domingo, 9 de agosto de 2015

Bolo de Pêssegos e Mirtilos



Olhando os arquivos do blog esses dias percebi que tenho várias receitas de bolo. Muitos bolos com algum tipo de noz, alguns de chocolate, outros com limão...mas não tinha muitos com outras frutas e pasmem, nenhum com pêssegos. O interessante é que pêssego é uma das minhas frutas preferidas e são excelentes para serem usadas em sobremesas assadas, então realmente me surpreendi por não ter algo que eu tanto gosto por aqui.

Sempre achei que uma das melhores formas de saborear um bom pêssego seria assando-o com algumas especiarias e uma boa colherada de crème fraîche para acompanhar, já que eu conseguia ter uma excelente sobremesa com pouco esforço e absolutamente deliciosa. Pois bem, depois de provar esse bolo percebi que, além de assados, pêssegos ficam perfeitos em bolos e combinam muito bem com mirtilos. Essa receita em especial ganhou meu coração e um lugar na lista dos meus bolos preferidos. O resultado foi realmente surpreendente, um bolo muito macio, úmido e que pode ser servido desde um café da manhã, lanche da tarde ou até como uma sobremesa após o jantar...continuo achando que o crème fraîche é uma excelente combinação para pêssegos, mas aqui vocês não precisam de muito mais para gostar dessa receita, o bolo fica delicioso de qualquer jeito!

Ah, antes de ir quero desejar um feliz dia dos pais a vocês! Espero que vocês tenham um lindo domingo ao lado da família e muita comida boa!

Beijos e até logo,
Stef



Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 40-45 minutos
Rendimento: 8 a 10 porções ou 1 bolo com 23cm de diâmetro

Ingredientes

1 e 1/3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) bicarbonato de sódio
1/4 colher (chá) de sal
6 colheres (sopa) (90 gramas) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara açúcar cristal
2 ovos grandes, em temperatura ambiente
1 e 1/2 colher (chá) de raspas de laranja
1/2 colher (chá) extrato de baunilha
2/3 xícara de iogurte grego natural (na falta use iogurte natural)

Para a cobertura

1 pêssego grande cortado em gosto
1/2 xícara de mirtilos
1 colher (sopa) de açúcar de maple (na falta use mascavo)
1 colher (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 175ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de 23cm de diâmetro. Reserve.
  2. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
  3. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira, usando o acessório tipo raquete, até obter um creme claro e fofo, aproximadamente 3 minutos. Adicione os ovos, um a um, adicionando o outro apenas quando o primeiro estiver completamente incorporado. Acrescente as raspas de laranja e a baunilha, misture para incorporar. 
  4. Com a ajuda de uma espátula grande, incorpore a farinha de trigo e o iogurte, começando com a farinha de trigo e finalizando com ela. Ou seja, acrescente a farinha de trigo em 3 adições e o iogurte em 2 adições. Leve ao forno pré aquecido por 15 minutos.
  5. Enquanto isso, misture todos os ingredientes da cobertura e reserve. Passados os 15 minutos, abra a porta do forno, sem tirar o bolo do forno, e distribua os pêssegos e os mirtilos sobre o bolo. Trabalhe rapidamente para que o bolo não baixe. Feche a porta do forno e asse por mais ou menos 25-30 minutos, ou até que ao inserir um palito no centro do bolo o mesmo saia seco.
  6. Retire o bolo do forno e deixe esfriar 10 minutos sobre uma gradinha. Desenforme e sirva morno ou em temperatura ambiente.
Bon appétit!

Dicas:

  • O bolo se conserva bem em temperatura ambiente, embalado em plástico filme ou em um recipiente hermeticamente fechado, por até 3 dias;
  • O bolo, depois de assado, pode ser congelado por até 1 mês. Para descongelar, deixe uma noite na geladeira e sirva em temperatura ambiente;
  • Você pode substituir os mirtilos por framboesas ou morangos. 





Um comentário :

  1. Que aspecto tentador :P fiquei com vontade de comer uma fatia!!

    Blog De aprendiz a chef

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...