quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Pãezinhos de Leite



Já não me lembrava mais quando fora a última vez que fiz pão. O que acho de certa forma curioso, já que na minha cozinha eles estão sempre presentes e fazem parte de pelo menos uma refeição ao logo do dia. Sou daquelas que gosta de pães com uma crosta grossa, miolo denso e sabores marcantes. Também sou adepta aos pães com frutas e nozes. No entanto, o meu preferido é de longe uma boa e fresca baguette. Não precisa de muita coisa, apenas uma manteiguinha e uma xícara de chá. Está aí o meu conceito de café da manhã ou lanche da tarde perfeito! Simples e reconfortante!

Apesar de não assar pães com frequência, sempre achei fascinante a alquimia por trás do seu preparo. É uma ciência e uma entrega, acho que tem um pouco a ver com a confeitaria...são muitos detalhes e muita atenção em cada passo. Talvez seja por isso que respeito muito quem faz seu próprio pão, é preciso ter muito cuidado e estudar muito para entender as reações de cada fase, desde a mistura de ingredientes, sua fermentação e por fim o processo de cozimento em si. Não é um processo muito simples, mas ao mesmo tempo é perfeitamente possível conseguir resultados extremamente satisfatórios em casa. Conheço pessoas que fazem até o seu próprio fermento - Alôoo Carla Maicá - e produzem pães dignos das melhores padarias da cidade. 
Então sempre acabo me perguntando: "Por que não faço meu próprio pão?". A resposta, na maioria das vezes, vem rapidamente a cabeça: "Por que você encontra pães fantásticos na boulangerie em frente a sua casa!". Eu sei, vou pelo caminho fácil. Mas uma ida a padaria nunca rende apenas pães...sempre acabo encontrando uma ou outra novidade e aproveito para trazer um produto novo para casa...enfim, é uma decisão baseada em vário fatores :D...ou vários tipos de queijos que encontro em cada visita...

Bom, e a receita de hoje? É um pão que não exige muito tempo de preparo e que tem um resultado final extremamente satisfatório! É daqueles pãezinhos para comer morninho com manteiga ou geléia. Também pode ser usado para fazer sanduíches e talvez hambúrgueres (esse último ainda não testei), ou seja, é uma receita muito prática e que vai te salvar naqueles dias que você está com preguiça de sair de casa e quer inventar moda na cozinha. A receita veio do site da Patrícia Scarpin e funciona maravilhosamente bem, principalmente nessa época do ano, onde as temperaturas aqui no hemisfério norte estão mais altas e a umidade teima em estar acima dos 60%. Enfim, com essa receita não dá para arrumar desculpa e para não fazer seu pão! 

Beijos e boa quinta-feira! 


Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de fermentação: Aproximadamente 90 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 25 minutos
Rendimento: 15 pãezinhos
Receita do delicioso e inspirador Technicolor Kitchen

Ingredientes

330ml de leite integral
65g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente e picada
3 colheres (sopa) de açúcar cristal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 ovos
650g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal

Para pincelar os pãezinhos
1 gema

Modo de preparo
 
  1. Em uma panela, coloque metade do leite e leve ao fogo alto até que levante fervura levemente. Retire do fogo, junte a manteiga e o açúcar e misture até a manteiga derreter. Acrescente o leite restante e aguarde a mistura ficar morna. Junte o fermento biológico, misture bem com um garfo até que ele dissolva. Deixe a mistura descansar por 5 minutos ou até que espume. 
  2. Transfira a mistura para a tigela da batedeira, junte o ovo, a farinha e o sal e misture com o batedor em formato de gancho por aproximadamente 8 minutos ou até obter uma massa lisa e macia. Se não for usar a batedeira, siga os mesmo passos e sove a massa na mão por aproximadamente 10 a 12 minutos. Transfira a massa para uma tigela grande levemente untada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume, uns 40 minutos. Dê preferência para a parte mais morna da sua cozinha, ok? Isso vai ajudar a fermentação ocorrer mais rapidamente. 
  3. Unte uma forma de metal de 20x30cm com manteiga e reserve.
  4. Retire o ar da massa e divida-a em 15 porções iguais (aproximadamente 75 gramas cada). Forme uma bolinha com cada porções e transfira-as para a forma preparada, lembrando de deixar 1 cm de distância entre cada pãozinho. Cubra com um pano de prato limpo e seco, deixe descansar novamente, aproximadamente 40 minutos.
  5. Pré aqueça o forno a 200ºC. 
  6. Pincele os pãezinhos com a gema e leve-os ao forno pré aquecido por mais ou menos 20 a 25 minutos, ou até que estejam dourados e assados por dentro. Uma dica boa é dar leve batidinhas no fundo dos pãezinhos com os nós dos dedos, você deve escutar um som oco...sinal que o pão está assado. 
  7. Deixe os pães esfriarem, sobre uma grade, por 5 minutos ainda na forma. Desenforme-os e deixe esfriar, sobre a gradinha. 
Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Dicas:

  • Os pãezinhos podem ser congelados por até 1 mês depois de assados. Para tanto, espere que eles esfriem completamente e transfiram para saquinhos próprios para esse uso;
  • Você pode rechear os pães, antes de assá-los, com queijos ou frios de sua preferência.


3 comentários :

  1. Adorooo pães de leite! Para mim, são sem duvido um dos melhores ingredientes para o pequeno-almoço ou para um lanche!

    São super versáteis e deliciosos!!

    Visitem --> http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Será que dá pra trocar o tipo de açúcar?

    ResponderExcluir
  3. Fiz ontem, ficou sensacional. Parabéns pela receita maravilhosa.
    Cida

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...