quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Filé e muitas especiarias...



Quarta-feira pós natal já foi palco de uma tímida iniciativa de começar o detox....já preparar o corpo para mais uma festa e começar o novo ano com o pé direito...ou pelo menos tentar.
Bom, e o almoço hoje foi simples, mas bem saboroso. Perfeito para receber o meu lindo Amore depois de uma manhã de pedal...afinal de contas tenho que cuidar bem do atleta de casa, não é mesmo?

Então para fugir do famoso filé grelhado, decidi fazer uma pequena crosta com muitas especiarias...muito sabor e definitivamente muito aromático. Deu um toque meio indiano na refeição e eu achei perfeito para combinar com as guarnições. Ficou saboroso, leve e deu um toque muito diferente no almoço do dia a dia. Recomendo!

E para essa semana espero trazer mais novidades...ou quem sabe apenas dicas...mas o que importa é que dessa cozinha tem saído muito mais pratos do que o habitual e eu estou adorando....

Beijos para vocês!



Tempo de preparo: 15 Minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

500g de filé (Você pode cortar em medalhões ou deixar no formato desejado)
Sal 
Pimenta chili em pó
Canela em pó
Cravo em pó
Cardamomo em pó
Páprica defumada em pó
Cúrcuma em pó
Pimenta da jamaica em pó
Coentro em pó
Azeite de oliva

Para acompanhar

Musseline de batata baroa
Milho verde refogado 
Salada de salsa e parmesão

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Tempere a peça de filé com sal. Em um pilão misture os demais ingredientes e coloque um pouco de azeite para formar uma pasta. Passe a pasta pelo filé e deixe descansar por 7 minutos na geladeira. Aqueça bem uma frigideira e coloque um fio de azeite. Doure o filé de todos os lados e leve ao forno para terminar o cozimento e chegar ao ponto desejado. Para o tamanho da minha peça de filé foram necessário 4 minutos no forno até atingir o ponto da foto.
Retire o filé do forno e deixe descansar por pelo menos 3 a 5 minutos antes de servir.

Sirva acompanhado das guarnições de sua preferência.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

E o(a) ganhador(a) é.....

Bon jour!

E então, como passaram o natal? Cozinharam para a ceia? Bom por aqui foi tudo uma delícia, além do natal comemoramos também o aniversário do Amore e claro, ele teve um dia de reizinho e pediu tudo o que queria. Não cozinhei muito, mas pelo menos o bolo de aniversário dele eu fiz...mas isso é história para outro post.


Vamos aos concorrentes para o sorteio do livro:


