quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Torta Mousse de Chocolate



Saudades daqui! Tanta coisa aconteceu nesses últimos três meses. Uma viagem inesquecível com o Amore, celebrações com amigos queridos, uma notícia ruim e uma viagem de emergência ao Brasil. Sorte a minha que sou rodeada de pessoas maravilhosas e que, mesmo nos momentos difíceis, fazem tudo parecer mais fácil!

Mas como eu venho aqui para falar de coisas boas e para me sentir melhor, vamos deixar as notícias ruins de lado e falar do que nos deixa feliz! :) Como por exemplo o fato do meu jardim estar coberto de neve e os pinheiros parecerem ter saído de um filme de natal. Que delícia é olhar da janela e ver como o inverno pode ser belo! Gosto de sentar ao lado da janela, colocar uma música bem suave de fundo, aquecer uma cidra de maçã, "temperar" com um pauzinho de canela, acender a lareira e apreciar esses pequenos momentos que deixam a vida mais leve. O fato de andar mais introspectiva nesses últimos meses me faz buscar por esse aconchego que encontro em casa quando as temperaturas estão baixas e os dias mais curtos, a neve que para muitos é um estorvo, e que de certa forma complica um pouco o dia a dia, para mim é um dos espetáculos mais belos da natureza! Consigo encontrar tanta paz naquela imensidão branca. Sem contar que poder ver os floquinhos de neve a olho nu é uma das experiências mais gratificantes que o inverno nos traz! Eu adoro!

Dezembro, além de ser o início do inverno, é para mim uma das épocas mais festivas do ano: Aniversário do Amore e Natal...dia 24 e 25 respectivamente! Adoro decorar a casa, planejar as comidinhas que vou fazer ao longo do mês para presentear amigos e claro, no bolo que vou preparar para comemorar mais um ano do vida do meu Amor! Então nesse espírito de comemorações, hoje a receita que trago hoje foi uma das sobremesas que fiz num dos jantares que eu ofereci a alguns amigos. Também fiz essa sobremesa no natal de 2015, e em outras ocasiões tão especiais quanto. O que faz essa sobremesa perfeita para o natal é que ela pode ser feita com antecedência e é simplesmente maravilhosa! Eu acabo fazendo uma receita inteira, mesmo que o jantar seja para apenas 4 pessoas, pois todos que já provaram, adoraram! A receita é composta de 4 preparos: 1 Camada de Brownie de Chocolate com Avelãs, 1 Camada de Creme de Chocolate Meio Amargo (Cremeux), tudo recoberto de uma Mousse de Chocolate ao Leite e finalizado com uma calda de chocolate. Apesar de estar na categoria de entremets, e ter algumas etapas, ela é super simples de fazer! Não desanime ao ler a receita, o nível de dificuldade não é alto!

Então é isso queridos, espero trazer mais receitinhas para vocês se inspirarem para o natal! Por enquanto eu tenho um bolinho de coco no forno e um aroma maravilhoso se espalhando pela cozinha, logo mais acendo a lareira e vou curtir um pouco a companhia do Amore e da Praliné. Não poderia pedir mais nada!

Beijos para você e bom restinho de dia!



Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 15 minutos
Tempo de descanso: 8 horas
Rendimento: 8 porções

Ingredientes para o Cremeux de Chocolate

85g de creme de leite fresco, 35% 
85g de leite integral
2 gemas
25g de açúcar
110g de chocolate meio amargo, 70% cacau, picado

Ingredientes para o brownie

70g de açúcar cristal
1 ovo inteiro
60g de chocolate meio amargo, 70% cacau, picado
55g de manteiga sem sal
30g de farinha de trigo
5g de cacau em pó
Avelãs picada

Ingredientes para a Mousse de Chocolate

115g de leite integral
260g de chocolate ao leite, picado
315g de creme de leite fresco, 35%

Ingredientes para a Calda de Chocolate

105g de água
200g de açúcar de confeiteiro
200g de glicose
135g de leite condensado
200g de chocolate meio amargo, 70% cacau, picado
12g de gelatina em pó
72g de água para hidratar a gelatina


