segunda-feira, 13 de julho de 2015

Fraisier - Bolo de Morangos e Baunilha



Finalmente é verão e semana passada fui à Ilha de Orléans colher morangos. Além de trazer as temperaturas mais quentes do ano e o maravilhoso festival de verão do Québec, a estação estival é também época de colheita de morangos, framboesas e mirtilos e, além de esperar ansiosamente tudo o que essa época do ano me traz, eu estava contando os dias para que a temporada de auto colheita fosse inaugurada!
Bom, esse domingo enfim chegou e, na companhia de queridos amigos e do meu Amore, tive uma manhã bucólica e extremamente prazerosa em uma pequena fazenda produtora de morangos aqui da região. Adoro esse tipo de programa! Na verdade, enquanto colhia meus deliciosos morangos, eu me peguei pensando no quanto tenho apreciado esse tipo de atividade mais simples e sem grandes pompas. Não me refiro apenas ao fato de colher morangos, mas ultimamente andar de bicicleta pela cidade, passear com a Praliné e com meu Amore pelas quadras do bairro, durante o passeio parar para tomar uma xícara de chá ou um sorvetinho, têm me trazido muito mais alegria e paz do que muitas outras atividades que eu estava acostumada...será que estou ficando velha? Talvez! Mas o fato é que não troco minha vida tranquila de cidade pequena pela confusão e agito da vida que eu tinha no Brasil. Não mesmo!


Esse é o Raphael! O baby mais fofo e querido do Québec! 



Bom, e esse dia que começou cedo na fazenda, passou por um delicioso brunch com amigos e um passeio pela cidade antiga, terminou na minha cozinha para o preparo da receita que eu trago para vocês. Em verdade esse é um bolo que eu estava querendo preparar há muito tempo. Mas como eu queria esperar os morangos da Île d'Orléans e automaticamente esperar que eu pudesse colhê-los, acabei adiando um pouco a ocasião. No fundo, acho que eu também estava esperando passar a confusão da mudança de apartamento e quem sabe um bom motivo para inaugurar minha nova cozinha... 
Enfim, o fato é que a espera foi extremamente bem recompensada! Os morangos recém colhidos combinados com a aveludada mousseline de baunilha, com a interessante textura do biscuit joconde e com a leveza do creme chantilly, foram a estrela da noite! Foi mais que aprovado por todos que provaram! Um regalo! Com certeza é uma receita que vai aparecer mais vezes na minha cozinha...quem sabe até no próximo evento que estou planejado... o que seria ótimo, pois já tenho mais um belo motivo para voltar à ilha para colher mais morangos... e quem sabe framboesas, mirtilos, groselhas....



Tempo de preparo total: 45 minutos
Tempo de forno do biscuit: 10 a 12 minutos
Tempo de descanso na geladeira: Aproximadamente 3 horas
Rendimento: 6 a 8 porções
Receita da mousseline de baunilha: The Art of French Pastry, by Jacquy Pfeiffer

Biscuit Joconde

165g de açúcar impalpável
165g de farinha de amêndoas
220g de ovos
40g de farinha de trigo
105g de claras de ovos
30g de açúcar refinado
50g de manteiga sem sal derretida e em temperatura ambiente

Mousseline de baunilha

225g de leite integral 
66g de açúcar granulado, dividido em 2 partes de 33g
1 fava de baunilha
12g de amido de milho
6g de farinha de trigo
3 gemas
73g de manteiga sem sal, cortada em cubinhos e em temperatura ambiente

Ingredientes para a calda

1 xícara de água
1/2 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de licor de framboesas

Creme chantilly

200ml de creme de leite fresco, 35% de gordura
3 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de pasta de baunilha (na falta use extrato de baunilha)

Para montagem
Morangos frescos cortados no sentido do comprimento
Morangos frescos inteiros para o recheio