  1. Isabel Segui
  2. Jéssica Mendes Costa
  3. Mariana Lacerda
  4. Mariana de Brito Taricio
  5. Raquel Azevedo
  6. Lena Galvani
  7. Ana Paula Lotito Schroder Will
  8. Andréa Potsch
  9. Maria Claudia Falcão
  10. Jordana Pott Eger
  11. Erick Ferreira
  12. Luiza Cesar Portella
  13. Marivangue Martins de Souza
  14. Clauida Oliveira
  15. Mariana Mello
  16. Marcela Pieri
  17. Ana Carol Crocks
  18. Ana Paula Camargo Lazzarotto
  19. Tânia Minatel
  20. Aline Alberti
  21. Lívia Nogueira Campos
  22. Cristina Gullino
  23. Patrícia Araújo
  24. Janaína Tles
  25. Renata V S Carmo
  26. Fernanda Azenha
  27. Cyntia Mendes Aguiar
  28. Tatiana Calfat Gonçalves
  29. Beatriz Meirelles
  30. Marcella Rodrigues Andrade
  31. Joyce Ferreira dos Santos
  32. Nicolle Pinheiro
  33. Samaia Moraes Borini
  34. Beta Tiossi
  35. Tatiana Candeias
  36. Aline Maciel de Souza
  37. Patrícia Noronha Pastro
  38. Leandro D. Napolitano
  39. Stephanye Jorente
  40. Evelini Fonseca
  41. Ingrid Rodrigues
  42. Juliana Chies Vieceli
  43. Leíne Rodrigues Tosta
  44. Juliana lyra Lustosa
  45. Margareth D'Onofrio Magalhães
  46. Fernanda Carini
  47. Aline Mariah Schmitz
  48. Isabella Coelho Back
  49. Wagner Cunha
  50. Carol Cajaíba
  51. Patrícia Berquo
  52. Isadora Adler
  53. Samara Leite
  54. Clara Gisele Freitas
  55. Maia Abrahim
  56. Ana Paula Angelini
  57. Marisa Foureaux
  58. Marco Antônio Lavieri Martins
  59. Natássia Muniz
  60. Jane Élyda Bessa
  61. Suely Araujo
  62. Adriana Abbiati
  63. Aline de Sousa Dias Andrade
  64. Cristiane de Jesus Mendes dos Santos
  65. Maria Madalena Scarpinati
  66. Karine Chagas
  67. Luciana Moredo
  68. Suzimar Soares
  69. Aline da Nóbrega Oliveira
  70. Letícia Roquete dos Santos
  71. Graciana Freitas Palioto
  72. Teresa Rocha
  73. Gabriela
  74. Camila Franco
  75. Keila Linhares Alves
  76. Lídia Barros
  77. Larissa Marinho
  78. Ana Feitas
  79. Mariana Barreto
  80. Debora Mortetti
  81. Aracele Leal
  82. Joice Nogueira
  83. Maíra Cardoso
  84. Laisa Morgana Paiva
  85. Laila Costa
  86. Joyce Costa
  87. Edson
  88. Beatriz Cutilak Bianch
  89. Carla Maria de Bragança Rosa
  90. Elenara da Silva
  91. Bianca Juqueira Franco
  92. Joyane Siqueria da Silva
  93. Joicymaira Borges Ferreira Corrêa
  94. Jô Reis
  95. Vanderléia Ferreira dos Santos
  96. Rosana Valentim
  97. Adriana Dauzacker
  98. Patrícia de Aquino Araújo
  99. Telma Regina Tiepolo
  100. Vivian Franceschet
  101. Alessandra Ganz
  102. Cristina Lunardeli
  103. Alexandre H. Wienbeck
  104. Edina Loni Valentim
  105. Geanina Aparecida Gomes Sobral
  106. Patrícia M. M. Duwe
  107. Raissa M. B. Caldeira
  108. Amanda Valverde
  109. Vivan F. Pedron Isensee
  110. Beatriz C. L. Dias

E a ganhadora é....


Gabriela!

Gabriela, vou entrar em contato com você por e-mail para pegar os dados de postagem, ok? Espero que goste do presente e desejo um lindo dia de natal e feliz 2013!

E para aqueles que não foram sorteados, não se preocupem. No próximo ano volto com novos sorteios para vocês!

Beijo grande para vocês todos e que tenham um lindo dia de natal!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Spaghetti com Creme de Roquefort e Vinho Branco


Não sei se estou mais feliz por que voltei a ter mais tempo livre ou se estou mais feliz por voltar a fazer meu almoço durante a semana...na verdade os dois são complementares e ambos têm uma importância muito grande para mim, principalmente pelo fato que volto a ter aquela qualidade de vida que tanto aprecio.

Ficar longe de casa durante o almoço, fazer praticamente todas minhas refeições em restaurantes e afins ao longo da semana, só me faz valorizar ainda mais esse pequeno espaço de tempo que tiro para cuidar de mim e da minha alimentação. E não digo isso apenas pelo fato que comida de casa é sempre uma comida mais bem feita e você tem certeza dos bons ingredientes, mas também por conseguir fazer desse momento uma espécie de terapia para relaxar e voltar para a segunda parte do trabalho mais disposta. Acho que todos que têm oportunidade de almoçar em casa devem saber bem o que eu quero dizer...é impagável!

