segunda-feira, 3 de abril de 2017

Rocambole de Chocolate e Baileys



Lembro-me bem das férias quando eu era criança. Eram normalmente associadas à viagens curtas com a família, ou apenas uma visita prolongada na casa de uma tia. Não tinha muito luxo, não era de avião, às vezes de carro, às vezes de ônibus. Não me lembro muito dos trajetos em si, lembro-me apenas de quando chegava no meu destino final. Minha tia sempre separava uma gaveta para eu arrumar minhas roupas e a cama tinha cheiro de lavanda, tinha sempre pão doce na cozinha e minha prima sempre estava cheia de ideias para aproveitarmos os longos dias de verão que nos esperavam. Eram dias simples, muitos deles na beira da piscina, ou até na varanda da casa tomando um banho de mangueira. Havia sempre as amigas da minha prima ao redor, tão queridas quanto ela, compartilhamos muitos momentos especiais, crescemos juntas, amadurecemos uma ao lado da outra,  tivemos experiências de vida similares naquela época, vivemos muitos começos e alguns fins. Muitas festas, celebrações e conquistas. Enfim, foi uma infância e pré-adolescência muito feliz!
Ainda nas férias, quando eu ficava em casa, lembro que minha mãe sempre preparava rocambole para o lanche da tarde. Não era nada elaborado, apenas uma massa branca, com gosto de pão-de-ló, e recheada com doce de leite. As vezes ela colocava coco também. Nada sofisticado. Comida de mãe, comida gostosa! Acho que essas memórias ficam inevitavelmente registradas, não me lembro de dar tanta bola para isso na época, mas olhando em retrospecto, sempre me encantou o fato da minha mãe, ou minha tia (mesmo não sendo uma cozinheira de mão cheia, mas com um coração enorme!), usarem a cozinha para mostrar um pouco do amor que elas têm por nós. Acho que herdei esse lado delas. Gosto de cozinhar por prazer, mas principalmente para deixar as pessoas felizes. É tão satisfatório colocar um sorriso no rosto de alguém, apenas com um pedaço de bolo, ou um cookie recém saído do forno! É uma forma de abraçar! É amor! :)

Esse rocambole teve um pouco disso tudo. Não era para ser um rocambole, era para sair um bolo e que no fim das contas acabei mudando de ideia. Talvez pela nostalgia que bateu quando vi duas adolescentes no metrô que me lembraram de mim e da minha prima querida, talvez ainda por ter tantas memórias boas das minhas tardes com rocambole de massa branca e doce de leite. Não sei ao certo, só sei que esse rocambole colocou sorriso no rosto dos meus queridos novos amigos que fiz por aqui e que, mesmo que ele não fique preso na memória deles como o rocambole que minha mãe fazia ficou na minha, eu me lembrarei dessa noite com muito carinho. Pelo rocambole e por eles também!

Beijos para vocês!
Stef



Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: 6-7 minutos
Rendimento: 2 rocamboles. Aproximadamente 10 a 12 porções

Ingredientes para a massa - biscuit viennois (Uma receita do chef pâtissier Daniel Hébert)

80g de gemas de ovo, em temperatura ambiente
215g de ovos inteiros, em temperatura ambiente
170g de açúcar 
135g de claras de ovo, em temperatura ambiente
55g de açúcar
55g de farinha de trigo
55g de cacau em pó puro (eu uso o da marca Valrhona)

Ingredientes para a calda
155g de água
30g de açúcar
1 fava de baunilha
70ml de Baileys ®

Ingredientes para a mousse express de chocolate 

350ml de creme de leite fresco, 35% de gordura
100g de chocolate ao leite
120g de chocolate amargo, 70% cacau

Ingredientes para a ganache

250ml de creme de leite fresco
150g de chocolate meio amargo picado
50ml de Baileys ®

Lascas de chocolate meio amargo e cacau em pó para decorar

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno a 230ºC. Forre duas formas retangulares de aproximadamente 25x35cm com papel manteiga e unte o papel manteiga com um pouco de manteiga. Reserve.
  2. Na batedeira, bata os ovos com as gemas e 170g de açúcar até obter um creme claro e fofo. Aproximadamente 5 a 7 minutos. Enquanto isso, faça um merengue batendo as claras em neve, quando começar a ficar mais firme, adicione o açúcar em 3 adições. Incorpore as claras delicadamente à mistura de ovos e gemas. Peneire a farinha de trigo e o cacau e incorpore-os delicadamente, com movimentos envolventes, à mistura de ovos. Transfira para as formas preparadas e nivele bem. Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 6-8 minutos, ou até que esteja assado. Cuidado para não deixar assar demais!
  3. Separe um pedaço de papel manteiga maior que o tamanho de cada massa que você acabou de retirar do forno. Polvilhe com cacau em pó e desenforme o bolo sobre o papel. Enrole delicadamente com a ajuda do papel manteiga e deixe esfriar (ele deve estar bem flexível, então não deve quebrar).
  4. Prepare a calda. Leve ao fogo médio a água, o açúcar e a baunilha. Quando o açúcar derreter, retire do fogo e deixe esfriar. Incorpore o Baileys depois de frio e reserve.
  5. Enquanto o bolo esfria, prepare a mousse. Derreta o chocolate em banho-maria e reserve. Bata o creme de leite até obter picos médios. Quando o chocolate atingir 33ºC, incorpore-o delicadamente ao creme batido até que fique homogêneo.
  6. Para a ganache. Coloque o chocolate em um bowl. Leve o creme de leite ao fogo médio, quando levantar fervura, despeje-o sobre o chocolate e deixe descansar por 5 minutos. Depois desse período, acrescente o Baileys e misture até que fique homogêneo.
Para a montagem:
  1. Desenrole o bolo, mas deixe-o sobre o papel manteiga. Pincele a calda sobre o bolo. Distribua o mousse sobre os dois bolos e enrole como um rocambole. Leve à geladeira por uns 5-7 minutos para firmar. 
  2. Distribua a ganache sobre os bolos e decore com as lascas de chocolate e polvilhe cacau em pó.
Esse rocambole fica melhor em temperatura ambiente. Antes de servir deixe-o fora da geladeira por uns 30 minutos.

Bon appétit! 






3 comentários :

  1. Quando uma pessoa entra num blog e vê algo como esta receita e essas fotos, fica simplesmente de boca aberta a imaginar o seu sabor, simplesmente maravilhoso que aspeto decandente.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Ficou linda essa torta e tem um aspecto super guloso.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  3. Que torta linda e apetitosa :P Um autentico pedaço de tentação...

    De aprendiz a chef

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...