quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Salada de Salmão Defumado e Abacate com Vinagrete de Limão


O alarme toca às 06h da manhã e o sol ainda vai esperar pelo menos mais 1h30 para nascer. A essa hora a casa está silenciosa, meu Amore está em um sono profundo, Praliné nem faz sinal que vai levantar da sua caminha e eu começo meu dia assim, com a casa num silêncio quase mágico. Então vou para a cozinha, preparo meu café da manhã e o do Amore, os aromas reconfortantes de uma xícara de chá em infusão e de torradas amanteigadas sendo tostadas me dão a impressão que o dia vai ser muito produtivo. Em seguida dou os últimos retoques no que vou levar de almoço para o trabalho e me preparo mentalmente para as tarefas do dia. Adoro esse momento de tranquilidade, onde posso me organizar para uma vida que já não comporta mais aulas cansativas e horários maluco, mas de certa forma até estranho essa paz, passei os últimos 2 anos trabalhando em casa e estudando que já nem me lembrava mais de como era sair para trabalhar todo dia. É uma nova fase da minha vida e eu tenho adorado cada momento de aprendizado e de conquistas.

Então hoje, nesse momento de reflexão matinal, me peguei pensando no que poderia levar de almoço na sexta-feira, imediatamente essa salada de salmão, feita pela primeira vez quando ainda era verão e ao acordar o sol já estava a postos, veio naturalmente em meus pensamentos. Eu tinha gostado tanto do prato durante o verão que eu poderia perfeitamente adaptá-lo para essa época onde os vegetais disponíveis não são os mesmos, onde os raios solares estão mais tímidos e as temperaturas despencando. Assim, ao voltar do trabalho, refiz esse prato (com algumas adaptações) e, ao arrumar o potinho no qual eu a levaria, lembrei que não tinha compartilhado com vocês a receita, então aqui está! Essa é certamente a versão do verão...mas como no hemisfério Sul as temperaturas estão altas, tenho certeza que vocês vão gostar!

Beijos,
Stef


Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 15 minutos

Ingredientes

150g de salmão defumado
1 abacate pequeno
2 ovos cozidos
2 beterrabas pequenas, cozidas e cortadas em cubinhos
1 échalote, picada em cubinhos
3 xícaras de espinafre baby, ou outra folha verde de sua preferência
Tomates cereja, vermelhos e amarelos, cortados ao meio

Para o vinagrete

1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de raspas de limão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1/2 colher (chá) de mostarda Dijon
1 colher (chá) de mel
Flor de sal e Pimenta-do-reino moída na hora para finalizar
Sementes de papoula para finalizar (opcional)

Modo de preparo

  1. Prepare o molho. Em um potinho de vidro que tenha tampa, coloque o azeite de oliva e o suco de limão, feche a tampa e agite bem. Adicione a mostarda, o mel e as raspas de limão. Agite bem novamente para que os sabores se misturem bem. Prove e, se necessário, corrija os temperos. Reserve. 
  2. Coloque o espinafre em um bowl grande e adicione o vinagrete de limão. Com as mãos, envolva as folhas no vinagrete e divida-os em 2 pratos. Adicione o salmão defumado, o abacate em fatias, a beterraba, os tomates e a échalote por cima do espinafre. Coloque um pouco mais de vinagrete sobre a salada e finalize com a flor de sal, pimenta-do-reino moída na hora e sementes de papoula.

8 comentários :

  1. Acabei de ver todo o seu blog!
    Simplesmente, perfeito!! Receitas maravilhosas, impecáveis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maura!

      Muito obrigada pelo seu comentário e pelo carinho! Fiquei muito feliz em saber que você gostou do blog, viu?

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Stef! É "só" uma salada mas que profusão de sabores ela tem. Vou trocar o salmão por atum. Depois te conto. Deliciosa e saudável sugestão! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, boa idéia! Depois me conta como ficou? Beijos!

      Excluir
  3. Que prato mais lindo!
    Apesar de não gostar de peixe cru (hihihi) amei a receita e principalmente as cores. Lindo, lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa, Priscila! Obrigada pelo comentário! Beijos!

      Excluir
  4. Já te disse uma vez em post antigo. Adoro suas narrações. Sinto que te conheço super bem e adoro como você valoriza pequenas coisas na vida. Não desapareça do blog!
    Hoje postei algo parecido sobre valorizar pequenas conquistas na vida - da um olhadinha lá!
    http://tricotandonacozinha.blogspot.com.br/2015/11/uma-panela-uma-mesa-e-um-trabalho-novo.html
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Sarah!

      Que fofa você é! Acho que no fim das contas é isso que fica, né? Os pequenos momentos são sempre aqueles que fazem a diferença...acho que a chave é fazer de nossa vida uma comemoração de pequenas coisas :)

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...