segunda-feira, 14 de maio de 2012

Bouef Bourguignon



Nessa onda de pensar o que é ou não é comfort food para mim, um almoço com um bom prato de carne e legumes me lembra muito bem os almoços de dias mais frios, que em minha infância eram preparados com primor e muito carinho pela minha mãe. Acompanhado de um arroz branco e bem soltinho, ou batatas coradas...ou até apenas o próprio cozido, eram sinônimos de comida caseira e bem feita. Quanta nostalgia daquele tempo...

Então no último domingo, com meu Amore ainda meio doentinho em casa, nada melhor do que fazer algo comfort food, não é mesmo? E já que era para fazer uma comidinha quentinha...uma comidinha boa...que tal ser a hora de testar essa delícia que é o bouef bourguignon? Mais que perfeita eu diria.

A versão que vos apresento hoje é uma adaptação da receita da Laura Calder e que definitivamente me conquistou ainda na preparação, principalmente por conta de todo aquele maravilhoso aroma invadindo a minha casa. Absolutamente delicioso! E tenho um lema, se o cheiro é bom, o gosto vai ser melhor ainda! E não foi diferente...um prato simples em sua concepção, um tanto demorado em sua preparação...mas definitivamente um deleite. 

Beijos para vocês e bom início de semana!

Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de cozimento: Pelo menos 2 horas
Rendimento: 8 a 10 Porções

Ingredientes

2kg de carne picada em cubos grandes, em temperatura ambiente (eu usei coxão mole, mas você pode usar outro corte)
2 colheres (sopa) de óleo de canola
1 colher (sopa) de manteiga
2 cenouras descascadas e cortadas em rodelas grandes
2 cebolas picadas grosseiramente
4 dentes de alho inteiros
1/4 xícara de farinha de trigo
750ml de vinho tinto (De preferência um Burgundy
4 xícaras de caldo de carne
1 bouquet garni (Amarrado de louro, salsa e tomilho)
Sal e Pimenta do reino a gosto

Para a guarnição

6 a 8 fatias de bacon cortado em lardons (tirinhas)
Cebolas pérola a gosto, descascadas
450g de champignon de paris cortados

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Tempere levemente a carne com sal e pimenta do reino (Cuidado com o sal, principalmente se o seu caldo já está temperado. Lembre-se que sempre dá para adicionar sal no fim, ok?). Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela de ferro (Daquelas que possam ir ao forno) e doure a carne em etapas. Não coloque muitos pedaços de uma vez para eles não cozinharem...a idéia aqui é só selar por fora, ok? Reserve a carne.

2. Na mesma panela, acrescente as cenouras e as cebolas picadas e deixe dourar levemente. Acrescente o alho e cozinhe por um minuto. Adicione a farinha e cozinhe por mais uns 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o vinho e deglace bem o fundo da panela. Adicione o caldo de carne e o bouquet garni. Retorne a carne a panela, cubra com um pedaço de papel manteiga e tampe-a. Leve ao forno pré aquecido até que a carne fique bem macia. Para mim foi em torno de 2 horas.

3. Enquanto a carne está no forno, prepare a guarnição. Em uma frigideira doure o bacon e depois escorra em papel toalha. Descarte a maior parte da gordura, deixando apenas o suficiente para dourar o restante dos ingredientes. Transfira as cebolas para a frigideira e doure-as. Retire e reserve junto com o bacon. Adicione os cogumelos na mesma frigideira e cozinhe até o ponto desejado (eu gosto mais al dente). Retire e reserve com a guarnição a parte. Deglaceie a frigideira com 1/2 xícara de água e deixe reduzir. Devolva a guarnição a frigideira e reserve aquecido.

4. Quando a carne estiver pronta, remova da panela e coe o caldo removendo os vegetais (eu deixei algumas cenouras). Devolva o líquido a panela e deixe reduzir até que fique um tanto mais espesso. Retorne a carne a panela e adicione a guarnição. Tampe e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, ou até que cebolas estejam cozidas e os sabores incorporarem. Corrija os temperos e sirva imediatamente.
erve.

3 comentários :

  1. Hummmmm, uma interpretação super chique de algo que minha mamãe faz bastante. carne de panela rsrsrs
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga que delícia!!!! Bom demais da conta!!!

    ** Chegou hj meu livro da Laura!!! Ai que emoção!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha aqui sua fofa Stefânia, tudo o que você faz fica lindo e delicioso. Com esse Bouef Bourguignon, sua sobremesa aqui em baixo e tudo mais, não foi diferente :)
    Saudade de comentar aqui, pois visitar sempre venho ;)
    Adorei o novo visual do blog =)
    Um abraço querida :)
    Queila

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...