quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Vieiras Grelhadas com Velouté de Ervilhas e Menta



Dias atrás estava sozinha com a Praliné em casa. Amore havia saído bem cedinho com os amigos para pedalar e eu sabia que ele não voltaria a tempo para o almoço. Como sempre, eu não consegui ficar muito tempo na cama. Sou daquelas que pensa que dormir muito no final de semana é perder um tempo precioso. Não vou nem tentar argumentar se é melhor ou pior do que quem prefere dedicar as horas do seu sábado ou domingo para dormir muito. Eu não acho que há certo ou errado, há apenas o que funciona para cada um. E para mim, se durmo muito no fim de semana, fico culpada em não ter usado meu tempo de forma diferente...coisas da minha cabeça. 

Bom, mas voltando ao meu domingo de manhã. Acordei por  volta das 7:30 e como sempre comecei minha manhã bem tranquilamente. Não tinha nada programado para aquele dia, também não tinha intenção de cozinhar ou mesmo pensar no que faria para o almoço, queria apenas ficar com a Praliné e colocar a leitura em dia. Passamos a manhã no jardim, eu com minha xícara de chá e um livro e ela na sua constante saga em perseguir qualquer bicho que aparece por aqui. Adoro passar esse tempinho com ela. A Pralie sempre foi super companheira e onde quer que eu esteja, ela está junto comigo. Amo demais essa cachorrinha!



Então voltando ao assunto desse blog, comida! Olhei para o relógio e eram 11:30, a fome havia começado a apertar e minha vontade de sair de casa para almoçar fora era nula. Resolvi olhar na geladeira para ver se havia algo fresco e leve para aquele domingo quente de verão. E tinha. Na minha visita semanal ao Farmers Market, comprei vieiras para o jantar que não fiz no dia anterior. Também havia ervilhas frescas, e como não consigo preparar ervilhas sem hortelã, corri no meu jardim e colhi um pouco de hortelã. 15 minutos depois meu almoço estava pronto. Comi ao ar livre, acompanhada da minha adorável cachorrinha e de uma taça de um bom vinho rosé. Foi um almoço leve, delicioso e que não me tomou tempo nenhum para preparar. 
Logo depois limpei a cozinha, me servi de mais uma taça de vinho e voltei para o jardim com a Praliné. Ali ficamos até o Amore voltar. Então voltamos para dentro de casa, conversei rapidamente com o Amore e dormi por 1 hora. Mas dessa vez não achei que foi desperdício do meu tempo. Era o que eu precisava. Foi apenas perfeito!

Beijos para vocês!



Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

1 fatia de bacon (opcional)
10 vieiras frescas
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 colher (sopa) de manteiga
Sal e Pimenta à gosto

Ingredientes para o velouté de ervilhas

2 xícaras de ervilhas (pode ser congelada também)
2 colheres (sopa) de hortelã picadinho
Suco de 1/2 limão siciliano
Sal e Pimenta do reino à gosto
Azeite de oliva extra-virgem para finalizar

Modo de preparo

  1. Para o velouté. Cozinha as ervilhas em água fervente e salgada por mais ou menos 4 minutos. Desligue o fogo e transfira as ervilhas com apenas 1 xícara da água do cozimento ao liquidificador. Adicione o hortelã e bata até que fique homogêneo. Adicione o suco de limão aos poucos, vá provando para saber o teor de acidez que você procura. Corrija os temperos e reserve.
  2.  Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto e doure o bacon. Reserve o bacon.
  3. Na mesma frigideira, adicione o azeite e a manteiga. Doure as vieiras do dois lados, tomando cuidado para não cozinhar demais. Acho que foram uns 2-3 minutos de cada lado para mim, mas isso vai depender do tamanho das vieiras que você tiver. 
  4. Sirva as vieiras sob o velouté em um prato fundo. Decore com o bacon e folhas de hortelã. Finalize com azeite de oliva e voilà, um prato delicioso, bonito e elegante em menos de 15 minutos!
Bon appétit!




Um comentário :

  1. Nunca comi mas pelo delicioso aspecto acho que ia gostar.
    A sua cachorrinha é muito linda, eu tenho um casal de gatos que adoro.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...