quinta-feira, 14 de março de 2019

Quadradinhos de Cheesecake de Baunilha e Framboesas



São 22:11 e estou vendo um jogo de basquete, Praliné dormindo no meu colo e o Amore está com seu mais novo brinquedo no basement. Hoje o dia foi como qualquer outro dia de trabalho, nada de especial aconteceu...a não ser o fato de estar pensando no blog desde que acordei. No caminho do trabalho, quando pensava no cardápio de almoço de sábado, me peguei questionando se eu já tinha ou não feito aquela ou outra receita e publicado no blog. Afinal de contas, seria interessante fazer algo que ainda não tinha publicado aqui para compartilhar com vocês. Mas me dei conta que estou tão sumida aqui, provavelmente não teria nenhum "conflito" na escolha. Na volta do trabalho, comecei a olhar as postagens antigas e foi crescendo aquela sensação boa que tenho toda vez que apareço por aqui. Dá calorzinho no coração, sabe? Não sei explicar, só sei que me faz bem!

Então cá estou, "de volta". Pensei em compartilhar muitas coisas com você, mas tanto aconteceu nesse último ano que um post seria pouco para contar tudo. Então a medida que eu voltar aqui, vou contando um pouquinho mais do que tem acontecido aqui nessas terras geladas. :) 
Bom, a novidade do dia é que compramos uma casa ano passado, a casa dos meus sonhos! Estamos aqui há 1 mês e eu já me apaixonei por cada cantinho dela, já tenho planos para tudo! A cozinha é grande, arejada, com muita luz. Ela me inspira a cozinhar, sabe? E tenho cozinhado muito! Existe algo com a energia desse lugar que só me faz quero estar lá e deixar a criatividade falar mais alto. Difícil explicar. Só sei que me faz bem.

O que também me faz bem é presentear pessoas que gosto com algo feito por mim, principalmente doces. Esses cheesecakes foram feitos especialmente para meus colegas de trabalho. Fiz ano passado, mas ainda não tinha postado aqui para vocês. Como é uma receita que já foi provada e aprovada por todos que tiveram a chance de provar, nada mais natural do que compartilhar com vocês, não é mesmo? É daquelas receitas coringas que é fácil de transportar, pode ser feita com antecedência e aceita diversas variações. Eu já fiz com framboesas, blueberries e com doce de leite. Então meus queridos, deixem a criatividade levar vocês e testem outras variações. Vocês não vão se arrepender!

Então fico por aqui. Assim como acordei pensando no blog e em vocês, vou dormir com a mesma lembrança. E isso me deixa muito feliz!

Beijos e bom fim de semana!



Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de forno: Aproximadamente 40 Minutos
Rendimento: 16 quadradinhos

Ingredientes para a base

1 e 1/2 xícara de biscoitos maria triturados (meça depois de triturá-los)
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
1/8 colher (chá) de sal

Ingredientes para o cheesecake

450g de cream cheese, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar granulado
1/4 xícara de creme de leite fresco ou sour cream
3 ovos grandes, em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de pasta de baunilha ou extrato de baunilha
1/2 colher (chá) de raspas de limão siciliano
1 colher (chá) de suco de limão siciliano


Ingredientes para o coulis de framboesas

1 xícara de framboesas congeladas ou frescas
1 colher (sopa) de açúcar 
1 colher (sopa) licor de framboesas

Modo de preparo

  1. Prepare o coulis. No liquidificador, bata as framboesas e o açúcar, peneire e transfira a mistura para uma panela. Cozinhe o preparo até que engrosse um pouco. Desligue o fogo e acrescente o licor e deixe esfriar completamente.
  2. Pré aqueça o forno a 190ºC. Forre o fundo de uma forma quadrada (20x20cm) com papel manteiga. Reserve.
  3. Misture a manteiga derretida com os biscoitos triturados até formar uma massa úmida. Pressione, com a ajuda das costas de uma colher ou com a ponta dos dedos, a mistura no fundo da forma preparada. Leve ao freezer por 15 minutos. Após esse tempo, leve ao forno pré-aquecido por 10-12 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Reduza a temperatura do forno para 160 graus.
  4. Para o cheesecake, na batedeira, com o auxílio da raquete, em velocidade média, bata o açúcar e o cream cheese até obter uma mistura homogênea. Acrescente o creme de leite (ou sour cream), ovos, baunilha, raspas e limão e o suco de limão e bata até ficar homogêneo. Se necessário, desligue a batedeira no meio do processo e raspe as laterais do bowl para ter certeza que a massa vai ficar homogênea. 
  5. Transfira a massa para a base, que deve estar fria, distribua o coulis levemente sobre a superfície e faça movimentos circulares com a ponta da faca para obter o efeito mesclado.  Leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 30 a 40 minutos, até que o cheesecake esteja firme, mas ainda macio no centro. Você pode testar com um termômetro, espete-o mais ou menos 2,5cm da borda do cheesecake, se a temperatura for em torno de 80ºC, você pode tirar do forno. Deixe esfriar por mais ou menos 30 minutos e leve à geladeira até a hora de servir.

Bon appétit!

Dica: Caso você não queria fazer o mesclado, asse o cheesecake sem o coulis e depois de assado, apenas cubra o com a calda de sua preferência.


Um comentário :

  1. Eu sempre passo por aqui. As vezes, nem quero ver uma receita, e sim ler suas histórias que encantam tanto quanto. Beijo grande me você!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...