque com o azeite trufado foi apenas no fim e para dar um ar mais gourmet ao prato. Mas não se acanhem não, se não tiverem façam sem...o prato por sim só já é delicioso e merece ser incluído em qualquer refeição, seja em um almoço rápido ou um jantar mais elaborado...

...por que? Ahhh, o Amor disse que com certeza esse é um prato que ele pagaria para comer. E pude constatar, pois ele comeu e repetiu...o melhor de tudo? As louças sujas ficaram por conta dele...rsrsrs

Um lindo sábado a todos!



Tempo de Preparo: 30 Minutos
Rendimento: 2 Porções

Ingredientes para o picadinho

350g de filé mignon cortado em tirinhas
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena cortada em cubinhos
1 cenoura pequena cortada em cubinhos
1 dente de alho
1/2 xícara de vinho tinto
1/2 xícara de calda de legumes
1/2 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
Sal e Pimenta do reino a gosto
Tomilho

Ingredientes para polenta

Aproximadamente 700ml de caldo de legumes
6 colheres (sopa) de polenta instantânea
1/4 xícara de queijo grana padano ralado (se não tiver use um parmesão de qualidade)
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e Pimenta do reino a gosto

Azeite trufado para finalizar

Modo de preparo

1. Prepare o picadinho. Leve uma panela ao fogo baixo. Aqueça o azeite e refogue a cebola e a cenoura juntas por aproximadamente 5 minutos (não deixe queimar), ela deve ficar caramelizada e bem refogada. Acrescente o dente de alho e deixe por mais alguns instantes. Acrescente o filé picadinho e deixe refogar bem. Acrescente o vinho tinto e raspe o fundo da panela com a ajuda de um colher de pau, ali está o sabor da carne. Acrescente o caldo de legumes e corrija o sal e a pimenta. 
Na palma da mão, misture a farinha com manteiga, formando uma pasta. Acrescente essa pasta ao picadinho (esse processo é necessário para deixar o molho mais encorpado e mais brilhoso. Deixe apurar por alguns instantes. Desligue o fogo e reserve.

2. Leve o caldo de legumes ao fogo em uma panela de fundo grosso, eu usei uma de ferro. Quando começar a ferver, salpique a farinha da polenta, mexendo constantemente. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar de acordo com as instruções da embalagem (no meu caso foram apenas 2 minutos). Desligue o fogo, acrescente o queijo ralado e a manteiga, misture novamente.

3. Para servir, coloque a polenta no prato fundo e por cima coloque uma porção do picadinho. Guarneça com um fio de azeite trufado e com ramos de tomilho. Sirva imediatamente.


15 comentários :

  1. Linda receita, lidas fotos, mas fiquei de olho nesse azeite rsrsrsrs D++++++++


    abraço
    Daniel Moura
    http://feitonahora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Stef! que delíciassss....de prato e de presentes!!!rs
    Eu tenho a maior vontade de provar esse azeite! Deve ser sensacional!

    _ muitas vezes a arrumação da cozinha fica por conta do Ti aqui tbm!!rsrs.
    bjs Fe

    ResponderExcluir
  3. Lindo prato. Você tem muito bom gosto. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Tudo maravilhoso, estou te seguindo para nao perder nada bjs

    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adorei o seu blog.
    Super bonito, cheio de coisas gostosas , de dar água na boca!
    Parabéns...
    E já estou te seguindo...
    Bjs
    Deborah

    delicias1001.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Stefânia que coisa apetitoooosa!
    A boca ficou cheia d'água!
    Tenha uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Daniel!

    Pois é menino, esse azeite é um achado! Já estou pensando na minha encomenda de dezembro...hihihihi.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Oi Fe!

    Que sorte a nossa com esses maridinhos, né?

    Então, o azeite é muito bom! O sabor é bem diferente do que estamos acostumadas, mas é uma delícia!

    Beijo grande e até domingo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani!

    Obrigada Querida, esse prato realmente ficou uma delícia!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Chris!

    Obrigada! Vou dar uma passadinha lá na sua cozinha agora para conhecer tudo.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  11. Oi Débora!

    Obrigada pela visita e pelo carinho! Será sempre muito bem vinda!

    Beijos e uma linda semana!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lorena!

    Obrigada Querida! E viu como é rapidinho de fazer? Dá para testar quando quiser.

    Beijos e obrigada pelo carinho! Linda semana para você também!

    ResponderExcluir
  13. Stefânia, eu comprei os ingredientes para fazer essa polentinha maravilhosa. Vou testar na janta de amanhã. Uma pergunta: você costuma preparar seu proprio caldo de legumes ou usa pronto?

    ResponderExcluir
  14. Ah, e é logico que meus ingredientes não incluem esse azeite trufado chiquerrimo...vai ficar faltando esse toque de glamour :)

    ResponderExcluir
  15. Oi Pri!

    Então Querida, eu mesmo faço o meu caldinho. Mas se estou sem tempo, ou se não tenho congelado, vai aquele de tabletinho mesmo (sem dó), só que daí uso aqueles mais "light", sabe?

    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...