sexta-feira, 18 de julho de 2014

Bolo de limão



Mais um bolo de limão. Não me canso deles e não consigo comprar limões sem pensar em preparar um aqui em casa. Óbvio que a mudança de apartamento no início do mês também tem muito a ver com isso. Casa nova, móveis novos, eletrodomésticos novos, um fogão com um forno maravilhoso e claro, toda aquela empolgação de estar em um lugar novo e que é a nossa cara, me deixam muito mais inspirada a cozinhar. E além de tudo, cheiro de bolo assando é arrasador, não é mesmo? Eu adoro!

Esse é um daqueles bolos bem coringas, super fofo e perfeito para acompanhar uma xícara de chá ou café; para comer no fim da tarde enquanto você lê, ou só quando você quer curtir o jardim e a casa. A massa é super fácil de fazer e com a adição do buttermilk, deixa o sabor do limão muito mais pronunciado. Eu realmente tenho aderido ao buttermilk quando vou assar um bolo, principalmente se uso bicarbonato de sódio. O resultado é sempre um bolo bem macio e saboroso. 
O glacê é opcional mas se você, assim como eu, é amante dos sabores mais cítricos, ele acaba sendo indispensável. 

Enfim, o fim de semana chegou, já tenho uma parte do café da manhã pronta...quem sabe não coloco um pouco de ação na minha "to do list". E vocês, grandes planos?

Beijos e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: 50 a 60 minutos
Rendimento: 12 porções
Quase nada adaptada daqui

Ingredientes

1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 xícaras de açúcar
5 ovos
3/4 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de suco de limão (eu usei siciliano)
Raspas de 2 limões (eu usei siciliano)
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) sal
1/2 colher (chá) fermento em pó
1/2 colher (chá) bicarbonato de sódio

Ingredientes para o glacê de limão

2 xícaras de açúcar de confeiteiro
3 a 4 colheres (sopa) de suco de limão (usei tahiti)

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 175 graus. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo as formas que for usar (no meu caso eu usei a da foto e mais 2 menores em formato de bolo inglês).

2. Misture o buttermilk com o suco de limão e as raspas de limão. Reserve. Misture a farinha de trigo, o sal, o fermento e o bicarbonato. Reserve.

3. Na batedeira, com o acessório raquete, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo, aproximadamente 5 minutos. Acrescente os ovos, um a um, adicionando o próximo apenas quando anterior estiver completamente incorporado. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a mistura da farinha de trigo, em 3 adições, intercalando com a mistura de limão e buttermilk. Comece e termine com a farinha. Distribua nas formas preparadas e leve ao forno por mais ou menos 50 a 60 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito, o mesmo saia seco. Retire do forno e deixe esfriar completamente.

4. Para o glacê, misture os dois ingredientes e distribua sobre o bolo já frio.

Obs.: * Se você não encontrar o buttermilk pronto, misture 1 colher (sopa) de suco de limão com 1 xícara de leite. Deixe descansar por 10 minutos e estará pronto para uso. Lembre-se que na receita você só usa 3/4 xícara, ok?

6 comentários :

  1. Mas que bonito ficou esse bolo, maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Refrescante e delicioso :) Adorei!
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lindeza!
    Que bom que já se acomodou e agora pode voltar a encher essas páginas de doçuras pra gente, estava com saudade dos seus posts.
    Espero que a casa nova de encha de inspiração para compartilhar delicias com a gente.
    Um beijo da vizinha de cozinha virtual
    Sarah
    áh! não esquece de passar lá no blog e tricotar comigo: tricotandonacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tem ótimo aspecto esse bolo. Parece bem saboroso e bem fofinho.
    A Monte Alegre sempre tem novidades para a refrigeração das receitas de seus clientes, sejam quentes ou frias. Fazemos de tudo para preserva-las, no sabor e na temperatura. Confira no nosso site, você não vai se arrepender!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir
  5. Também adoro bolo de limão, só de ver já babei!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Bolo de limão é bom sempre, o seu ficou lindo, Stefânia!
    xx

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...