segunda-feira, 6 de maio de 2013

Panna Cotta de Chocolate ao Leite...para um fim de semana mais que doce...



Sexta-feira fui ao supermercado e para minha surpresa/alegria, ao passar pelo caixa encontro o famoso Lolo. Sim, aquele chocolate da minha infância, que me traz deliciosas e saudosas recordações...assim como para o meu Amore. Não gosto de chocolate ao leite...não sou a maior fã de sobremesas demasiadamente doces...mas aquelas que lembram uma época tão importante da minha vida, faço questão de recordar o sabor.

Voltei para casa com 3 unidades desse chocolate...1 para mim e 2 para o Amore. Melhor do que encontrar o Lolo foi ver a carinha que ele fez, a alegria que ele demonstrou na primeira mordida....ahhh, isso vale mais que muitas palavras...

Então nesse clima de fazer mimos para quem me mima diariamente, fiz uma panna cotta de chocolate para ele. Bem simples, muito rápida de preparar e com aquele sabor de infância que só uma sobremesa assim pode trazer.
Se eu provei? Não. Só de preparar já achei muito doce...mas ela foi mais que aprovada por ele, no dia seguinte já não havia mais sinal da panna cotta na geladeira. Perfeito, não é mesmo? Pois o que mais me deixa feliz é fazê-lo feliz!

Beijos para vocês e boa semana

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 4 a 6 porções

Ingredientes

400ml de creme de leite fresco
100ml de leite
80g de açúcar de confeiteiro
100g de chocolate ao leite
4 folhas de gelatina 

Modo de preparo

1. Hidrate a gelatina em água gelada por mais ou menos 10 minutos. Derreta o chocolate em banho maria e reserve. Leve ao fogo médio, o creme de leite, o leite e o açúcar. Quando o açúcar dissolver, retire do fogo, escorra bem a gelatina e dissolva na mistura ainda quente e acrescente o chocolate derretido. Com a ajuda de um fouet, misture bem até que fique homogêneo.

Distribua nos recipientes que for usar e deixe esfriar completamente antes de levar ao refrigerador para firmar (+ ou - 3 horas).

Sirva acompanhado com creme batido

Receita daqui.



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Panquecas de Fubá e Laranja com Compota de Morangos e Baunilha






Era domingo de manhã e lá fora o céu já estava completamente azul. O cheiro de chuva da noite anterior ainda pairava no ar deixando aquela deliciosa sensação de frescor e no fundo um pedido para que as chuvas ainda fiquem por aqui mais um tempo...que adie um pouco mais a seca que está para nos visitar por longos 5 meses. 

Mas era domingo e como de costume, comecei minha manhã lentamente e em silêncio na cozinha. Primeiro a água quente para o chá e com ele os aromas cítricos de um bom earl grey tomando conta do meu pedaço preferido em casa. Ao fundo, já podia escutar a trilha sonora cuidadosamente selecionada e brindada pela linda voz de Madeleine Peyroux...certamente um bom início de manhã. Depois as panquecas. Dessa vez um tanto inusitadas, de fubá...quase uma tentativa de lembrar de um bolo de fubá feito por minha mãe na minha saudosa infância. A compota de morangos frescos, que junto com a baunilha deixa um perfume inebriante, irresistível. Para que mais? 

O dia passou-se tranquilo. A noite chegou...mas o que ficou foi a deliciosa lembrança dessa manhã. As panquecas, a compota, a melodia da conversa com meu Amore...perfeição.

Beijos para vocês e bom feriado!


Tempo de preparo: 30 Minutos (considerando a compota)
Rendimento: 4 porções

Ingredientes das panquecas

3 ovos
1 xícara de buttermilk*
1 xícara de fubá
1/2 xícara de farinha de trigo
Raspas de uma laranja (eu usei a Bahia)
1/4 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) açúcar refinado
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de óleo de canola

Para cozinhar as panquecas: 1 colher (chá) manteiga sem sal

Ingredientes para a compota de morangos

1 e 1/2 xícara de morangos frescos
1 colher (sopa) de açúcar
1 fava de baunilha
1 colher (chá) suco de limão

Modo de preparo

1. Comece a preparar a compota. Leve todos os ingredientes da compota ao fogo e deixe cozinha por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Eu preferi usar morangos inteiros pois no fim da cocção os menores fizeram uma calda mais grossa e os maiores deram textura. Reserve

2. Enquanto a compota está no fogo, prepare as panquecas. Em uma tigela bata os ovos com as rapas de laranja, buttermilk e o óleo até que fiquem completamente incorporados. Em outra tigela, misture a farinha, o fubá, o açúcar, o fermento, o bicarbonato e o sal. Acrescente os ingredientes líquidos e misture até que fique uma massa homogênea.

3. Derreta a manteiga em uma frigideira antiaderente (é importante ser um bom material antiaderente). Cozinhe as panquecas em etapas, aproximadamente 45 segundos de cada lado (cuidado pois elas podem queimar rapidamente).

Sirva ainda quentes com a compota de morangos.

Obs.: 


  1. Para o buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara e complete com o leite. Misture bem e deixe descansar por 2 minutos. Pronto é só usar.
  2. Para manter as panquecas quentes enquanto termino toda a massa, eu deixo elas no forno a 140 graus.


Quase nada adaptado daqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...