Modo de preparo

1. Comece pela mousseline de baunilha. Separe 1/4 xícara de leite em uma tigela média. Em uma panela média, coloque o restante do leite com metade do açúcar (33g) e a fava de baunilha, que deve estar aberta no sentido do comprimento. Misture bem e leve ao fogo médio.
Na tigela que você colocou o leite, acrescente o amido de milho, a farinha, o restante do açúcar e as gemas. Com a ajuda de um fouet, misture bem até que os secos se dissolvam na mistura. 
Quando a mistura de leite começar a levantar fervura, transfira metade para a tigela onde está a mistura de gemas e leite, batendo sempre para não cozinhar as gemas. Quando estiver tudo bem incorporado, devolva a mistura para a panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que engrosse. Mais ou menos uns 2 a 3 minutos. Depois de pronto, transfira o creme para uma tigela e cubra com filme plástico, que deve estar em contato direto com o creme para não criar uma película em cima. Leve a geladeira até esfriar completamente. Prepare o biscuit joconde e depois finalize o creme (instruções abaixo). 

2. Para o biscuit joconde. Pré aqueça o forno a 190 graus. Unte com manteiga 1 placa de mais ou menos 20x30cm, forre com papel manteiga e unte novamente com manteiga. Na tigela da batedeira, misture os ovos inteiros com a farinha de amêndoas e o açúcar impalpável. Bata em velocidade média até que tenha um creme fofo e branco. Transfira para uma tigela maior e reserve. 
Ainda na batedeira, bata as claras com o açúcar refinado até que atinja o ponto neve. Não bata demais, caso contrário as claras ficarão muito secas e será difícil incorporar ao restante da massa. Peneire a farinha de trigo.
Incorpore, com movimentos envolventes, a farinha de trigo peneirada e as claras batidas ao creme de amêndoas, começando pelas claras e terminando com elas. Retire uma parte do preparo, mais ou menos 1 xícara, e acrescente a manteiga nessa parte que foi separada. Devolva essa mistura, já com a manteiga, ao restante do preparo e incorpore com movimentos envolventes. 
Espalhe a massa sob as placas previamente preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 10 a 12 minutos, ou até que esteja assada e dourada por baixo, mas cuidado para não ficar seca demais. Retire do forno e deixe esfriar. Reserve.

3. Prepare a calda. Leve ao fogo médio a água e o açúcar até que esse última dissolva. Retire do fogo e misture o licor. Deixe esfriar antes de usar.

4. Para finalizar a mousseline. Depois do creme frio, retire-o de geladeira e misture bem para que fique homogêneo. Transfira o creme para a tigela de batedeira e acrescente a manteiga lentamente. Adicione cada parte apenas quando a anterior estiver sido completamente incorporada no creme. Sugiro fazer em 5 ou 6 adições. Reserve.

5. Para a montagem do bolo. Corte 2 discos de massa no tamanho do aro que você for montar o bolo. Disponha um disco de massa no fundo do aro e regue com a calda. Arrume os morangos cortados nas laterais do aro, tomando cuidado para deixar a parte cortada para fora. Coloque metade da mousseline e nivele bem. Disponha os morangos inteiros no fundo, sugiro coloca-los de pé, e finalize com o restante da mousseline. Cubra com o outro disco do biscuit e regue novamente com a calda. Leve a geladeira por mais ou menos 3 horas.

6. Para o creme chantilly. Bata o creme de leite com o açúcar e a baunilha até obter o ponto chantilly.

7. Retire o bolo da geladeira, retire o aro e decore com o chantilly batido e morangos frescos. Sirva gelado.

Bon appétit!

4 comentários :

  1. Lindíssimo... não podia ter ficado melhor!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. lindo demais, e com certeza, muito saboroso.
    adorei conhecer seu blog e ja estou te seguindo se quiser conhecer o meu ficarei muito feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Paulinha!

      Obrigada pelo comentário e pela visita! Fico feliz que você tenha gostado do blog!

      Parabéns pelo seu blog! Também gosto muito de fazer crochê, na verdade aprendi com minha avó! Vou ficar de olho para pegar dicas com você.

      Abraços,
      Stefania

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...