quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mini Rolls de Carne de Porco, Chorizo e Erva Doce



Há algumas memórias de infância que me acompanham, a maioria tem a ver com comida ou algum evento ligado à minhas peripécias enquanto criança. Ao fechar os olhos consigo me recordar de diversas refeições em família, das horas passadas ao redor do fogão a lenha na casa da minha avó, da minha atenção nos detalhes ao vê-la preparando biscoitos, bolos e afins. Lembro das tardes embaixo das árvores, ou as vezes em cima da árvore. Das corridas de patins e bicicleta, dos sábados no clube, dos banhos de chuva e dos diversos jogos de tabuleiro que tanto gostava de brincar.
Há também diversas memórias de aromas. Essas sim são 100% relacionadas com comida. O cheiro do café sendo passado em um coador de pano, o aroma dos biscoitos de polvilho que minha avó - e mais tarde minha mãe - preparava, aquele cheiro inconfundível do ensopado de galinha caipira com açafrão, o alho sendo refogado para o melhor arroz que eu já comi na minha vida e claro, o delicioso aroma dos assados de porco que tinha algum toque de erva doce. Saudades dessa época!

Esses mini rolls me lembraram tudo isso e mais um pouco. Foi uma receita meio improvisada para uma reunião que fiz com alguns amigos aqui em casa. Fui pegando o que tinha na despensa e na geladeira e no fim saiu um salgadinho que, além de delicioso, me lembrou casa de vó. O aroma das especiarias sendo tostadas na frigideira e a combinação com a carne de porco, me lembraram esses bons tempos que não voltam mais. Não sei se eu estava muito nostálgica ou se realmente consegui reproduzir algo que lembra a comida da minha mãe e da minha avó, mas o que posso dizer é que esses rolls ficaram tão bons que tive vontade de ligar para elas na hora e dizer o quanto sentia falta, não só da companhia das duas, mas da comida das duas.

E vocês, alguma lembrança de infância relacionada a comida?

Beijos e bom fim de quinta-feira!



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: 20-25 minutos
Rendimento: 40 mini rolls (depende do tamanho que você cortar)


Ingredientes para o recheio

1 colher (sopa) de semente de erva doce
1 colher (sopa) de mostarda em grãos
1 colher (chá) de cominho em pó
2 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média, picadinha
1 dente de alho, picado
400g de carne de porco moída
100g de linguiça tipo chorizo, sem a pele
1/2 xícara de farinha de pão - triture um pão amanhecido no processador e meça
1/3 xícara de salsinha picadinha
2 ovos

Ingredientes para a montagem

400g de massa folhada
2 gemas
Sementes de papoula para decorar

Modo de preparo


  1. Pré aqueça o forno a 200ºC. Em uma frigideira anti-aderente, coloque as sementes de erva doce, a mostarda em grãos e o cominho. Deixe tostar ligeiramente, aproximadamente 1 minuto, mexendo sempre. Retire do fogo e transfira para um pilão, amasse bem. Reserve.
  2. Refogue a cebola e o alho no azeite. Transfira para um bowl e adicione as especiarias. Adicione os demais ingredientes e misture bem até obter uma mistura homogênea.
  3. Polvilhe farinha de trigo sob uma bancada, abra a massa folhada até a espessura desejada. Eu deixei mais ou menos 1/2cm. Distribua o recheio sobre a massa e enrole bem. Corte no tamanho desejado e disponha sobre uma assadeira, com abas baixas, forrada com papel manteiga ou com um silpat. Pincele os rolls com a gema de ovo e distribua as sementes de papoula. 
  4. Asse em forno pré-aquecido por mais ou menos 20-25 minutos, ou até que estejam dourados por fora e a carne cozida por dentro. 
Sirva acompanhado de uma saladinha verde e algum tipo de chutney.

Bon appétit!

Dicas:

- Você pode preparar os rolls e deixá-los na geladeira por até 24 horas antes de assar;
- Eles são mais saborosos quando consumidos quentes, mas caso sobre um pouco, você pode guardá-los por até 48 horas, na geladeira, em um recipiente hermeticamente fechado. Esquente-os levemente antes de servir.


Um comentário :

  1. Que petisco tão bom, adoro estas sugestões simples mas deliciosas.
    E adoro essas recordações que nos deixam tão felizes, e por cá existe um fogão a lenha e sabe tão bem nos dias frios.

    beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...