segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ravioli de Queijo de Cabra e Tomilho com Manteiga de Nozes e Pistache


Ah sim, eu mereço! Eu mereço começar uma segunda-feira com um belo almoço e uma boa taça de vinho. Sim, por que não? Acredito que o início de casa semana sempre precisa de um objetivo novo, sim, por que todo início de semana é mais uma oportunidade de começar um projeto, terminar um projeto, mudar um projeto...ou até deixar tudo como está, por que como já diria o ditado "em time que está ganhando não se mexe".

Bom, o meu projeto continua o mesmo, mas quem disse que eu não poderia fazer dele um bom momento de prazer? Ah sim, por que almoçar em casa para mim não quer dizer apenas me alimentar e voltar a trabalhar, quer dizer o meu momento, o meu  espaço para fazer minhas vontades e cuidar de mim do jeito que mais acho importante, preparando minha comida!

Então vamos falar desse almoço, não é mesmo? Bom, nada demais...quer dizer, tudo demais! Eu mesmo não imaginava o sabor que esse prato teria...ou melhor, sabia que seria bom, mas não sabia que seria tão bom! Foi tão harmonioso, tão saboroso, tão...tão...delicioso, que me perguntei por que reclamo de algumas coisas no dia-a-dia...sim, por que as pequenas coisas que fazem a diferença. A felicidade está aí!

E para vocês, desejo uma linda semana, ótimas refeições e muita alegria!

Beijos!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 3 porções

Ingredientes da massa

1 ovo
4 gemas
300g de farinha de trigo
Sal a gosto

Ingredientes do recheio

100g de queijo de cabra fresco
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
Tomilho fresco a gosto

Ingredientes da manteiga de nozes e pistache

100g de manteiga sem sal
Nozes, pistache e amêndoas a gosto
Tomilho e orégano fresco a gosto

Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma tigela grande ou em uma bancada de trabalho, coloque a farinha e abra um buraco no centro. Em outra tigela misture os ovos e as gemas Adicione a mistura no buraco que você fez no centro da farinha, gradualmente, com a ajuda de um garfo, traga a farinha para o centro. Quando estiver bem misturado, trabalhe a massa com as mãos, adicione mais farinha se necessário. A massa estará no ponto adequado quando não grudar mais nas mãos.

2. Retire a massa da tigela e em uma superfície de trabalho enfarinhada (Com semolina ou farinha) trabalhe bem a massa, sovando vigorosamente com as mãos. Se a massa começar a grudar, adicione mais farinha. Cuidado para não colocar muita farinha senão a massa não ficará com boa consistência para abrir. Cubra a massa com um pano úmido e deixe descansar por 1 a 2 horas. Esse tempo é necessário para o glúten descansar.

3. Misture todos os ingredientes do recheio até ficar homogêneo e reserve.

4. Se tiver um cilindro de massas, passe farinha de trigo sobre ele e sobre a superfície onde a massa estará. Vá passando a massa pelo cilindro, começando com uma abertura maior e diminuindo a medida que a massa for esticando mais. Não faça com um pedaço muito grande, senão terá dificuldade de pegar a massa do outro lado. Se for usar um rolo de abrir massa, o processo é o mesmo, passe farinha no rolo e na superfície de trabalho e abra a massa até obter a espessura desejada.

5. Se for usar as forminhas de ravioli, passe farinha sobre a massa que ficará em contato com a forminha e na forminha também, deite a massa sobre a forma e coloque um pedaço generoso da mussarela de búfala em cada uma das cavidades, tempere com sal e pimenta. Feche com mais uma camada de massa e pressione bem com um rolinho para fechar os raviolis. Retire-os da forminha e disponha em uma assadeira enfarinhada.
Se não tiver forminhas, quando a massa estiver na espessura desejada, coloque o recheio em pequenas porções deixando um espaço entre elas para que o ravioli seja fechado, passe um pouco de  água entre o espaço de um recheio e outro e coloque a outra camada de massa. Pressione bem com a ponta dos dedos para que a massa grude e corte no formato desejado. Disponha na assadeira enfarinhada e reserve.

6. Coloque uma panela grande com água e sal e leve ao fogo para ferver. Quando estiver fervendo, coloque os raviolis e cozinhe por aproximadamente 4 minutos ou até que esteja al dente. Se estiver congelado, demorará um pouco mais. Sempre prove antes de tirar da panela para saber se está al dente. 

7. Enquanto os raviolis cozinham, prepare a manteiga. Toste as nozes, os pistaches e as amêndoas em uma frigideira. Quando estiverem levemente dourados, coloque a manteiga e deixe ficar dourada...cuidado para não queimar, ok? Retire os raviolis da água, escorra bem e coloque-os na frigideira com a manteiga pronta. Coloque as ervas e.e sirva imediatamente...acompanhado de um bom vinho (no meu caso um do vale do Alentejo - maravilhoso) e um bom queijo parmesão.

9 comentários :

  1. Stef, que belezura esse prato!!! Bjooo

    ResponderExcluir
  2. Estou absolutamente fascinada por esta receita.pistache com ravioli...e manteiga de nozes. Show! E as varias texturas ..Uma boa refeição nos dá um lift..energia nova. Aqui tens uma winning combination.Uma ótima semana para você também querida.x

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso Tina, fica um conjunto de texturas bem interessante.

      Beijocas!

      Excluir
  3. Disse isso pessoalmente, mas repito por aqui: garota, você arrasa. Suas fotos são lindíssimas, as receitas são um espetáculo... quando tudo isso vira livro, hein?

    Adorei conhecê-la no Chá da Valentina. É bom dar um rosto e uma voz a alguém que a gente admira ;-)

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le, você é ótima, viu? Adorei te conhecer!

      Beijocas!

      Excluir
  4. Stefânia este prato ficou de tirar o fôlego, claro que vc merece saborear esta maravilha e nós que agradecemos por compartilhar.
    EStou aqui só imaginando o sabor, gostei demais desta manteiga, vou levar a receita.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Mesmo sem ver as fotos, mal li o nome da receita, fiquei logo com água na boca, mais ainda depois de as ver! :D

    Absolutamente perfeito! :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Stef!!Que maravilha essa receita,e que sofisticada combinação de ingredientes...perfeito!!!bjinhos e boa semana!!!

    ResponderExcluir
  7. Stefânia, jura que vc fez inclusive a massa na hora do seu almoço? Ou já deixa alguma coisa adiantada? Adoro seu blog! Parabéns
    Renata

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...