terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Spaghetti All'Arrabiata



Et voilà! Minha cozinha volta a ter aromas, calor, atividade...vida! Sim, ela volta a ser um dos principais cômodos da casa...volta a ser minha amiga e volta a me inspirar. Não que eu tenha perdido a inspiração. Não, não é isso. Mas confesso que após o término do curso de gastronomia, a única coisa que eu queria era comer de forma simples, sem firulas, sem me preocupar em montar um prato para tirar foto..pensar apenas em comer e desfrutar desse momento, sozinha ou acompanhada, mas sempre me preocupando apenas com o principal, o prazer de uma refeição. 

Vocês sabem que eu adoro fazer coisas diferentes, testar novos ingredientes, não é mesmo? Mas ultimamente a beleza e o sabor de um belo arroz com feijão novinho, um bife passado na hora e uma saladinha simples de rúcula é o que tem me feito suspirar...e se tiver uma farofinha junto...ahhh, me rendo completamente. Talvez seja uma lembrança de como comecei a me interessar pela comida...a simples lembrança de ter todos sentados a mesa, comendo uma boa comida (E não precisa ser sofisticada ou cheia de ingredientes caros para ser boa) e conversando...aquela sensação boa de viver os pequenos momentos da vida, sabe? Bom, é complicado descrever em apenas um post, mas tenho encarado a comida de uma forma completamente diferente nos últimos meses...e quer saber? Acho que estou aprendendo muito mais com isso...

Bom, e quando falamos de comida assim, que lembra casa, família...me lembro sempre de uma boa travessa cheia de uma bela massa e um molho caseiro. Muita gente reunida em volta da mesa e boas histórias a serem contadas e ouvidas. E para tentar trazer um pouco de aconchego para um almoço rápido de quinta-feira, decidi preparar uma massa simples, mas bem marcante...com um saboroso molho, intenso e simples ao mesmo tempo. Era dia de spaghetti all'arrabiata.

A receita é simples mas o sabor é interessante...para aqueles que adoram uma pimentinha, bien sûr...

Espero que gostem!

Beijos e boa semana!



Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 4 a 6 porções

Ingredientes

500g de spaghetti (ou alguma outra massa seca de sua preferência)
400g de tomates italianos sem pele e sem semente picados grosseiramente
4 dentes de alho picados em brunoise
2 pimentas sem sementes (eu usei dedo de moça...um tanto grandinha)
4 fatias de bacon ou pancetta em pequenos cubinhos
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino a gosto
1 maço de manjericão
Mussarela de búfala picada para finalizar

Modo de preparo

1. Aqueça o azeite em uma frigideira com abas um pouco mais altas, acrescente o bacon ou a pancetta picados e deixe refogar por uns 3 a 4 minutos. Retire um pouco do excesso de gordura e acrescente as pimentas e o alho, refogue por mais um minuto e acrescente os tomates. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe apurar em fogo mínimo por mais ou menos uns 20 a 25 minutos. Reserve.

2. Enquanto isso, leve uma panela bem grande ao fogo com 5 litros de água. Quando levantar fervura, acrescente 1 colher de sal e cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem.

3. Quando o spaghetti estiver cozido e o molho pronto, coloque a massa em uma traversa e cubra com o molho. Misture bem, acrescente o manjericão e a mussarela de búfala e sirva imediatamente.

Obs.: Você pode fazer esse molho em grande quantidade e congelar por até 3 meses. Prático e delicioso!


11 comentários :

  1. Stefânia, é sempre um verdadeiro prazer e deleite visitar esta tua cozinha :)
    E esta sugestão, simples e ainda assim tão bonita, é uma verdadeira tentação :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Ai que delícia! Amo massas, como molho de tomate então.. suspiro!

    Ficou linda a foto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Uma receita fantástica!
    Adorei o blog !
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. hmmmm, simples, aromático e saboroso. Para mim pode ser um prato bem grande e fundo :)

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que imagens soberbas Stefânia!
    Um prato bem simples, mesmo como eu gosto ficou perfeito!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. Sábio aquele que disse que o prazer da comida esta nos pratos mais simples.
    Este seu spaghetti esta divino, que molho!
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Delicioso hein. Você tem toda a razão. Um comidinha simples, feita com carinho e amor vale por mim pratos sofisticados.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Essa vou fazer!!! Simples e com cara de ser deliciosa!!

    ResponderExcluir
  9. Olá... vi esta receita neste outro blog enquanto procurava uma receita e reconheci como sua... não sei se tem a sua autorização, olha lá:

    http://oreceitando.com.br/site/receita/spaghetti-allarrabiata/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Pati!

      Obrigada pela informação. Já solicitei que retirem a receita pois não me pediram autorização.

      Abraços,
      Stefânia

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...