sábado, 20 de fevereiro de 2010

Aussie Bread - O Delicioso Pão do Outback


Sábado é tudo de bom! Principalmente aqueles em que você acorda cedo e tem tempo livre para fazer as coisas que gosta! Hoje foi um desses dias, tanto para mim, quanto para o Amor. Ele foi andar de bike, e eu fui fazer uma coisa que adoro, comprar coisas para equipar minha Cuisine. Bom, nessa brincadeira e usei toda a manhã, claro que teve a passadinha básica no "La Palma" para fazer as comprinhas de sábado, principalmente o que precisaria para a receitinha de hoje. Mas como nem tudo é perfeito, ficou faltando um ingrediente, o tal do glúten.

Almoço? Hoje não teve. O Amor chegou do pedal matinal e, após 75km pedalando (Meu Herói), já eram quase 14:30h e aí até tomar banho e relaxar um pouco...15:40h, e em Brasília o povo gosta de almoçar cedo. Como não fiz nada em casa, o jeito foi apelar para o bom e velho sanduíche (que não estava tão bom) e de sobremesa um frozen açaí (Esse estava excelente!). Mais uma etapa cumprida, let's go back home! Hora de ir para a cozinha e fazer o pãozinho. Supimpa!
Graças a Cinara, consegui a deliciosa receita do Aussie Bread, esse delicioso pãozinho que é servido como cortesia no Outback. Fiz pequenas adaptações e não usei o glúten (por que não achei para comprar), por isso aumentei a farinha de trigo (que contém glúten) para não comprometer a textura do pão, inclui mel e cacau em pó. Deu super certo! O pão ficou muito fofinho e com um sabor delicioso. Da próxima vez vou aumentar a quantidade de melado em relação ao mel, acho que vai dar um sabor mais marcante. Eu usei a máquina de pão, mas você também pode fazer a mão que também dará certo, abaixo eu coloquei a receita dos dois modos de fazer.
De qualquer forma, com a receita abaixo o resultado foi excelente. Foi aprovado e já está marcado com o selo de qualidade do Amor! Eu também adorei! Fiz quatro pãezinhos e já foi um (em menos de 15 minutos!). Os outros também já tem destino certo, ou seja, o mesmo do primeiro...não demorarão muito para acabar...



Tempo de preparo: 15 Minutos (+ 1 1/2 na máquina, 1 hora de descanso e 35 minutos de forno)
Rendimento: 4 Pãezinhos de 15x6cm

Ingredientes


1 e 1/4 de xícara de água morna
2 colheres (sopa) de margarina
1/4 de xícara de melado de cana
1/4 de xícara de mel
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de cacau em pó (Se não tiver use chocolate em pó)
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de glúten (Não usei)
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
Fubá para polvilhar

Modo de Preparo Manual


1. Em uma superfície plana, preferencialmente de mármore ou granito, despeje as farinhas (trigo, trigo integral e centeio), o chocolate, o sal e o açúcar mascavo. Abra um buraco no meio e acrescente um pouco de água morna. Misture e vá repetindo o processo até a água acabar. Ao final, misture a margarina, o mel e o fermento. O processo gera uma massa uniforme e macia. Deixe descansar por uma hora em temperatura de cerca de 35ºC.
2. Modele os pães conforme desejado. Pode ser dividido em quatro partes e assado em formas de pão ou em porções menores. Polvilhe os pães com fubá. Coloque-os nas assadeiras, que devem estar previamente untadas com margarina e fubá, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora).
3. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Leve os pães crescidos para o forno e deixe assar até dourar, cerca de 30 minutos. Tire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Sirva com manteiga sem sal.

Modo de Preparo com máquina de pão

1. Coloque todos os ingredientes com exceção do fubá na máquina de pão. É recomendado que a ordem dos ingredientes seja seguida, ou seja, começar pela água morna e terminar pelo fermento. Ligue no ciclo “Massa” e deixe até o processo terminar. O ciclo geralmente dura 1 hora e 30 minutos.

2. Retire da bandeja da máquina de pão e realize o passo 2 do preparo manual.

3. Realize passo 3 do preparo manual.

Algumas observações:

1) A massa quando sai da máquina ainda está um pouco mole, mas com um pouco mais de farinha (apenas um punhado - muito pouco) é possível modelar. Não use muita farinha, se colocar em demasiado os seus pães poderão ficar duros. A consistência da massa deve ser mole mesmo.

3) Caso os seus pães não chegam a dobrar de tamanho durante o crescimento dentro das formas, não se preocupem. Quando forem levados ao forno eles irão crescer o suficiente. Mas lembrem-se que o tempo de crescimento não deve ser alterado e tão pouco a quantidade de fermento, ela já é proporcional a quantidade de farinhas.

5) Aqui vai vai uma dica da Cinara. Caso queira servir o pão com a manteiga parecida com a do outback, aquela cremosa e aerada é simples. Basta deixar a manteiga atingir a temperatura ambiente e bater na batedeira, em velocidade alta. Aos poucos, acrescente água gelada até a manteiga ficar areada. (Use no máximo 1/4 de xícara de água gelada para cada xícara de manteiga batida.)

Cheio de detalhes, né? Mas eu garanto, tudo vai valer a pena!

10 comentários :

  1. Esse pao e de matar, vou tentar fazer esse tb! :-)

    ResponderExcluir
  2. ai.. adoro esse pao. mas tenho coragem de fazer nao. heheh! é muito trampo! qnd eu tiver uma maquina eu faço. =)

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse pão! Já tinha visto a receita da Cinara, mas nunca arrisquei.
    Quem sabe no próximo sábado, depois da manicure, super mercado, etc etc etc. :o)

    ResponderExcluir
  4. Marina, linda! Faz mesmo, mesmo sem a máquina o resultado é tudo de bom!

    Oi Rebeca! Pois é, é trampo mesmo...mas no fim compensa, o pãozinho é uma delícia!

    Oi Ju! Tá certinha, primeiro cuide de você, depois vá para a cozinha! Mas faça o pão, você não vai se arrepender!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Stefânia, seus pães ficaram lindos, simplesmente perfeitos!! Fico feliz em saber que você aprovou a receita, e suas modificações devem ter deixado os pães ainda mais deliciosos... Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi Cinara!
    Obrigada pela receita e pelos elogios! O pãozinho realmente fez sucesso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Stefania!

    Meu, vc me fez lembrar daqueles pães de semolina enormes que vendem nas franquias do Rodoserv, Frango Assado, etc.
    É de lei eu comprar esses pães!Em casa todos adoram!
    E os pães de batata são um dos meus favoritos, com semolina então deve ficar genial!
    Anotado aqui! hahaha.
    beijão

    ResponderExcluir
  8. Hoje vou testar essa receita. Amo seu blog! Já fiz várias e todas maravilhosas!!! Por favor não pare de escrever o blog. Bjssss

    ResponderExcluir
  9. Hoje vou testar essa receita. Já fiz várias receitas do blog é uma melhor que a outra. Por favor Stefania não pare de escrever o blog, vc é sensacional!!! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olha... parabéns! Já tentei tantas vezes outras receitas e essa foi a que mais se aproximou do abençoado pãozinho! Já fiz uma vez e vou fazer novamente amanhã! Gratidão por compartilhar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...