quinta-feira, 30 de julho de 2015

Risotto de Limão Siciliano e Basílico com Vieiras


Em vésperas do meu aniversário, tenho pensado mais na reunião que vou fazer para alguns amigos no sábado do que no fato que vou ficar mais velha. Inevitável eu diria. Não que eu esteja tentando negar a idade ou que o dia em eu completo mais um ano de vida deveria ser tratado por mim como qualquer um outro. Mas nunca tive esse ânimo todo para comemorar meus aniversários. Acreditem ou não, essa vai ser a primeira vez que reuno alguns amigos para celebrar essa data desde os meus...sei lá...18 anos. 

Pois é, sempre adorei programar festinhas para meus amigos ou familiares, mas quando chega o meu b day, nunca planejo nada para um número maior de pessoas. Nos últimos 6 anos, tem sido eu e meu Amore, um jantar, uma boa garrafa de vinho e pronto. O que é ótimo também! Nada melhor do que estar ao lado de quem amamos! Mas esse ano decidi que sairei da minha zona de conforto e comemorarei essa data com os nossos novos amigos. Para quem mudou de país, está se adaptando em uma nova cultura e fazendo novos amigos, nada melhor do que estreitar os laços com boa comida, boa bebida e claro, muita conversa boa para embalar a noite. Não tenho dúvidas que teremos uma noite muito divertida!

Bom, então imaginem que estou em clima de pesquisas e decisões sobre o cardápio. O tema já foi definido e a maioria dos preparos também. Nada sofisticado e nem complicado, quero estar descansada e poder curtir todos aqui em casa sem estar com o umbigo esquentando no fogão enquanto todos dão risadas na sala. Não que seja algo que eu queira evitar, adoro cozinhar para meus amigos, mas nesse sábado decidi que vou me preocupar mais com os convidados do que com a comida. Vou fazer a maior parte dos preparos com antecedência e só finalizar os pratos na hora...enfim, depois conto tudo para vocês!
E o que a receita tem a ver com isso? Na verdade, não tem muita coisa...mas, apesar de ter sido o meu almoço de quarta-feira, esse é um prato bem festivo e elegante. Não é complicado de fazer, ao contrário, é relativamente simples, mas com certeza vai impressionar qualquer convidado. Os sabores são vibrantes, frescos e combinam com diversas ocasiões! É realmente uma boa pedida para comemorações, um jantar mais romântico com seu amore ou quem sabe um almoço mais demorado no fim de semana...é realmente um prato coringa! 

Então é isso mes chers amis, espero que vocês gostem da receita e tenham uma linda quinta-feira!

Beijocas!

Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes para o risotto

4 e 1/2 xícaras de caldo de legumes ou de frango
1 cebola pequena
4 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara de arroz arbório
1/2 xícara de vinho branco seco
Raspas de 2 limões siciliano, grandes
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
1/4 xícara de queijo parmesão
Folhas de manjericão a gosto

Ingredientes para as vieiras

12 a 16 vieiras grandes
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Manteiga para dourar as vieiras


Modo de preparo

  1. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo. Deixe o caldo ao lado sempre aquecido. 
  2. Em uma panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga, junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos. Acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre. Lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado. Tempere com sal e pimenta. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione o queijo parmesão ralado, as raspas de limão, o suco de limão e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.
  3. Tempere as vieiras com sal e pimenta e grelhe em frigideira quente até que fiquem douradas por fora e translúcidas por dentro. Para vieiras do tamanho das que estão na foto, foram mais ou menos 2 minutos de cada lado. Mas o tempo vai variar conforme o tamanho das vieiras que você for usar.
Finalize o risotto com o basílico e sirva imediatamente juntamente com a vieiras.


3 comentários :

  1. Lindas fotos. Deve ter ficado uma delícia. Hummm...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Stefaniaa, o blog continua ativo e lindo! Passando por aqui para ver se tomo coragem de fazer alguma receita. Ainda bem que tive a sorte de experimentar ao vivo seu dotes culinarios. ehhehe grande beijo e parabensss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...