Gosto da experiência de ver e viver 4 estações bem distintas, cada uma com sua particularidade e beleza ímpar. Gosto de apreciar o renascimento e a mudança do verde novo e vivo da primavera, as tulipas dando espaço para as flores da próxima estação. Gosto de escutar as rápidas e intensas chuvas de verão, de piqueniques no parque em dias ensolarados. Me sinto presenteada com a mudança das cores dando boas-vindas ao outono, da comida reconfortante que a estação pede, de uma taça de vinho para prolongar a noite após um longo dia. E o inverno, esse também traz sua beleza particular. As paisagens brancas, os dias de céu azul contrastando com a neve que caiu no dia anterior, as árvores cobertas com o que você pode quase afirmar ter sido uma tempestade de algodão. Resumindo...é impossível não se deslumbrar com o que a natureza nos oferece ao longo do ano
Mas melhor do que tudo isso, é poder aproveitar tudo o que cada estação traz a nossa mesa, cada uma nos apresenta o que de melhor a natureza pode oferecer e eu estou fascinada com o que posso fazer com cada alimento em seu auge.
Estamos no verão e o perfume dos morangos recém colhidos figuram por toda a cidade, desde grandes supermercados às épiceries de cada quartier. São os meus preferidos! Sem falar dos mirtilos, framboesas, amoras, pêssegos, damascos suculentos, ameixas e suas variações, milho, alcachofras, berinjelas, abobrinhas de todos os formatos e cores...e os tomates? Oh mon dieu, os tomates merecem um capítulo a parte. E claro, como o post sugere, cerejas. De diversas cores e formatos, elas não faltam na minha geladeira. Doces, suculentas e intensas. Ahh, e o melhor? CAD 5,00/Kg. Então eu me dou ao luxo de usá-las em compotas, bolos, saladas e o que mais gosto, comê-las puras em frente a TV ou enquanto aprecio o jardim lá fora.
A panna cotta na verdade foi só um pretexto para usar a compota. Apesar de ser uma das minhas sobremesas favoritas (leia-se: fácil de preparar e deliciosa!), ela não tinha aparecido em minha cozinha desde que mudei para cá. Mas nunca é tarde, não é mesmo? Essa panna cotta em particular foi a melhor que já fiz! Muito cremosa e com a quantidade de açúcar ideal para receber as cerejas que já trazia todo o doce que você vai precisar...pontos para a panna cotta e um troféu para a compota! Com certeza uma sobremesa que vai aparecer outras vezes por aqui.
Beijos para vocês e bom domingo!
Tempo de preparo panna cotta: 10 minutos
Tempo de preparo compota: 15 minutos
Tempo de descanso: 6 a 8 horas
Rendimento: 6 porções (ou 4 para os mais gulosos...como eu!)
Ingredientes da panna cotta
3 folhas de gelatina
2 xícaras de creme de leite com 10% de gordura
1 xícara de creme de leite com 35% de gordura
1/3 xícara de açúcar granulado
1 fava de baunilha (opcional)
Ingredientes para a compota
2 xícaras de cerejas, sem caroço
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de licor de framboesas (opcional)
Modo de preparo
1. Hidrate as folhas de gelatina em água gelada e deixe descansar por 5 minutos.
2. Leve ao fogo muito baixo, o creme de leite (10% de gordura) com o açúcar e a baunilha, até que o açúcar dissolva. NÃO deixe ferver. Se você perceber que a mistura está começando a levantar fervura, retire do fogo imediatamente para esfriar. Uma vez que a gelatina estiver hidratada, escorra bem e adicione à mistura para que dissolva. Cuide para não deixar ferver. Quando a gelatina dissolver, retire do fogo e misture o creme de leite restante. Descarte a fava de baunilha e distribua a mistura nos recipientes em que você for servir. Leve à geladeira por pelo menos 6 horas para firmar.
3. Prepare a compota enquanto a panna cotta está na geladeira. Leve ao fogo baixo as cerejas e o açúcar. Deixe cozinhar por 10 minutos. Retire as cerejas da panela e devolva o líquido ao fogo. Deixe reduzir até que fique com consistência de calda. Retire do fogo e acrescente o licor (se for usar...mas eu recomendo). Devolva as cerejas a calda e deixe descansar em temperatura ambiente até esfriar. Leve a geladeira até a hora de servir.
4. Sirva a panna cotta acompanhada da compota
Obs.:
- Se você não encontrar o creme de leite 10%, substitua por 1 e 1/2 xícara de leite integral e aumente o creme de leite 35% para 1 e 1/2 xícara;
- Essa receita funciona muito bem se saborizada com raspas de limão ou laranja. Para servir com a compota, sugiro usar laranja;
- Apesar de desenformada a panna cotta ficou muito cremosa, portanto mesmo que decida servir em copinhos, sugiro não reduzir a gelatina;
- A compota pode ser usada para acompanhar sorvetes, queijos (com queijos a base de leite de cabra, funciona muito bem!), bolos, etc.
Lindo post!! Lindo blog!!!! Sou sua fã amiga! :)
ResponderExcluirQue maravilha! Adoro cerejas e adoro panna cotta! Juntas são o céu! Ficaram lindas, as suas fotos!
ResponderExcluirBj
Uma sobremesa fresca e fofa, e com essas cerejas deve ficar ainda mais deliciosa :)
ResponderExcluir____________________
aculpaedasbolachas.com
Stefânia estou encantada com o seu blog, é de uma tamanha perfeição e delicadeza.Parabéns!!!
ResponderExcluir