sexta-feira, 22 de março de 2019

Tartine com Roquefort, Figos e Mel


O mercado central de Toronto é um ponto turístico da cidade. Uma visita no sábado de manhã e você pode constatar que 70% dos frequentadores são turistas, muitos estão atrás de um sanduíche recomendado pelo saudoso Anthony Bourdain em uma das suas passagens pela cidade, outros tantos em busca de uma foto boa para suas contas de instagram, e outros tantos só estão olhando, e não apreciando o que você encontra ali. Apesar de adorar fazer turismo na minha cidade, eu sou parte dos 30% que vê esse "passeio" como parte da minha rotina de fim de semana. Adoro andar pelos corredores e sentir todos os aromas, ver as cores e escutar os vendedores querendo te oferecer algo para provar. Aquela confusão ordenada me instiga a observar o que as pessoas estão comprando, que perguntas estão fazendo e claro, quais os planos delas para o almoço. Gosto da confusão do mercado em si, não da confusão dos turistas...mas vivemos em harmonia, e isso que importa. 

Muitas das minhas passagens lá são programadas, estou com minha lista em mãos e sei exatamente onde ir. Muitas outras eu só quero me inspirar. Adoro organizar tudo e planejar meus almoços e jantares com o maior cuidado possível, mas muitas vezes eu só quero não ter que me preocupar com o que vou comer e improvisar. Então num desses passeios eu lá estava na minha fromagerie favorita e decidida e voltar para casa com meu estoque de queijo para a semana (que na verdade dura poucos dias), não tinha planos para nada especial, então me deixei levar pelas dicas do maître fromager  e gastei uma pequena fortuna num pedaço de Roquefort. O Roquefort é aquele tipo de queijo que na temperatura certa, não precisa de mais nada! É intenso, crumbly e sharp, de um sabor espetacular! Não é a toa que ele é o considerado o Rei dos Queijos por muitos franceses. Então voltei para casa, com o bolso vazio mas com aquela vontade absurda de desembrulhar aquele pacote e atacar o meu mais novo investimento. Foi assim que surgiu essa tartine, numa emergência de provar um pedaço de queijo. Pode? Claro que sim! :) Foi meu almoço naquele dia, e posso garantir que foi perfeito! Como eu esperava!

Então hoje não vos apresento uma receita, mas uma dica de como montar uma tartine com sabores que se complementam perfeitamente! Tenho certeza que vocês não vão se desapontar! 

Beijos e bom fim de semana!

Tempo de preparo: 10 Minutos
Rendimento: 2 porções 

Ingredientes

2 fatias de pão de grãos
Azeite de Oliva
Queijo roquefort
Figos frescos
Mel de Acácia
Flor de Sal (opcional)

Modo de preparo

  1. Aqueça o forno a 180ºC. Pincele as fatias de pão com o azeite de oliva e leve ao forno por 8-10 minutos, ou até dourar ligeiramente.
  2. Arrange o roquefort e os figos sobre as torradas e finalize com o mel. Se quiser, um toque de flor de sal no final vai super bem! Eu coloquei umas folhinhas de salsinha só para decorar...mas não é necessário, ok?
Bon appétit!





Um comentário :

  1. Que combinação maravilhosa!
    Roquefort com figos é tão bom!
    Que delícia.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...