quinta-feira, 16 de julho de 2015

Bolo de Clementines com Sementes de Papoula



Me mudei no dia 1º de julho. Tirando a confusão de 1 semana antes e os 3 dias que seguiram a mudança, a vida tem sido bem tranquila e prazerosa no novo bairro. Praliné já se acostumou com nossa nova casa, o Amore está super feliz com a escolha do apartamento, eu já transformei nosso cantinho em lar, a cozinha anda a todo vapor e eu estou adorando conhecer o que tem nos arredores do meu quartier. Já descobri o melhor supermercado da cidade, uma das melhores boucheries, uma chocolaterie fantástica e um mercadinho que foi responsável pela receita de hoje. 

Pois é, semana passada eu estava batendo perna pelo comércio local e de repente resolvi entrar nesse mercadinho que, de fora, não me dava muita dica do que eu encontraria. Bom, eram várias latas grandes, com saquinhos ao lado e grandes utensílios para que nós mesmo pudéssemos nos servir. Olhei tudo com calma e muita atenção, e o que encontrei foi uma das melhores descobertas dos últimos meses! A idéia do mercadinho é vender diversos tipos de grãos, farinhas, chocolates, temperos, chás, cafés, massas secas, biscoitos, nozes em geral e confeitos a granel. Eu encontrei tanta coisa legal e de excelente qualidade que no fim, já estava com as mãos cheias de tanta novidade e daqueles ingredientes que eu não gosto de deixar faltar na minha despensa. Me lembrou cidade de interior, sabe? Lembro que quando eu era criança, tinham algumas mercearias na minha cidade e minha mãe comprava diversos alimentos dessa forma. Também me recordo que aos sábados, dia de feira, haviam diversas barracas que vendiam temperos e farinhas dessa forma. Eu adorava tudo, principalmente os aromas e cores que vinham daqueles grandes sacos abertos. O interessante é que entrando no mercadinho, eu senti os mesmos cheiros familiares e aquela mesma sensação de conforto...talvez seja por isso que eu gostei tanto do lugar! Lembrou minha mãe e minha infância! 

E o que a receita tem a ver com isso? Pois é, além de trazer para casa a melhor farinha de amêndoas que já comprei até hoje, um delicioso chá verde orgânico e uma porção de chocolate belga de altíssima qualidade, encontrei sementes de papoula por um preço quase inacreditável! Se não me engano, paguei 7.00$ por 500g de sementes. Pois é, nunca tinha encontrado tão barato! Adorei! Bom, e com esse monte de semente de papoula em casa, eu tinha que dar um destino para essas belezinhas. Sabia que queria fazer bolo, mas queria dar um toque diferente. Foi assim que lembrei dessa receita da Dorie Greenspan, publicada no livro Baking Chez Moi. É um bolo delicioso! Super aromático, com uma textura fantástica e que foi muito rápido de fazer. Assim como a Dorie, eu usei clementines, mas se vocês não encontrarem, usem laranjas, limão ou até mesmo bergamotas. Com certeza vai ficar bom da mesma forma! 




O bolo foi um sucesso aqui em casa! Mesmo fazendo uma receita inteira, coisa que não costumo fazer com frequência - somos apenas dois, o bolo não durou muito tempo na minha bancada. Foi protagonista no chá da tarde, no lanche da noite e no café da manhã...eu realmente não me cansei dele e espero assá-lo novamente assim que meus sogros vierem nos visitar! Já que sementes de papoula é que não vai faltar por aqui...

Beijos para vocês e bom fim de quinta-feira!
Stef


Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 1 hora
Rendimento: 10 porções

Ingredientes

1 e 1/2 xícara  de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
Raspas de 3 clementines grandes (ou 2 bergamotas, ou 1 laranja grande)
2 colheres (sopa) suco de clementines
1 e 1/4 xícara de açúcar
4 ovos grandes, em temperatura ambiente
3/4 colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de creme de leite fresco, 35% de gordura, em temperatura ambiente
5 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida
1/3 xícara de sementes de papoula

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 190ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma assadeira, tipo bolo inglês (20x10cm). Reserve.
  2. Em um bowl, misture a farinha, o fermento em pós e o sal. Reserve.
  3. Retire as raspas das clementines e, em um outro bowl, misture com o açúcar. Use as pontas dos dedos para esfregar as raspas no açúcar. Quanto mais você fizer isso, maior a chance do seu bolo ficar aromático. 
  4. Batendo vigorosamente, com a ajuda de um fouet, adicione os ovos, um a um, a mistura de açúcar. Só adicione o próximo ovo quando o anterior estiver completamente incorporado. Adicione o suco da clementine, a baunilha e o creme de leite. Misture bem.
  5. Acrescente os ingredientes secos e incorpore-os delicadamente, em 2 ou 3 adições, com a ajuda de uma espátula grande de silicone, à mistura de açúcar e ovos. Adicione a manteiga derretida e misture delicadamente até que ela esteja completamente incorporada. Por fim, acrescente a semente de papoula e misture novamente.
  6. Transfira a massa para a forma preparada e asse, em forno pré aquecido, por mais ou menos 1 hora, ou até que ao inserir um palito no centro do bolo, o mesmo saia seco. 
  7. Após assado, retire o bolo do forno e deixe descansar por mais ou menos 5 minutos, desenforme e deixe esfriar. 
Bon appétit!

Dicas:
  • O bolo estará pronto para servir assim que estiver frio. No entanto, ele fica muito mais gostoso no dia seguinte;
  • Para guardar o bolo depois de frio, enrole-o em plástico filme;
  • O bolo, se bem embalado, dura até 4 dias em temperatura ambiente ou até 2 meses no freezer;
  • Para descongelá-lo, deixe uma noite na geladeira e sirva em temperatura ambiente.

6 comentários :

  1. Olá Stef!
    Há um seculo não venho aqui... Que relapsa eu! Sorry!
    O que me atraiu hoje, além de ter um tempinho pra passar aqui, foram as danadas das sementinha, pois tenho um precioso potinho guardado no meu freezer. Adorei a ideia desse bolo e, como ando numa fase cítrica, a ideia de reproduzí-lo caiu super bem!
    Suas fotos e o bolo ficaram lindos!
    Obrigada por compartilhar!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cintya! Tudo bem, Querida?
      Imagina! Eu também andei sumida por aqui...hehehehe, sabe como é...você também me entende, né?
      Espero que você goste da receita assim como eu! Se realmente quiser mais cítrico, dá uma turbinada nas raspas que vai ficar muito bom!
      Beijocas!

      Excluir
  2. Que delícia encontrar lugares assim!! que enchem o coração de amor!!!!!
    Vou tentar fazer o bolo, me deu uma super vontade!!!!!
    Sempre recebo seu feed e fico encantada com a forma que você escreve!! Está gostando de Quebec?? Vou em dezembro prai!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Kelly! Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Espero que você faça o bolo sim! Ele é delicioso!
      Você vem para Ville de Québec? De viagem ou de mudança?

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...