terça-feira, 3 de abril de 2012

Risotto Trifolatti



Nas últimas semanas não sei ao certo se me faltou tempo, disposição...bravura...ou até inspiração, mas é fato que a cozinha não foi o ambiente mais habitado em minha casa. O interessante é que tanto tempo longe me fez ter uma alimentação pouco balanceada, nada nutritiva e óbvio, bem menos prazerosa do que o habitual...minha culpa em absoluto. Mas ok, sempre há tempo para correr atrás do prejuízo e os próximos dias prometem ter alguma (ou muita) agitação aqui em torno das minhas panelas.

Mas disposta a oferecer um jantar para queridos amigos no sábado e com pouco tempo disponível para prepará-lo, optei por pratos rápidos e que saberia que agradaria a todos. Por ser uma ocasião muito especial para todos nós, era um jantar comemorativo também, então o cardápio tinha que ser festivo e fazer jus ao momento em que todos nós estamos vivendo. Foi aí que corri para minha despensa e peguei aqueles ingredientes que guardamos para datas especiais, sabe? Pois é, o nosso jantar foi simples, mas bem elegante. Teve direito a foie gras, queijos franceses e até um champagne super especial trazido da França também...um deleite!

De prato principal servi esse risotto, filet ao molho de mostardas e trufas, batatas assadas com ervas e claro, uma saladinha verde para trazer frescor a tudo isso. De sobremesa fomos de Torta Ópera. No fim, o jantar foi um sucesso e tivemos ótimos momentos de boa conversa. Acho que a melhor parte é essa,  poder contar com pessoas especiais ao nosso lado e que  sabemos que sempre estarão ali para nos apoiar, comemorar e compartilhar momentos tão especiais quanto o que tivemos sábado...enfim, amizade é para isso, não é mesmo?

Beijos para vocês e uma linda terça-feira!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 4 Porções (como acompanhamento)

Ingredientes

400g de cogumelos variados (Portobello, Shitake e Paris)
Aproximadamente 1 litro de caldo de legumes
4 colheres (sopa) de manteiga
2 cebolas pequenas picadas em pequenos cubinhos
2 dentes de alho pequenos picados
1 e 1/2 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
3/4 xícara de vinho branco seco
1 colher (sopa) de tomilho picado
1 colher (sopa) de salsinha picada
1/2 pimentão vermelho picado em cubinhos
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo Parmegiano Reggiano ralado para finalizar (Na falta, substitua por parmesão)

Modo de preparo

1. Prepare os cogumelos. Limpe os cogumelos delicadamente com a ajuda de um pano úmido ou um pincel, corte os cabos e pique os cogumelos do mesmo tamanho. Em uma panela, derreta 1 colher (sopa) de manteiga e acrescente metade da cebola e metade do alho, refogue até que fique translúcida. Acrescente os cogumelos e refogue por alguns minutos (+ ou - 3 a 5 minutos), os cogumelos soltarão a água e murcharão. Tempere com sal e pimenta e refogue por mais 1 minuto. Acrescente a salsinha e o tomilho picados. Retire do fogo imediatamente e reserve.

2. Aqueça o caldo de legumes em fogo baixo.

3. Prepare o risotto. Em uma panela, derreta a 2 colheres (sopa) de manteiga e refogue o restante da cebola e do alho. Acrescente o arroz e refogue por alguns instantes até que fique translúcido (+ ou - 1 minuto). Adicione o vinho branco e mexa até que reduza completamente. Acrescente uma concha do caldo de legumes (que deve estar quente) e mexa até que o caldo reduza. Acrescente outra concha de caldo e continue mexendo. Repita a operação até que arroz esteja cozido, mas "Al Dente" (Pode ser que você não use todo o caldo). Acrescente os cogumelos, prove o sal. Se necessário acrescente mais sal ou pimenta (Cuidado para não salgar demais, pois você ainda acrescentará o queijo). Adicione o queijo ralado, o pimentão cortado e a colher restante de manteiga (essa deve estar gelada), mexa bem, tampe a panela e deixe descansar por 3 minutos. 

Sirva imediatamente. 


5 comentários :

  1. Stefânia, seu jantar ficou um luxo!!!! Não tem nada melhor do que cozinhar para pessoas que a gente gosta né?
    Bjos querida
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Lindona, que janta maravilhoso, em? Este risoto ficou muito especial e perfeito para acompanhamento de filé. Seu blog é 10!!! Bj, querida. Téia.

    ResponderExcluir
  3. Bem...com tanta coisinha boa só pode ser mesmo saboroso esse risoto. Cogumelos ficam sempre bem num prato destes :)

    Pratos rápidos é mesmo o ideal para um jantar com amigos, nessas alturas temos que desfrutar mais a companhia que estar a preocuparmos-nos com algo da cozinha :)

    ResponderExcluir
  4. Não duvido que os amigos tenham adorado este jantar!
    E as fotos... lindas como sempre ;)

    ResponderExcluir
  5. Imaginei... esse risotto, filet ao molho de mostardas e trufas, batatas assadas com ervas... Hmmmm... Certamente sucesso total! Beijos, Paula

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...