terça-feira, 26 de maio de 2015

Financiers



Adoro financiers! Esses deliciosos bolinhos são super delicados, fáceis de fazer e são perfeitos para acompanhar uma xícara de chá ou um café. Então a presença deles era obrigatória no chá que ofereci para minhas amigas. E elas adoraram! Na verdade, acho que foi o item que mais fez sucesso no nosso chá...

Bom, já preparei várias receitas de financiers. Umas com frutas, outras sem. Umas com pasta de pistache, outras com um toque de laranja, com cacau...sempre invento algo com eles e sempre me apaixono por cada variação desse bolinho tão versátil! 
Essa receita em especial foi a melhor que já provei até hoje. Além de aceitar bem todas as variações, tem a melhor textura de todas. Fica crocante por fora, mas bem úmido e macio por dentro. Enfim, é tudo que um financier deve ser!

Espero que vocês provem e aprovem!

E vocês, tem algum bolinho preferido?

Beijos e boa terça!
Stef

Temp de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: 15 minutos (Depende do tamanho da forma)
Rendimento: 30 financiers (Eu usei uma forma de mini-cupcakes)
Receita do maravilhoso Bouchon Bakery.

Ingredientes

120g de açúcar 
60g de farinha de amêndoas
40g de farinha de trigo
100g de clara de ovo
120g de manteiga sem sal
Framboesas ou mirtilos frescos (opcional)

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 230ºC. Unte com manteiga sem sal uma forma de mini cupcakes ou 30 forminhas próprias para financiers. Reserve.
  2. Misture o açúcar com a farinha de amêndoas e a farinha de trigo. Acrescente as claras de ovo e misture até que fique homogêneo. Transfira a manteiga para uma panela pequena e leve ao fogo baixo, deixe a manteiga derreter e adquirir uma coloração caramelo escuro, mas cuidado para não deixar queimar! Esse processo é necessário para termos o que chamamos de "beurre noisette".  Adicione a manteiga "noisette", que deve estar ainda quente, à mistura de amêndoas e claras. Misture bem e transfira para as forminhas preparadas, você pode encher até quase a borda. Se for colocar as frutinhas, preencha 3/4 do conteúdo das forminhas e adicione a fruta.
  3. Abaixe a temperatura do forno para 180ºC e asse os financiers por mais ou menos 15 minutos, ou até que estejam dourados por fora e ainda macios por dentro. 

2 comentários :

  1. Eu adoro financier! Simples, elegante e muito gostoso. Nem parece que é tão fácil de fazer, não é?
    Já fiz algumas vezes mas acabo esquecendo o quanto são gostosos. Vou fazer qq dia desses! Os teus ficaram lindos!
    Bjs,
    Heide

    ResponderExcluir
  2. ficaram mesmo com um aspeto delicioso, já comia umas agora :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...