segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Pain sur poolish - Pão tipo Sourdough



Sempre que acordo com saudades do meu pai, eu escuto Almir Sater. A voz e as melodias de suas músicas me acalmam e me lembram daquelas manhãs de domingo quando meu pai acordava e colocava um dos seus muitos discos vinil para tocar. Na época eu não gostava tanto, talvez pela idade, ou pela falta de maturidade para entender o significado daqueles acordes e letras tão bonitas. o fato é que agora, estando a mais de 7.300km de distância da minha família, quando escuto algumas das músicas, eu me sinto perto e abraçada por eles. É meu jeito de ter um pouco da minhas lembranças de infância, de lembrar de onde vi e de tudo que aprendi naqueles bons anos que passei ao lado deles. 

Então esse fim de semana, a saudade bateu, Almir Sater foi minha seleção musical do sábado, mas também teve pão, pão fresquinho, daqueles que enche a casa com aromas familiares, daquelas manhãs de domingo na fazenda, ao lado da família. Não é bem o tipo de pão que minha mãe assava, esse é um pão mais parecido com o que conheci ao mudar para Brasília, mas os aromas e o conforto que ele traz...ahh, esse é igual ao que eu sentia nas minhas calmas manhãs de domingo.

Beijos e bom domingo!



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de descanso do poolish: pelo menos 3 horas - ideal uma noite
Tempo de fermentação: 2h15
Tempo de forno: 25 minutos
Rendimento: 1 pão de mais ou menos 500g

Ingredientes para o poolish (1)

1g de fermento biológico seco (Não pode ser o instantâneo)
100g de farinha de trigo
100g de água

Ingredientes para a massa (2)

200g de farinha de trigo
100ml de água em temperatura ambiente
6g de sal fino
3g de fermento biológico seco

Modo de preparo

  1. Para o poolish: Dissolva o fermento na água e acrescente a farinha de trigo, misture gentilmente até que uma pasta se forme. Esse processo é extremamente simples e, enquanto a farinha estiver incorporada ao líquido e o fermento bem dissolvido, essa pré fermentação sempre vai funcionar! Cubra o bowl e leve ao refrigerador por pelo menos 3 horas, mas o ideal é de uma noite para a outra. Após o período de descanso, o poolish deve ter triplicado de volume.
  2. No dia seguinte, prepare a massa do pão. Na batedeira munida com o acessório tipo gancho, bata em velocidade baixa os ingredientes da massa (2) por mais ou menos 10 minutos. 
  3. Acrescente o poolish (1), aumente a velocidade para média e bata por mais ou menos 6-7 minutos, ou até que a massa fique bem elástica. 
  4. Polvilhe farinha em um bowl limpo e transfira a massa para o bowl. Cubra com papel filme e deixe descansar por 45 minutos no canto mais quente da sua cozinha. 
  5. Depois do primeiro descanso, tire todo o ar da massa e dobre as pontas as levando para o centro. Cubra o bowl novamente e deixe descansar por mais 45 minutos, ou até dobrar de tamanho.
  6. Depois do segundo período de descanso, retire novamente o ar da massa e molde o pão no formato desejado. Transfira o pão para uma assadeira enfarinhada ou coberta com papel manteiga e deixe descansar por mais 30-45m.
  7. Assim que você colocar a massa na forma, já pré-aqueça o forno a 450ºC. 
  8. Depois do terceiro período de descanso, faça um corte superficial no meio da massa, polvilhe com farinha de trigo, borrife água no forno por mais ou menos uns 10 segundos. Asse o pão na grade de baixo do forno por mais ou menos 20-25 minutos. Para checar se o pão está assado, basta apenas dar leves batidinhas na parte de baixo de pão, você deve escutar um barulho meio oco. 
  9. Retire o pão do forno e deixe descansar por mais ou menos 5 minutos antes de fatiar.
Bon appétit!


3 comentários :

  1. Adoro fazer pão mas infelizmente ando muito preguiçosa.
    Esse ficou fantástico, deixou-me com água na boca.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. ficou um pao mt bonito e fofinho parabens bjs

    ResponderExcluir
  3. Pequenos detalhes cheios de boas lembranças que encurtam as distâncias...coisa boa! Aroma de pão é de outro mundo, o teu tá lindo, adorei a textura da massa, vou "tentar" converter para o fermento fresco ou o levain, já que estou "criando" um aqui, mas ainda não nos entendemos, rs. Obrigada pela partilha.
    Boa semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...