quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Salada de Salmão Defumado e Abacate com Vinagrete de Limão


O alarme toca às 06h da manhã e o sol ainda vai esperar pelo menos mais 1h30 para nascer. A essa hora a casa está silenciosa, meu Amore está em um sono profundo, Praliné nem faz sinal que vai levantar da sua caminha e eu começo meu dia assim, com a casa num silêncio quase mágico. Então vou para a cozinha, preparo meu café da manhã e o do Amore, os aromas reconfortantes de uma xícara de chá em infusão e de torradas amanteigadas sendo tostadas me dão a impressão que o dia vai ser muito produtivo. Em seguida dou os últimos retoques no que vou levar de almoço para o trabalho e me preparo mentalmente para as tarefas do dia. Adoro esse momento de tranquilidade, onde posso me organizar para uma vida que já não comporta mais aulas cansativas e horários maluco, mas de certa forma até estranho essa paz, passei os últimos 2 anos trabalhando em casa e estudando que já nem me lembrava mais de como era sair para trabalhar todo dia. É uma nova fase da minha vida e eu tenho adorado cada momento de aprendizado e de conquistas.

Então hoje, nesse momento de reflexão matinal, me peguei pensando no que poderia levar de almoço na sexta-feira, imediatamente essa salada de salmão, feita pela primeira vez quando ainda era verão e ao acordar o sol já estava a postos, veio naturalmente em meus pensamentos. Eu tinha gostado tanto do prato durante o verão que eu poderia perfeitamente adaptá-lo para essa época onde os vegetais disponíveis não são os mesmos, onde os raios solares estão mais tímidos e as temperaturas despencando. Assim, ao voltar do trabalho, refiz esse prato (com algumas adaptações) e, ao arrumar o potinho no qual eu a levaria, lembrei que não tinha compartilhado com vocês a receita, então aqui está! Essa é certamente a versão do verão...mas como no hemisfério Sul as temperaturas estão altas, tenho certeza que vocês vão gostar!

Beijos,
Stef


Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes

150g de salmão defumado
1 abacate pequeno
2 ovos cozidos
2 beterrabas pequenas, cozidas e cortadas em cubinhos
1 échalote, picada em cubinhos
3 xícaras de espinafre baby, ou outra folha verde de sua preferência
Tomates cereja, vermelhos e amarelos, cortados ao meio

Para o vinagrete

1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de raspas de limão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1/2 colher (chá) de mostarda Dijon
1 colher (chá) de mel
Flor de sal e Pimenta-do-reino moída na hora para finalizar
Sementes de papoula para finalizar (opcional)

Modo de preparo

  1. Prepare o molho. Em um potinho de vidro que tenha tampa, coloque o azeite de oliva e o suco de limão, feche a tampa e agite bem. Adicione a mostarda, o mel e as raspas de limão. Agite bem novamente para que os sabores se misturem bem. Prove e, se necessário, corrija os temperos. Reserve. 
  2. Coloque o espinafre em um bowl grande e adicione o vinagrete de limão. Com as mãos, envolva as folhas no vinagrete e divida-os em 2 pratos. Adicione o salmão defumado, o abacate em fatias, a beterraba, os tomates e a échalote por cima do espinafre. Coloque um pouco mais de vinagrete sobre a salada e finalize com a flor de sal, pimenta-do-reino moída na hora e sementes de papoula.

8 comentários :

  1. Acabei de ver todo o seu blog!
    Simplesmente, perfeito!! Receitas maravilhosas, impecáveis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maura!

      Muito obrigada pelo seu comentário e pelo carinho! Fiquei muito feliz em saber que você gostou do blog, viu?

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Stef! É "só" uma salada mas que profusão de sabores ela tem. Vou trocar o salmão por atum. Depois te conto. Deliciosa e saudável sugestão! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que prato mais lindo!
    Apesar de não gostar de peixe cru (hihihi) amei a receita e principalmente as cores. Lindo, lindo!

    ResponderExcluir
  4. Já te disse uma vez em post antigo. Adoro suas narrações. Sinto que te conheço super bem e adoro como você valoriza pequenas coisas na vida. Não desapareça do blog!
    Hoje postei algo parecido sobre valorizar pequenas conquistas na vida - da um olhadinha lá!
    http://tricotandonacozinha.blogspot.com.br/2015/11/uma-panela-uma-mesa-e-um-trabalho-novo.html
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sarah!

      Que fofa você é! Acho que no fim das contas é isso que fica, né? Os pequenos momentos são sempre aqueles que fazem a diferença...acho que a chave é fazer de nossa vida uma comemoração de pequenas coisas :)

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...