domingo, 26 de março de 2017

Torta Mousse de Coco com Framboesas



Março chegou e já está a se despedir. A primavera bateu à porta e os dias estão visivelmente mais longos, uma parte pelo mérito do horário de verão que entrou em vigor nos últimos dias. É clichê, mas me impressiona como o tempo passa rápido e me pego sempre pensando em como ando usando minhas horas livres. De certa forma, as vezes acabo brava comigo mesma, tendo a pensar que não aproveito como deveria as 24 horas de cada dia. Talvez seja a minha já conhecida vontade de fazer mais do que consigo, mesmo não achando que uso bem o meu tempo, sempre acabo inventando uma coisa nova que quero aprender ou conhecer. As vezes me frusto por não conseguir fazer tudo, mas também sempre me surpreendo quando consigo colocar em prática o que planejei.
O fato é que não posso reclamar sobre o uso do meu tempo ultimamente. Tenho cozinhado com bastante frequência, recebido amigos em casa, conhecido novos lugares, provado excelentes vinhos e fazendo planos para as próximas férias, enfim, tenho aproveitado meu tempo devidamente! Vivendo um dia de cada vez e tentando fazer cada um deles mais especial que o outro. 

E então, num desses dias "produtivos", estava revendo uma "to do list" e me deparei com essa torta linda que queria testar ano passado e, por algum motivo que não me lembro, acabei deixando para depois. Uma deliciosa base de sablé de coco, uma refrescante e intensa compota de framboesas, um delicado e cremoso mousse de coco, tudo isso finalizado com uma cobertura cremosa de chocolate branco. Doce no ponto certo, com aquele toque ácido da framboesa. Uma combinação perfeita de sabores. Um dia muito produtivo. Não poderia pedir nada mais!

Beijos para vocês e boa semana!




Tempo de preparo: 2 horas
Tempo de descanso: 1 noite
Rendimento: 1 torta de aproximadamente 18cm (6 à 8 pessoas)

Ingredientes para o sablé de coco (Receita do blog Sucre d'orge et pain d'épices)

60g de farinha de trigo
30g de coco ralado
30g de açúcar mascavo
1/4 colher (chá) de fermento em pó
50g de manteiga gelada
1 gema de ovo
Raspas de 1 limão Tahiti

Ingredientes para a compota de framboesas (Uma receita du chef Confeiteiro Cédric Grolet)

125g de framboesas congeladas
75g de açúcar
2,5g de pectina NH
1g de gelatina em folhas 
Suco de 1/2 limão

Ingredientes para a mousse de coco  (Receita do blog Sucre d'orge et pain d'épices)

400g de creme de coco
10g de gelatina em folhas
1 clara de ovo
60g de açúcar
30g de água
200g de creme de leite fresco, gelado

Ingredientes para o glaze de chocolate branco (Receita da revista Fou de Pâtisserie)

11g de gelatina em folhas
75g de água
150g de açúcar
150g de glucose
150g de chocolate branco (de boa qualidade - eu usei Valrhona)
100g de leite condensado
5g de dióxido de titânio ou corante branco 

Framboesas frescas para decorar
Raspas de chocolate branco para decorar

Modo de preparo

1 - Comece pela compota de framboesas. Hidrate a gelatina em água fria. Misture todos os outros ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Quando levantar fervura, cozinhe por mais 1 minuto. Retire do fogo e acrescente a gelatina, que deve ser escorrida antes, misture. Deixe esfriar ligeiramente e transfira para um molde (eu usei um aro redondo que estava com um papel filme no fundo) com 12cm de diâmetro. Leve ao congelador por pelo menos 2 horas.

2 - Prepare o sablé de coco. Pré aqueça o forno a 180ºC. Misture todos os ingredientes secos, acrescente a manteiga e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Acrescente a gema de ovo e as raspas de limão e amasse levemente até obter uma massa homogênea. Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga e corte um circulo de 14cm. Leve ao forno pré aquecido e deixe assar por mais ou menos 15 á 20 minutos, ou até que esteja dourado e assado embaixo. Retire do forno e reserve.

3 - Quando a compota de framboesas estiver bem congelada e o sablé frio, prepare a mousse de coco. Hidrate a gelatina em água fria por pelo menos 5 minutos. Em uma panela, coloque o creme de coco e leve ao fogo médio até levantar fervura. Retire do forno, escorra bem a gelatina e a dissolva na mistura. Reserve.
Bata o creme de leite até obter picos médios e leve ao refrigerador. Reserve.
Prepare um merengue italiano. Leve a água e o açúcar ao fogo médio. Quando a calda atingir 110ºC, comece a bater a clara em neve. Quando a calda atingir 117ºC, incorpore-a às claras, em fio, sem parar de bater. Continue batendo até que o merengue esfrie, mais ou menos uns 5 minutos.
Quando o creme de coco tiver atingido 28ºC, incorpore-o ao merengue italiano com a ajuda de uma espátula grande. Finalmente, incorpore o creme previamente batido. 

Para a montagem:
  1. Coloque um aro de 18cm sobre uma forma com o fundo reto e que possa ser transferida ao freezer. 
  2. Desenforme a compota de framboesas. 
  3. Transfira 3/4 do mousse para um aro e disponha o disco de framboesas sobre a mousse, termine com o restante do mousse. e alise para que não tenha nenhuma bolha de ar. Disponha o sablé de coco no centro e nivele novamente.  Leve ao freezer até que congele completamente. No freezer em casa demora mais ou menos umas 3 horas, mas eu deixei de uma noite para a outra
4 - Depois que estiver completamente congelada começe a fazer a cobertura. Hidratar a gelatina em folhas em abundante água gelada. Levar ao fogo a água, o açúcar e a glucose até que a glucose dissolva completamente. Acrescente o chocolate branco e misture bem até que ele derreta. Quando a mistura ficar homogênea, retire do fogo, acrescente a gelatina hidratada e misture até dissolvê-la, acrescente o leite condensado e o corante branco. Passe tudo no mixer e deixe esfriar. 


5- Quando a cobertura atingir 30ºC, desenforme a mousse e coloque a sobre uma gradinha. Cubra a torta com a cobertura e transfira para a geladeira por pelo menos 3 horas antes de servir.

6 - Decore com as framboesas e o as raspas de chocolate. 

Bon appétit! 




7 comentários :

  1. BOa tarde! Poderia me dizer onde encontrar creme de coco? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Cristina!
      Aqui no Canadá eu encontro em qualquer supermercado ou lojas de produtos asiáticos. Infelizmente nunca vi para vender no Brasil.

      Excluir
  2. humm tem tudo que gosto humm ficou 5* mt bonito lindo parabens bjs

    ResponderExcluir
  3. Que torta Liiinda !!

    Qual forma usou pra dar esse efeito ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula,
      Obrigada!

      Eu usei a forma Eclipse da marca Silikomart.

      Excluir
  4. Uau, ficou lindíssima.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/bolo-de-aniversario-cenoura-chantilly-e.html

    ResponderExcluir
  5. Que coisa mais linda essa torta!! vou tentar fazer qualquer dia, já tenho o corante branco que comprei nem sabia pra que...agora sei,hahahaha Parabéns!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...