sábado, 30 de janeiro de 2010

Esfiha de Carne


Todo sonho de menina quando criança é encontrar o seu príncipe encantado. Se for uma daquelas mais sonhadoras, ele ainda vem num cavalo branco e lhe dá um beijo que a liberta de um sono eterno. Bom, no meu caso não foi muito diferente, eu também pensava no meu "Princípe Encantado" enquanto criança. Hoje eu tive certeza de uma coisa, o meu príncipe encantado existe! Mas Ele não chega em um cavalo branco e me liberta de um sono eterno...ele chega de bermuda e camiseta com um botijão de gás! :) rsrsrs.
Pois é, bem na hora de pré aquecer o forno para a receita de hoje descobrimos que o gás havia acabado. O que aconteceu? O meu príncipe aqui, saiu as 23:00h e foi até o posto de gasolina para buscar um novo botijão, acreditam? E ainda foi andando, nem pegou o carro (Tem um posto de gasolina que fica há alguns metros do nosso prédio)...é um herói mesmo, não acham? Portanto a receita de hoje é totalmente dedicada a ele: o MEU AMOR!
Bom, a receita de hoje foi cortesia da mamãe, é uma receita antiga que ela aprendeu há vários anos e desde então virou a receita oficial de esfiha da família! Não poderia deixar de ser pois a massa é muito leve e desmancha na boca, o recheio extremamente saboroso e o grau de dificuldade? Zero! Super fácil! Nem mesmo depois de uma semana corrida e vários contrateimpos para fazer a receita (Tivemos que sair para comprar limões), eu fiquei em dúvida se deveria seguir em frente, pois eu sabia que a nossa recompensa viria depois...e veio! Que delícia!

Tempo de preparo: 1 1/2 hora (60 minutos para descansar a massa)
Rendimento: 30 esfihas pequenas

Ingredientes para a massa
5g (1/2 colher de sopa) de fermento biológico instantâneo
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
185ml de água fria ou gelada
125ml de óleo de milho (Ou girassol)
2 xícaras de farinha de trigo

Ingredientes para o recheio
300g de carne moída (Usei patinho)
1 cebola média cortada em pequenos cubinhos
2 dentes de alho cortados finamente
1/2 tomate picado sem sementes
1 colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto
Suco de 1 limão

Modo de preparo

1. Prepare a massa. Em uma tigela junte o fermento, o açúcar, a água e o óleo. Misture bem. Vá adicionando aos poucos a farinha de trigo que deve ter sido peneirada previamente com o sal. Misture bem até que desgrude totalmente das mãos (A massa ficará um pouco oleosa, mas não muito). Deixe descansar dentro da tigela coberta com um pano limpo por aproximadamente 60 minutos.

2. Prepare o recheio. Em uma tigela misture todos os ingredientes e reserve.

3. Após os 60 minutos (Que a massa descansou) monte as esfihas. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma retangular com óleo e farinha. Em uma mesa de trabalho salpique um pouco de farinha de trigo. Com o auxílio de um rolo, abra a massa com a espessura de aproximadamente 2mm e corte triângulos do tamanho desejado. Coloque o recheio no centro e junte as bordas no centro, primeiro as duas inferiores e depois junte a borda superior. Repita a operação com toda a massa. Leve para assar até que estejam douradas. Sirva quente acompanhadas com pedaços de limão....

É realmente a melhor esfiha fechada que já comemos!

3 comentários :

  1. Que delícia! Ser salva e comer essas esfihas! =)
    Não sobrou nenhuma, não? É que eu fiquei com vontade...

    ResponderExcluir
  2. o recheio é cru mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Sim, você coloca o recheio cru mesmo. Quando for ao forno e cozinha.

    Abraços,
    Stefânia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...