terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Frango Assado ao Vinho Branco e Ervas



Eu adoro sair para jantar e comer uma comida mais elaborada, pedir entrada, prato principal, sobremesa...uma taça de vinho...curtir a cia do Amore e voltar para casa feliz da vida por que comi muito bem e nem tive que passar horas na cozinha preparando uma refeição e de quebra lavar uma pia de louça depois. Tem dias que gosto de pensar que sou Diva e que mereço um descanso, sabe?

Mas tem dia que não tem jeito, é uma comida caseira que me deixa feliz! Um franguinho assado, um cozido de carne, uma farofinha....hummmmm!!! Comidinha que lembra casa, entendem? Dou um valor imenso e logo começo a indagar como algo pode ser melhor do que um prato de comida assim, simples e extremamente deliciosa!

E no último sábado foi o que aconteceu, queria uma refeição saudável, simples e muito saborosa. Na verdade comecei a preparar na sexta, pois deixei o frango marinando...sabe quando você começa a fazer algo e logo no início tem certeza que vai ficar tudo de bom? Pois é, foi assim com o meu frango assado. Ao ir preparando a marinada já comecei a imaginar os sabores que provaríamos no dia seguinte...ou seja, uma bela refeição se aproximaria.
O frango, como eu havia imaginado, ficou delicioso! Extremamente saboroso e suculento, como um bom frango assado deve ser! Os temperos foram peça chave nisso tudo, já que ao provar cada pedaço eu me deparava com cada um daqueles sabores ali...um encanto de harmonia. Tal como os acompanhamentos, que dessa vez foram batatas assadas e um refogado de milho com aspargos e vagem francesa...sem falar em uma salada de folhas verdes que foi peça principal no nosso delicioso almoço. 

E assim tive uma refeição perfeita no meu conceito: Saborosa, nutritiva, colorida e claro, com a ilustre presença do meu Amore para compartilhar tudo...

....ahhh, teve sobremesa também....mas isso é conversa para outro dia...

Beijos para vocês!





Tempo de preparo: 20 Minutos
Tempo de descanso da marinada: 1 noite
Tempo de forno: Aproximadamente 50 a 55 minutos
Rendimento: 3 a 4 porções

Ingredientes para a marinada

1 xícara de vinho branco seco
1 xícara de caldo de frango caseiro sem sal
Tomilho fresco a gosto
Alecrim fresco a gosto
1 cebola roxa grande cortada em quartos
4 dentes de alho inteiros
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
Raspas da casca de 1 limão siciliano
Grãos de pimenta branca e rosa a gosto
Sal a gosto

1/2 frango (eu usei 1 peito grande, 1 coxa e uma sobrecoxa - de um frango bem grande)
1 porção de cogumelos paris cortados em quartos

Manteiga sem sal para pincelar

Modo de preparo

1. Tempere o frango com o sal e coloque-o em uma tigela grande ou dentro de um saco próprio para marinadas. Misture em uma tigela separada todos os ingredientes da marinada. Distribua sobre o frango e feche bem o saco de marinar (ou então cubra a tigela com filme plástico). Leve a geladeira por pelo menos 8 horas ou 1 noite.

2. Passado o prazo da marinada, pré aqueça o forno a 190 graus. Disponha o frango com a cebola e o alho em uma assadeira, coloque metade do líquido da marinada e leve ao forno que já deve estar quente. Deixe assar por 30 minutos. Abra o forno e acrescente os cogumelos e pincele as peças de frango com a manteiga. Continue assando por mais ou menos 20 a 25 minutos ou até que doure. Retire do forno e disponha em uma travessa de servir.

Você pode aproveitar o caldo que ficou na assadeira e fazer um delicioso molho. É só retirar o excesso de gordura, levar o precioso líquido a chama do fogão e deixar reduzir até obter a consistência de um molho. Você também pode encorpá-lo com um pouquinho de farinha de trigo mistura em parte iguais com manteiga (mas é pouco, senão fica muito grosso e com gosto de farinha). Fica perfeito!

Obs.: O frango que usei era bem grande, por isso o tempo foi o que comentei. Você deve sempre levar em conta o forno, que são diferente, e claro, o tamanho do frango que você estiver preparando. Para ter certeza que está no ponto certo, o ideal é ter um termômetro para medir a temperatura do centro....mas se não tiver, uma boa dica é espetar uma faca na coxa, se sair um líquido transparente, ou como um caldo de frango é por que já está no ponto...se sair rosado, deixe mais alguns instantes, ok?



9 comentários :

  1. Stefânia,
    Linda receita, muito bem montada, verdadeiramente deliciosa.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Hummm! Adoro frango, este me parece delicioso.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Stefânia que lindo ficou este prato de frango, delicioso.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa refeição, a frango ficou coradinho mesmo no ponto, as batatas perfeitas e a saladinha bem nutritiva, enfim uma refeição perfeita ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá! É a primeira vez que visito seu blog. É tudo muito lindo! E parece estar muito saboroso também. Me encantei mesmo com as batatas. Ficaram lindas mesmo. Como você as fez?
    Beijos,
    Aline

    ResponderExcluir
  6. OI Aline! Tudo bem? Seja bem vinda!

    Então, primeiro eu cozinhei as batatas rapidamente (acho que deixei uns 5 a 10 minutos depois que a água começa a ferver). Depois disso eu coloquei em uma assadeira, reguei com azeite e manteiga derretida, temperei com sal e pimenta do reino, coloquei uns dentes de alho inteiros e alecrim. Levei para assar em forno pré aquecido em 200 graus por mais ou menos uns 45 minutos, dá para tirar antes...mas eu queria que ficasse com a casca bem douradinha...

    Espero ter ajudado!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Bom, o aspeto nas fotografias é mais que ótimo!!! Mas devo dizer a verdade e o que me fez para na receita foram as batatas. Adoro batatas assadas no forno e essas estão com um look que me faz crescer água na boca. O pior é que, nos assados, as batatas são o meu "calcanhar de Aquiles" e, infelizmente, não apareceram na sua receita... (acabei de ver no último comentário. obrigada.)
    De qualquer forma, parabéns pela receita. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Stefânia!

    Muito obrigada pela dica. Ajudou bastante sim! Em breve essas batatas estarão dando o ar da graça em minha cozinha. E obrigada pela recepção também. Senti que sou realmente bem vinda por aqui. Abraços e até breve!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...