terça-feira, 2 de maio de 2017

Friands de Coco



Finalmente é primavera! Não nos calendários, pois esta já deveria estar dando o ar da graça desde março...na prática, em se falando de Canadá, nunca funciona muito bem!
Mas o que importa é que, mesmo 50 dias atrasada, ela chegou e com ela as cerejeiras floridas, os dias mais longos, as vezes chuvosos, e também aquela sensação de esperança, a contemplação do renascimento das plantas, o verde novo das árvores, as tulipas e o cantarolar dos pássaros. Enfim, é primavera!
Com a nova estação voltam também alguns hábitos que ficam adormecidos durante o inverno. Minhas longas caminhadas aos sábados, uma pausa para um chá e um croissant na minha Pastry Shop favorita, a visita aos Farmers Markets e o perfume das flores, sim essa é a primavera para mim! É uma energia única que se renova a cada ciclo, é especial em diversos sentidos. 

Na volta da minha caminhada da última semana, inspirada pelas lindas cerejeiras floridas que encontrei pelo caminho, decidi que queria preparar algo, um bolinho, nada elaborado, queria apenas algo que me lembrasse a primavera, leve e aconchegante. E tentado continuar com a minha intenção de usar mais meus livros, fui atrás de uma receita daquela que parece me entender quando preciso, fui atrás de inspiração no delicioso Around My French Table da Dorie Greenspan. Abri o livro na na parte de sobremesas, mais precisamente na página desses friands de coco, um sinal talvez, mas nem precisei procurar mais nada, era esse que iria preparar! Decisão super acertada! Aproveitei e usei minha forma de florzinhas e foi um casamento perfeito, em aparência como em sabor. O bolinho é ultra rápido de fazer e delicioso! Acabou virando o meu lanche da tarde e café da manhã do dia seguinte...queria guardar alguns para presentear uma amiga, mas infelizmente não consegui, comi todos :) O que não é um problema, pois sendo tão rápido de fazer, não vai me custar nada preparar uma próxima fornada logo logo...

Então é isso meus queridos, espero que gostem da receita e que vocês estejam bem!

Beijos,
Stef



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de forno: Entre 17-20 minutos (depende do tamanho da forma que for usar)
Rendimento: 10 bolinhos

Ingredientes

4 claras de ovo, em temperatura ambiente
1 e 1/2 xícara de coco ralado 
2/3 xícara de açúcar cristal
1/2 xícara de farinha de trigo
1 fava de baunilha (ou 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha)
1 pitada de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal, derretida e levemente morna

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 175ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha a forma que for usar. Você pode usar uma forma de cupcakes (com ou sem as forminhas de papel) ou mini cupcakes, eu usei uma que tem mais ou menos o mesmo tamanho da forma de cupcakes regular.

2. Em uma tigela grande, bata levemente as claras até que comecem a espumar, acrescente os outros ingredientes (na ordem acima) e misture até que fique homogêneo. Nesse ponto você pode também deixar a massa na geladeira e assar em outro momento, ela pode ser guardada por até 4 dias.

3. Divida a massa nas forminhas preparadas e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 17-20 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o meio saia seco. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir...ou coma morno também que ficam uma delícia! :)

Bon appetit!

Obs.: Eu servi os bolinhos com uma ganache de limão siciliano e foi um casamento perfeito! 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...