IMPORTANTE
  • Essa torta demora 2 dias para ficar pronta, pois você precisa que todos os preparos estejam congelados para cobri-la com a calda. Para servir no sábado, eu fiz o cremeux e o brownie na quinta-feira, a mousse (Que foi congelada) e a calda (fica descansando na geladeira) na sexta-feira, e finalizei com a calda no sábado. Os preparos em si são rápidos de fazer, o que mais demora é o tempo de congelamento do cremeux e da mousse. Você também pode fazer o cremeux e mousse pela manhã e à noite fazer a mousse, mas eu não recomendo fazer tudo no mesmo dia, pois a mousse precisa estar totalmente congelada antes de cobrir com a calda.
  • Eu montei essa torta usando uma forma retangular silicone e usei outra forma menor, também retangular, para o congelamento do cremeux. O brownie eu assei em uma forma de bolo inglês e depois cortei as laterais para atingir o tamanho necessário para o meu molde. Caso você não tenha essas formas, não se preocupe, você pode fazer em formato redondo usando aros para mousse (um aro menor para o cremeux e outro maior para a mousse), ou montar tudo em um único aro. Caso opte por montar tudo em um único aro, comece o preparo pelo brownie, quando ele estiver frio, transfira para o aro. Prepare o cremeux e verta sobre o brownie, leve ao freezer até que o cremeux congele, prepare a mousse e verta sobre o cremeux e leve ao freezer novamente até que congele completamente. Desenforme e cubra com a calda. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Modo de preparo
  1. Comece pelo cremeux. Coloque o chocolate picado em uma tigela grande e reserve. Em outra tigela bata as gemas com o açúcar até que a misture vire um creme esbranquiçado. Leve ao fogo médio o leite e o creme de leite, quando a mistura estiver quente (não deixe ferver!), transfira aos poucos para a tigela das gemas, batendo sempre com o fouet para não cozinhar as gemas. Transfira o preparo novamente ao fogo baixo e deixe cozinhar, mas não deixe ferver, mexendo sempre até que o creme engrosse levemente atinja 85ºC. Verta a mistura quente sobre o chocolate e misture até o chocolate derreter. Transfira o preparo para o molde de silicone retangular (o meu tem 22cmx4cmx3cm) e leve ao freezer até que congele.

  2. Prepare o brownie. Pré aqueça o forno a 190 graus. Forre o fundo e as laterais de uma forma de bolo inglês (Caso faça o preparo em forma retangular) com papel manteiga. Você também pode usar uma forma anti-aderente para não grudar. Se não puder fazer nenhuma das opções, unte com manteiga e polvilhe com o cacau. Reserve. Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga até ficar bem liso e homogêneo. Em outra tigela, bata o ovo com o açúcar. Acrescente aos poucos a mistura de chocolate e misture bem. Adicione a farinha e o cacau em pó peneirados. Misture para incorporar e acrescente as avelãs. Distribua a massa na forma previamente preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 15 minutos (depende de cada forno, ok?). Para fazer o teste do palito, ele deve sair ainda um pouco úmido. Retire do forno e deixe esfriar antes de cortar nas dimensões do molde que estiver usando.

  3. Prepare a mousse. Disponha o chocolate em uma tigela grande. Bata o creme de leite em ponto chantilly e reserve no refrigerador. Leve o leite ao fogo, quando começar a levantar fervura nas laterais (não deixe ferver!), verta sobre o chocolate e deixe descansar por 2 minutos. Misture o preparo até que o chocolate esteja derretido. Quando a mistura de chocolate atingir 35ºC, incorpore delicadamente o creme de leite batido.

  4. Para a montagem. Verta metade da mousse em um molde retangular de silicone (o meu tem 25cmx9cmx7cm), espalhe bem a mousse, garantindo que as laterais do molde fiquem totalmente cobertas com o preparo. Desenforme o cremeux (que deve estar congelado) e disponha sobre a mousse, centralizando o máximo possível. Verta o restante da mousse e nivele o preparo. Disponha o brownie sobre a mousse e leve ao congelador por 1 noite ou pelo menos 6 horas. 

  5. Para a calda. Hidrate a gelatina na água e reserve. Coloque o chocolate e o leite condensado em uma tigela média e reserve. Em uma panela, leve ao fogo médio o açúcar, a glucose e a água. Quando a mistura atingir 103ºC, verta sobre o chocolate e acrescente a gelatina. Misture tudo com a ajuda de um mixer até que obtenha uma calda homogênea. Passe um plástico filme sob a calda (o plástico filme tem que estar em contato, caso contrário a calda vai criar uma película). E leve ao refrigerado por pelo menos 8 horas.

  6. Passado o tempo de descanso, leve a calda ao banho-maria até que atinja a temperatura de 33ºC a 35ºC (Não pode ser mais frio nem mais quente). Desenforme a torta e disponha sobre uma gracinha (coloque uma forma com abas mais altas por baixo). Verta a calda sobre a torta e deixe escorrer por uns 2-3 minutos. Transfira a torta para o prato que for usar para servir e decore a gosto. Eu usei granulado de chocolate, mas você pode deixar sem nenhuma outra decoração que também fica bonito! Eu também já fiz essa torta decorando com merengues de chocolate e ficou linda! Leve à geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.

Eu sei que a receita é longa, mas não é difícil de fazer! Toda a espera para que ela fique pronta é muito bem recompensada! Essa é a torta que mais recebo elogios dos amigos aqui.

Espero que gostem!

3 comentários :

  1. Eu amei! Queria tanto ver uma fatia por dentro...por acaso tem alguma foto? Será que daria certo fazer na forma de coração da nordicware?

    ResponderExcluir
  2. Oi Miriam, obrigada pela mensagem! Infelizmente não tirei foto do interior.
    Sobre a forma, qual o material dela? Se for metal, eu só recomendo se tiver o fundo removível, caso contrário vc não vai conseguir desenformar.
    Abraços, Stefania

    ResponderExcluir
  3. Ficou tão linda, pena não ter foto do interior.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...