segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pão de Queijo - Receita da Mamãe


Não tive fim de semana. Coisa ruim, né? Pois é, mas eu trabalhei sábado e domingo para entregar um relatório que o chefe precisaria para segunda. Ou seja, sem tempo nenhum de cozinha. Sem tempo para diversão! Ainda bem que o Amor é super compreensivo e nos intervalos do trabalho eu ainda ganhava beijinhos. Fofo, né?
Bom, com o fim de semana longe da cozinha eu decidi que hoje iria fazer alguma coisa que me confortasse. Nada melhor que um pão de queijo quentinho, principalmente aquele que a Mamy fazia quando eu era criança. E por falar nisso, ela esteve aqui semana passada e trouxe queijo minas, então estava tudo na mão para fazer a receita.
Enquanto eu ia para a cozinha o Amor decidiu que iria tirar um cochilo para descansar, enfim, o tempo necessário para acordá-lo com uma boa surpresa. A receita além de fácil é muito gostosa! Não podia deixar de ser também...receita da mamãe! O único problema é que sabe como são essas receitas antigas: 1 prato fundo disso, 1 chávena daquilo...eu não tinha a mínima idéia de que medidas eram essas. Solução? Disque-Mamãe! Ela fez a conversão eu deu tudo certo! Cá estou eu, de barriga cheia, com o Amor do lado e comendo um delicioso pãozinho de queijo recém saído do forno....hummmm....



Tempo de preparo: 20 Minutos (+ 15 Minutos para assar)
Rendimento: Aproximadamente 60 pães de queijo pequenos

Ingredientes

500g de polvilho doce
200g de queijo minas meia cura ralado
250ml de leite
150ml de óleo de milho
5 ovos (Ou até dar o ponto)
Sal a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Em uma panela, leve ao fogo o leite e o óleo para ferver. Enquanto isso, em uma tigela grande disponha o polvilho e misture com o sal (Tome cuidado com o sal, uma vez que o queijo já é salgado). Quando a mistura de leite e óleo levantar fervura, despeje imediatamente sobre o polvilho e misture bem. Espere esfriar por alguns instantes e acrescente o queijo ralado e misture novamente. Acrescente os ovos, uma a um, até dar o ponto de enrolar (a massa estará um pouco mole, mas ainda firme para enrolar). Lambuze as mãos com óleo e faça pequenas bolinhas, disponha-as sob uma assadeira e leve ao forno para assar até que dourem. Sirva quente.

Dica: A massa rende uma quantidade grande de pãezinhos, portanto você pode enrolar e levar ao congelador/freezer. Quando estiverem totalmente congeladas, retire da assadeira e armazene em sacos próprios para tal uso.

Outra dica é comer os pãezinhos quentes com geléia de figos (Aquela caseira que ensinei no post do sanduíche de pão italiano), com manteiga, patê de azeitonas...tudo combina bem!

5 comentários :

  1. Esse também parece bom para eu fazer hein! Já fiz pao de queijo quando era bem novinha, mas era uma receita que batia no liquidicador e coloca em formas de empadinha, mas como uma boa mineira vou tentar a tua receita viu! Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Nossa!
    Os pães de queijo! hummmmmm
    Acredita que me deu vontade de comer agora!?
    Como esse fim de semana, meu Tio João vem pra cá, acho que não custaria nada pedir pra Mamãe fazer né? rsrs

    ResponderExcluir
  3. Bom, se ela não fizer eu tenho congelado aqui em casa...faço uma visitinha e levo para vocês!

    ResponderExcluir
  4. A receitinha da sua mamy é bem parecida com a original que aprendi ( a dna Carmen- que me ensinou- usa água e leite, mas qdo testei usei só leite) gostei bastante do resultado, pena que o marido achou que faltava queijo, segundo ele, ele é que entendi de pão de queijo, já que é o mineiro da casa...rss... eu mereço!
    Bjim

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...