Bom, a massa que vos apresento é daquelas que todo mundo gosta: Rápida, prática e deliciosa. A tríade perfeita, não é mesmo? O vinho branco aqui não aparece tanto por conta da untuosidade do roquefort, mas posso garantir que ele faz toda a diferença...se for um vinho mais seco melhor ainda! Em menos de 15 minutos você tem um almoço elegante e muito saboroso. Combinação perfeita, não é mesmo?

Beijos para vocês e bom início de fim de semana!

By the way, já estão sabendo do sorteio de fim de ano? Querem ganhar um livro de técnicas de cozinha? Então corre e se cadastra nesse post....estou esperando vocês!




Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

200g de spaghetti (ou alguma massa longa de sua preferência)
150g de queijo roquefort (ou outro queijo azul de sua preferência)
75g de creme de ricota
1/4 xícara de vinho branco seco (eu usei um sauvignon blanc)
Noz moscada a gosto
Pimenta rosa a gosto
Nozes picadas a gosto

Modo de preparo

1. Cozinhe o macarrão em uma panela com bastante água fervente salgada até ficar al dente.

2. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho. Em uma panela de fundo grosso, derreta o queijo com o creme de ricota e o vinho branco. Tempere com a noz moscada, prove os temperos (se necessário corrija, mas cuidado com o sal) e reserve aquecido.

3. Quando a massa estiver cozida, escorra e coloque na panela com o molho (que ainda deve estar quente), misture bem e sirva imediatamente com um pouco de roquefort, as nozes e a pimenta rosa.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sorteio de Natal - Livro Técnicas de Cozinha Profissional

Não é mistério para vocês que eu adoro livros, se for relacionado a gastronomia melhor ainda! Então como é natal, época de presentear as pessoas queridas, nada mais justo do que trazer um presentinho para vocês, não é mesmo? 



O livro em questão sobre técnicas que são super úteis para tirar aquelas dúvidas do dia-a-dia e ainda aprender um pouco mais sobre técnicas de cozinha. Ele vale para aqueles que não tem muito conhecimento na cozinha até para as cozinheiras de plantão que querem apenas um livro guia para aquelas dúvidas mais técnicas, sabe? Eu tenho e gosto muito!

Bom, então você gostou? Quer ganhar um? É fácil, fácil! Vamos as regras:
  1. Deixe um comentário com seu nome, e-mail, cidade e estado (quem não seguir as regras não poderá participar do sorteio); 
  2. Os comentários devem ser enviados até o dia 23/12 as 23:59h. Tem uma semana aí para participar, viu? Tempo de sobra. 
  3. O livro Técnicas de Cozinha Profissional, da Mariana Sebess, Editora Senac, será sorteado no dia 24/12;
  4. Só poderão participar residentes no Brasil, se você não mora no Brasil e quiser participar e for sorteado, terá que informar um endereço no Brasil para que a entrega seja efetuada;
  5. O sorteio será feito através da ferramenta Ramdom (ramdom.org).

Então é isso? Estão animados? Eu estou!

Beijos e boa sorte a todos!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Macarons de Baunilha


Começando a pensar no que passou ao longo do ano, nos sonhos realizados, objetivos alcançados e nas alegrias que vivi, invariavelmente começo a pensar nos planos para 2013...nos desafios que virão pela frente, nas metas propostas, nos próximos desejos a serem realizados...fim de ano é um dos melhores momentos para isso...finalizar um ciclo e iniciar outro.

Bom, os macarons têm seu espaço nos planos para o ano seguinte. Quero aprimorar a técnica, testar novos sabores, divulgar mais esse docinho tão especial...e claro, comer alguns por que ninguém é de ferro, não é mesmo? Mas enquanto o ano não acaba e o próximo fica mais perto, nada melhor do que começar as receitinhas para o fim de ano, aqueles quitutes que agente sempre faz para presentear os amigos e as pessoas mais próximas. E os macarons figuram entres as guloseimas que sairão daqui direto para as caixinhas de presente. Assim espero e planejo...

