quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Shortbread de Caramelo (ou doce de leite)



Vocês se recordam da lembrancinha que entreguei para minhas amigas na última semana? Bom, esse delicado biscoito foi um dos itens que coloquei lá pensando em agradar pessoas tão queridas para mim. 

Minha idéia na verdade era tentar fazer vários e dar de presente para várias amigas, mas ficaram tão gostosos que acabei comendo mais do que devia e então não sobrou muita coisa...mas nada que não possa ser recompensado logo logo. Pois já estou pensando em presentear outras pessoas queridas com algo parecido. 

Bom, a receita é super simples, cortesia de uma das minha opções preferidas quando penso em olhar alguma receita, o delicioso e muito bem feito aplicativo da Donna Hay para o Ipad, recomendo tanto quanto os biscoitinhos. Além de não tem muitos ingredientes, rende bem e não leva muito tempo para prepara...tudo que todo mundo gosta. 
Ao comer já fiquei pensando em outra possíveis combinações...pensamento de gordo? Talvez, mas tento pensar que é pensamento de uma mente curiosa (olha a desculpa)...

Beijos para vocês e boa quarta-feira!



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de descanso: Aproximadamente 1 hora
Tempo de forno: 10 a 12 minutos
Rendimento: Aproximadamente 30 biscoitinhos recheados
Fonte: Donna Hay

Ingredientes para a massa

150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/3 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de amido de milho

Ingredientes para o recheio

3/4 xícara de doce de leite (eu comprei aquele pronto, de latinha)

Modo de preparo

1. Bata a manteiga com o açúcar e o extrato de baunilha até obter um creme bem fofo e pálido (deixei na batedeira, como acessório de pá por mais ou menos uns 6 minutos). Peneire a farinha com o amido e acrescente na mistura de manteiga, bata apenas para incorporar.

2. Coloque um pedaço de papel manteiga sobre a bancada de trabalho, espalhe a massa e cubra com outro pedaço de papel manteiga do mesmo tamanho. Abra a massa sobre o papel até atingir 1/2 cm de espessura. Leve ao refrigerador por pelo menos 1 hora.

3. Pré aqueça o forno a 180 graus. Retire a massa da geladeira e, com o auxílio de um cortador, corte discos de aproximadamente 4cm de diâmetro. Coloque sobre uma forma de abas baixas coberta com silpat, ou com uma folha de papel manteiga, e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 10 a 12 minutos, ou até que fiquem levemente dourados embaixo. Retire do forno e deixe esfriar completamente sobre uma grade antes de rechear.

4. Para o recheio, é só colocar um pouco do doce no meio e cobrir com outro biscoito. 

Se não estiverem recheados, os biscoitos duram até 5 dias em um pote hermeticamente fechado.

10 comentários :

  1. FICARAM LINDOS SE OS APANHASSE DEPRESSA OS COMIA.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Que perfeitos minha amiga, adorei!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Hummm delícia ^^ me lembrou os alfajors kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Esse é o tipo de coisa que se ninguém me segurar eu não paro de comer, nossa, deve derreter na boca, que delícia! :-)

    ResponderExcluir
  5. Noossa que boa idéia essa receita. Tenho um doce de leite maravilhoso lá de Minas Gerais e vou preparar e dar de presente... pois iniciando uma dieta não vou poder cometer o pecado da gula..rs... Adriana - Sabor com Letras

    ResponderExcluir
  6. Estão lindos e têm óptima cara, vontade de comer bem mais que 1 ;-)

    ResponderExcluir
  7. Stef querida, quando puder passa lá no Caldeirão. Hj postei essas maravilhas. Bom, meu marido falou que foi o docinho mais gostoso que eu já fiz. Amamos, vou repetir muito mais vezes.
    Beijocas e bom finde!

    ResponderExcluir
  8. Stef quantas delicias que tem por aqui! Agouro estou seguindo e acompanhando tudo que vc fizer!
    Bjss
    Mel

    ResponderExcluir
  9. Oi Stef!!!
    Fiz essa receita hoje e adorei. Fiz 2 receitas, uma com manteiga e outra com margarina (tive que dividir a manteiga com o maridao, que estava fazendo bombas e faltou pra mim).
    Adorei a massa com manteiga, ficou muitooo saborosa, derrete na boca, e foi facil de cortar os biscoitos.
    A massa com margarina nao endureceu no freezer, tive que por num saco de confeiteiro, e nao gostei muito do gosto hehe.
    Sua receita e perfeita, continue compartilhando sempre.
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Querida Stef... Muito prazer!!! \o/... Me chamo Simone e sou completamente apaixonada por esse "mundo açucarado e salgado" :) e passeando pela net encontrei o seu blog e me apaixonei. Parabéns pelo capricho e dedicação em compartilhar essas maravilhas. Escolhi esses biscoitinhos para serem a 1a receita e ficaram simplesmente deliciosos. Eu e minha filha devoramos... Acho q engordamos uns 2 kg kkkk. Mas acho q fiz algo errado pois a massa não endureceu. Fiz com margarina (confesso) e deixei na geladeira por qse 3h e nada. Acabei deixando no tabuleiro q abri e depois de assado eu cortei aleatoriamente (tentei fazer com cortador de coração). Pode me dar alguma dica? Se quiser conhecer um pouquinho do meu trabalho meu face é Toca das Formigas, tá? Beijinhos açucarados Simone

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...