sábado, 21 de maio de 2011

Madeleines de Lavanda



Os dois últimos dias foram de cama, hospital, remédio e muito descanso. A minha enxaqueca resolveu atacar e não veio sozinha...me deixou indisposta e muito desanimada durante esses dois dias. 
A boa notícia é que já estou bem melhor e após ficar um tanto grogue de remédios durante todo o dia de ontem, resolvi que não deixaria minha semana acabar assim. Ah não, muito deprê ficar doente e mais deprê ainda é não reagir, não acham? Pois é, eu acho e então resolvi no fim do dia fazer uma receitinha rápida e muito aromática. Excelente oportunidade de usar a Lavanda que ganhei de presente da minha sogra durante uma viagem a Paris. 

Como qualquer outra receita de madeleines que já vi, essa também é super fácil de fazer e deliciosa! O Amor que pelo visto não é muito fã de madeleines, não gostou tanto quanto eu. Achei super delicada e elegante. Eu nunca havia provado lavanda assim, mas fiquei super feliz com o resultado tanto visual quando de sabor, realmente valeu a pena!

Valeu a pena levantar de um sono gostoso, da minha cama quentinha e ir direto para a cozinha e ainda lavar a louça no final...acho que respirei melhor, fiquei mais aliviada, mais feliz! Acho que não
tem remédio melhor que esse....

Beijos e bom sábado!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: 8 a 10 Minutos
Rendimento: 24 Madeleines

Ingredientes

115g de manteiga sem sal derretida
1/3 xícara de mel
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos
1 gema
1/3 xícara de açúcar
1 e 1/3 xícara de farinha de trigo peneirada
1/4 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de lavanda culinária

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Unte com manteiga e farinha de trigo 2 formas de madeleines (ou então faça em duas vezes). Misture o mel e a baunilha na manteiga derretida e reserve.

2. Bata os ovos com as gemas e o açúcar na batedeira por pelo menos 5 a 7 minutos. Após obter uma mistura clara e homogênea, acrescente a farinha de trigo o sal e a lavanda, incorpore delicadamente para não perder o volume obtido dos ovos. Acrescente delicadamente a mistura de manteiga e mel a massa. 

3. Distribua a massa nas forminhas e leve para assar no forno pré aquecido por 8 a 10 minutos. Após esse tempo, retire do forno e deixe descansar por 1 ou 2 minutos na forma e depois desenforme e esfrie sobre uma gradel. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e prontinho...

...ótima cia para uma noite de sexta-feira junto com uma deliciosa xícara de chá.



Adaptação de uma receita da Martha Stweart

13 comentários :

  1. Olha só que lindas Stefânia, ando para comprar as forminhas só para fazer nesse formato, quanto ao estar doentinha fiquei triste por estar passando por isso mas desejo sinceramente que essa fase passe rápido e possamos vê-la cheia de bom humor, alegria e muita de energia,

    beijos e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  2. Ando tentada a comprar as formas das madalenas, é a unica que ainda não tenho...e depois de ver as tuas fiquei cheia de pena de ainda não ter comprado!

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  3. oh que lindas...
    As melhoras. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Fiz madeleines de lavanda outro dia mas ainda não postei! As suas estão lindas e eu adoro!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Stef!!!Fico feliz que esteja melhor e tenha voltado com uma receitinha tão legal... acho madeleines tão fofas...e amo lavandas, tenho algumas plantadas em uma floreira , e morro de curiosidade de experimentar algo com esse sabor... mês que vem estamos indo passar a lua de mel em Gramado( antes tarde do que nunca...rsrsrs), e soube que no Bouquet Garni eles tem um custard de lavanda, e ja deixei minha reserva para poder provar...rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Olá Stef!!
    Seu blog é inspirador!!
    Também amo as madeleines e hoje encontrei por aqui esta variação tão delicada. Onde você compra a lavanda culinária em Brasília? Bjkas!
    Ana Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?

      Me manda o seu e-mail que quero te passar umas infos, ok?

      Beijocas!

      Excluir
    2. Olá, Stefânia

      Sou de Brasília e também gostaria de receber essas infos. É possível?
      Meu email é: sbmacom@gmail.com

      Muito agradecida,
      Bárbara

      Excluir
    3. Bom dia,
      Também busco Lavanda para uso culinário em Brasília.
      bernarribada@uol.com.br

      Obrigado
      Bernardo

      Excluir
    4. Bom dia Stefânia

      Lindo seu blog!! Mt bom!
      Também sou de Brasília e também busco lavanda para uso culinário.

      Conhece algum lugar?
      bernarribada@uol.com.br

      Obrigado
      Bernardo

      Excluir
    5. Oi Bernardo,
      Tudo bem?

      Obrigada pela visita ao blog e pelo comentário!

      Eu não moro mais em Brasília desde 2013, me mudei para o Canadá. Acredito que você pode encontrar no La Palma ou em lojas de produtos naturais.

      Espero ter ajudado!

      Abraços,
      Stefania

      Excluir
  7. Oie... tenho lavandas na minha varanda porque eu amo e sempre fiquei na curiosidade se posso usar para cozinhar.. pois quando fui a provence comi sorvete de lavanda... incrivel!!!!
    quando vi sua receita fiquei impolgada para fazer, so que vc diz lavanda culinaria!!! o que seria isso??? pois sempre tive medo de usar a que tenho plantada e me intoxicar! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  8. Oie... sempre quis usar as lavandas que tenho no meu jardim para fazer algo na cozinha, mas tinha medo de me intoxicar.... posso usar elas?? o que voce quer dizer com lavanda culinaria?? onde compro?
    obrigada
    Mari

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...