Então a dica de hoje é recheá-los apenas com um brigadeiro de baunilha...nada muito elaborado, totalmente despretencioso e muito saboroso! Esse realmente vale a pena! 
E vamos combinar que ninguém recusa um docinho de baunilha, não é mesmo? Bom...eu espero que não, por que estão entre os planos para o fim de ano....

Beijos para vocês!





Tempo de preparo dos macarons: 15 Minutos
Tempo de secagem: 1 hora
Tempo de forno: 15 minutos
Tempo de preparo do recheio: 20 minutos
Rendimento: 60 a 70 macarons de 2,5cm de diâmetro (já recheados)

Ingredientes para os macarons

110g de claras de ovo em temperatura ambiente
40g de açúcar refinado
225g de açúcar de confeiteiro
125g de farinha de amêndoas bem fina

Ingredientes para o recheio de baunilha

1 Lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal (não substitua para margarina)
1 e 1/2 colher (chá) de pasta de baunilha

Modo de preparo

1. Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador. Bata usando a tecla pulsar, de 3 a 4 vezes, não deixando bater mais que 30 segundo em cada vez. Passe por uma peneira e reserve.

2. Bata as claras em neve na batedeira, quando estiverem com volume e já brancas, adicione o açúcar refinado em chuva. Acrescente o corante em gel e deixe bater por mais alguns instantes até que fique firme, porém flexível.

3. Para a macaronage, primeiro coloque 1/3 do merengue e misture até que fique uniforme. Acrescente o restante do merengue e envolva rapidamente com uma espátula de silicone. Tente fazer a menor quantidade de movimentos possíveis. Lembre-se de como você incorpora claras a massa de bolos, delicadamente e com movimentos envolventes...mas aqui tem que ser mais rápido e preciso, não podemos misturar demais, ok?
O ponto da massa é uniforme, porém com textura...se ficar muito líquido, provavelmente você misturou demais e a massa perdeu sua estrutura. Transfira para o saco de confeiteiro e molde os círculos do tamanho desejado sobre o silpat ou o papel manteiga (eles devem estar apoiados em uma forma).

4. Bata com a forma na bancada por 3 a 4 vezes até que todo o ar, que eventualmente possa estar dentro dos macarons saia. Coloque a forma sobre outra forma de abas baixas. Deixe descansar em temperatura ambiente por 60 minutos ou até que ao tocar o macaron, o mesmo não grude na ponta dos dedos. Deve ser formada uma casquinha.. Não deixe perto do fogão ou lugar úmido. Dê preferências para lugares frescos e secos.

5. Enquanto o macaron seca, pré aqueça o forno a 150 graus. Depois do período de descanso, leve ao forno pré aquecido por 15 a 16 minutos. Para saber se está bom, dê leves toques na superfície, ela deve estar seca e com som levemente oco. Retire do forno e retire o silpat ou papel manteiga imediatamente da forma e transfira para uma superfície fria ou gelada (pode ser a bancada da cozinha). Se a bancada não estiver muito fria, borrife água fria e assim a temperatura irá baixar e ao causar o choque térmico o macaron irá desgrudar facilmente. Nunca tente desenformar antes que eles estejam completamente frios, ok?
Se mesmo assim eles ficarem mais "resistentes"para sair da forma, leve rapidamente ao freezer e depois desenforme.

6. Depois de desenformado, guarde em recipiente hermeticamente fechado e leve a geladeira.

7. Prepare o recheio. Em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo médio, mexendo sempre, o leite condensado e a manteiga Quando levantar fervura, abaixe o fogo e continue mexendo até dar o ponto do brigadeiro médio (Ponto de recheio). Retire do fogo, acrescente a pasta de baunilha e misture bem. Disponha em um recipiente untado com manteiga e deixe esfriar. Transfira para um saco de confeiteiro e recheie os macarons.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...