domingo, 21 de abril de 2013

Crème Brûlée de Café e Cognac

E a chuva que está quase se despedindo de Brasília, já me deixa saudades e uma imensa vontade de prolongar esses dias de outono que nos presenteia com temperaturas mais agradáveis e pequenos momentos chuvosos. Dias que são perfeitos para um jantar mais aconchegante, um bom vinho, aquele cobertor que ficou, por alguns meses, esquecido dentro do armário e claro, aquela companhia especial para completar o momento. Posso resumir que esse é o desenho de uma noite perfeita para mim.

Então quando penso nas temperaturas mais amenas quero sempre brindá-las com um jantar mais intimista, pratos com sabor de casa, comida quentinha e uma sobremesa mais "untuosa". Se vocês, assim como eu, já pensam em crème brûlée, saibam que é o casamento perfeito entre praticidade, sabor e a possibilidade de impressionar qualquer convidado. Me digam, quem não fica mais feliz ao quebrar aquela casquinha de açúcar de um bom crème brûlée? De ouvir o tilintar dos pequenos pedaços de caramelo que se desfazem e trazem a tona um creme denso, aveludado e muito saboroso? Enfim...só de falar já me dá a mesma sensação. 

Adoro o poder que a comida tem. Ela transforma pequenos momentos em deliciosas experiências...assim como uma noite chuvosa e fria...completam qualquer situação.

Beijos para vocês e bom domingo!


Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: + ou - 35 Minutos
Rendimento: 4 porções

Ingredientes

2 xícaras de creme de leite fresco
1/3 xícara de açúcar
2 colheres (chá) de café instantâneo (Nescafé)
6 gemas
1 colher (sopa) de cognac (Pode ser substituído por Bailey's)
1 fava de baunilha
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 170 graus. Separe 4 ramekins com capacidade para aproximadamente 3/4 xícara cada um e disponha sobre uma assadeira
funda.

2. Em uma panela, misture o creme de leite com o açúcar e a baunilha. Leve ao fogo médio mexendo sempre até que o açúcar dissolva (não deixeferver). Retire do fogo e dissolva o café nessa mistura. Reserve.

3. Bata as gemas ligeiramente com o cognac e acrescente aos poucos a mistura de creme de leite e café. Misture bem até que fique homogêneo. Distribua o preparo igualmente nos ramekins que estavam preparados.
Leve ao forno pré aquecido, em banho maria, por aproximadamente 35 minutos, ou até que o centro esteja levemente firme (Ele ainda deve balançar um pouco, como um pudim mais mole). Retire do forno e deixe esfriar completamente. Após esfriar, leve ao refrigerador e deixe descansar pelo menos 4 horas. O ideal é deixar uma noite.

4. Após descansar, retire da geladeira e distribua o açúcar mascavo sobre o preparo. Com a ajuda de um maçarico, queime o açúcar derreter, mas cuidado para não queimar. Deixe esfriar para o caramelo firmar e
sirva.

4 comentários :

  1. Hummm que delícia. Adorei esta receita.
    Beijos e um bom domingo

    Aqui está o link do meu novo blog de culinária e fotografia: http://naminhacozinha-5.blogspot.pt/
    Fico à espera

    ResponderExcluir
  2. Amo essa sobremesa!!!imagino que essa combinação de sabores seja maravilhosa!!! Adorei!!! Boa semana!!bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa... para encerrar muito bem, este Domingo, não???

    Adorei.

    Imagino a delicia deste brulle.

    Um abraço, Fábio

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...