terça-feira, 24 de maio de 2011

Pudim de Pão com Gengibre





Quebrar paradigmas na cozinha não é algo tão simples quanto se possa imaginar. Vai convencer quem não gosta de fígado que só por que você fez esse está uma delícia? E aquele famoso truque de mãe na hora de preparar os pratos disfarçar aqueles que não gostamos muito para que possa ser ingerido sem desconfiança? Pois é, aconteceu comigo...aconteceu com o Amore e imagino que também tenha acontecido com você.

Superei tanta coisa e hoje como praticamente tudo. Até pudim de pão. Pois é, no passado não suportava a idéia de que pudim de pão era bom...se comi foi uma ou duas vezes, mas não sei bem o que era...tinha essa restrição e era difícil essa sobremesa me apetecer. Até que um belo dia, o professor Max Sommo me retirou da escuridão do mundo sem esse delicioso pudim...tão singelo, tão sutil e tão gostoso. Confesso que após a primeira degustação não acreditei no que havia provado, mas era verdade...o tão abominável pudim de pão se mostrou ali em minha frente uma deliciosa experiência. Tão boa que resolvi repetir a dose no fim de semana e aproveitar para usar os meus internacionais e franceses, gengibres cristalizados. Chic, né? Pois é, e o pudim, com  ou sem esse gengibre, também é elegante na minha visão. Pode ser mais rústico...pode ser mais delicado...e nunca, mas nunca vai deixar de ser gostoso...

E você, já quebrou algum paradigma na cozinha?

Beijos e boa terça-feira!




Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de descanso: 1 noite
Rendimento: 6 porções

Ingredientes para o pudim

150g de miolo de pão (eu usei pão de forma)
500ml de leite
50g de mel
100g de açúcar refinado
4 ovos
Gengibre cristalizado a gosto (Se for usar o gengibre normal, rale e use em torno de 3g)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Raspas de meio limão siciliano (Opcional)

Ingredientes para o caramelo

100g de açúcar refinado
30ml de água
Suco de meio limão siciliano

Modo de preparo

1. Deixe o pão de molho por 24 horas no leite. Se for usar pão de forma, esse tempo pode ser reduzido pela metade. 

2. Faça um caramelo com o açúcar, a água e o suco de limão. Coloque no fundo da forma que for usar e reserve.

3. Pré aqueça o forno a 140 graus. Coe o pão e leve o leite que você usou para descansar o pão ao fogo com o mel e metade do açúcar. Bata os ovos ligeiramente com a outra metade do açúcar. Quando o leite levantar fervura desligue e acrescente o gengibre e as raspas de limão (se for usar). Cuidado para não talhar a mistura quando acrescentar o limão, ok? Coe o líquido sobre os ovos e bata bem. Acrescente o pão e o extrato de baunilha. Bata bem com a ajuda de um fouet. Eu parei aqui, pois queria um resultado mais rústico. Se você quiser um pudim mais delicado é só bater no processador. 

4. Transfira a mistura para a forma preparada, cubra com papel alumínio e faça um buraquinho para o ar sair. Leve ao forno em banho maria por aproximadamente 1 hora ou até que o centro esteja firme. Retire do forno, deixe esfriar sobre uma grelha e leve ao refrigerador por uma noite.

Prontinho, agora é só desenfomar e aguardar os elogios...mesmo que sejam somente os seus em seu momento sozinha na cozinha!


5 comentários :

  1. Sempre gosto de passar por aqui, acho as suas fotos chiquérrimas, de muito requinte! E as receitas, claro, apetitosíssimas!
    Este fim de semana consegui fazer meu marido comer caldo de ervilha, que sabe Deus porque, ele achava que era ruim e não se dignava a por na boca! Resultado: Adorou!
    Mas, antes tarde do que nunca não é?!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. As fotos ficaram muito bonitas... retrata bem a qualidade desse pudim! Eu gosto muito de pudim de pão, mas não faço à imenso tempo e a receita é muito diferente dessa. Agora fiquei com vontade de fazer para colocar no meu blog!

    E sim já tive que inventar umas histórias à mesa para o meu filho comer, acho que qualquer uma mãe já o fez!lol

    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Que delicia de pudim...estas fotos fazem-nos sonhar com as comidinhas nelas retratadas. Parabéns! Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Stef,
    Minha quebra de paradigma se deu quando eu comi língua sem saber, depois que soube foi um Deus nos acuda...agora vou quebrar de novo com esse pudim de pão, que o marido já disse que não vai comer...se o meu sair igual ao da foto duvido que ele resista. bjos.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    não conhecia o seu blogue e vim cá parar por acaso.
    Estou muito agradada. Tem receitas e fotos maravilhosas. Vou começar a seguir. :)

    Beijinhos
    Sofia
    http://paladarescompanhia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...