quarta-feira, 15 de março de 2017

Alfajor de doce de leite



Lentamente a primavera se aproxima. Em poucos dias, mesmo que em teoria, uma data mágica e de muito valor para mim estará as nossas portas. Os dias começando a se fazer mais longos, a luz do sol que se arrastará por mais tempo ao logo do dia, a natureza acordando do seu sono profundo, o perfume das flores, o verde das árvores. É cliché, eu sei! Mas esse renascimento sempre provoca um "je ne sais quoi" em mim. Talvez sejam as memórias que carrego atreladas à essa época do ano, os piqueniques, as frutas frescas e sua colheita, o início da temporada dos vinhos rosés e dos terraços...ahhh, os terraços. Talvez seja apenas o calor tão esperado...não sei, mais é certo, essa nova estação sempre me deixa mais esperançosa e com a sensação de que o melhor estar por vir.



Mas enquanto dia 20 de março não chega, eu continuo aproveitando o que o inverno me oferece. As noites regadas a vinho e um bom filme, a contemplação da força e beleza dessa estação tão controversa e claro o conforto do forno ligado e das guloseimas que saem da cozinha. Como esses delicados e deliciosos alfajores que fiz para presentear o pessoal do trabalho há um tempo atrás. Simples e super rápidos de fazer, para mim eles representam bem essa transição final entre inverno e primavera, são leves o suficiente para serem servidos em dias mais quentes, mas são reconfortantes o suficiente para acompanhar aquela xícara de chá ao fim do dia! 

Espero que gostem! 

Beijos para vocês!
Stef



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de descanso: Aproximadamente 1 hora
Tempo de forno: 10 a 12 minutos
Rendimento: Aproximadamente 30 biscoitinhos recheados
Fonte: Adaptação de uma receita da Donna Hay

Ingredientes para a massa

150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/3 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de amido de milho
1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio

3/4 xícara de doce de leite (você pode usar aquele que compramos pronto ou então cozinhar uma lata de leite condensado na panela de pressão)

Modo de preparo

1. Bata a manteiga com o açúcar e o extrato de baunilha até obter um creme bem fofo e pálido (deixei na batedeira, como acessório de pá por mais ou menos uns 6 minutos). Peneire o sal, a farinha e o amido e acrescente na mistura de manteiga, bata apenas para incorporar.

2. Coloque um pedaço de papel manteiga sobre a bancada de trabalho, espalhe a massa e cubra com outro pedaço de papel manteiga do mesmo tamanho. Abra a massa sobre o papel até atingir 1/2 cm de espessura. Leve ao refrigerador por pelo menos 1 hora.

3. Pré aqueça o forno a 180 graus. Retire a massa da geladeira e, com o auxílio de um cortador, corte discos de aproximadamente 4cm de diâmetro. Coloque sobre uma forma de abas baixas coberta com silpat, ou com uma folha de papel manteiga, e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 10 a 12 minutos. Não deixe dourar muito! Retire do forno e deixe esfriar completamente sobre uma grade antes de rechear.

4. Para o recheio, é só colocar um pouco do doce no meio e cobrir com outro biscoito. 

Bon appétit!


Dica: Se não estiverem recheados, os biscoitos duram até 5 dias em um pote hermeticamente fechado.
Você também pode passar as laterais dos biscoitinhos recheados no coco ralado, fica super fofo e bem gostoso!


2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...