sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Chocolate Pots de Crème



Desde o início da semana tenho pensado em uma sobremesa com intenso sabor de chocolate, cremosa, aveludada, simples mas ao mesmo tempo untuosa. Sorvete? Non, merci! Gelo temos em toneladas do lado de fora, não era isso que eu queria! Eu ansiava por uma sobremesa a ser apreciada ainda morna, a colheradas, uma xícara de chá para acompanhar...o perfeito conjunto para um bom filme, cobertor e tranquilidade para esse quase fim de férias.
E foi assim...minha tarde começou preguiçosa, vendo a neve cair pela janela, Praliné dormindo ao meu lado no sofá...e meus deliciosos potinhos de chocolate para complementar esse dia tranquilo e gostoso. Só faltou o Amore para o dia ficar perfeito!

Bom, a receita, que foi uma leve adaptação da receita publicada pelo David Lebovitz em seu delicioso Ready for Dessert,  é super simples de fazer, mas é deliciosa na mesma proporção. Supriu todo meu desejo por chocolate, creme e comfort food. Com certeza é uma também ótima opção para um jantar onde você não tem muito tempo para se dedicar a sobremesas, pode ser feita em menos de 15 minutos, mais 30 minutos de forno e mais uns 20 para descansar antes de servir, ou seja, mais ou menos 1 hora no total.  Super versátil e com certeza é a perfeita opção para os chocolate lovers.

Então é isso, espero que vocês tenham um lindo fim de semana!

Bon appétit!

Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 30 minutos
Rendimento: 6 porções
Levemente adaptado do delicioso, Ready for Dessert.

Ingredientes

200g de chocolate meio amargo, picado (eu usei 70%, mas fique a vontade em usar algo mais suave se você gosta de uma sobremesa mais "doce")
1 xícara de creme de leite fresco, 35% de gordura
1 xícara de leite
3 colheres (sopa) açúcar refinado
1 colher (chá) pasta de baunilha (ou extrato de baunilha)
6 gemas

Creme batido para acompanhar

Modo de preparo
  1. Pré aqueça o forno a 175°C. Em uma assadeira de abas altas, disponha 6 ramekins e reserve.
  2. Coloque o chocolate em um bowl e reserve. 
  3. Leve ao fogo o creme leite, o leite, o açúcar e a baunilha até levantar fervura. Transfira imediatamente para o bowl onde está o chocolate e deixe por 2 minutos. Após esse tempo, misture bem até que o chocolate esteja bem dissolvido e a mistura homogênea. Deixe esfriar ligeiramente, uns 5 minutos, e adicione as gemas, uma de cada vez misturando bem a cada adição tomando cuidado para elas não cozinharem (a mistura de chocolate não pode estar muito quente, ok?). 
  4. Transfira a mistura para os ramekins. Coloque água quente na forma até que atinja metade dos ramekins. Cubra com papel alumínio e asse em banho-maria por mais ou menos 30 minutos, ou até que as bordas estejam um pouco firmes e o centro um pouco mais mole. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha por mais ou menos 20 a 30 minutos antes de servir acompanhado com o creme de leite batido. 
Dica: Os potes de chocolate ficam melhores no dia em que foram feitos, mas podem ser feitos com até 1 dia de antecedência. Deixe atingir a temperatura ambiente para servir.

3 comentários :

  1. Mesmo com o calorzão que está por aqui, fiquei com vontade! Receita linda!!!!! Bjs no coração...
    Amorecos by Crika

    ResponderExcluir
  2. Ai... tenho a certeza que gosto muito (mesmo sem ter provado)
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...