quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Torta Mousse de Framboesa e Chocolate


A volta de uma viagem é sempre cheia de emoções. Sempre dá aquela vontade de ficar um pouco mais, você começa a relembrar os eventos, os momentos e aqueles pequenos, mas extremamente importantes, sentimentos que ficarão na memória. Mas claro que chega uma hora que bate aquela saudade de casa e começamos a pensar na nossa cama, nosso sofá, cozinha...até em como é legal chegar em casa depois de um dia cheio de trabalho, não é mesmo? Então, apesar de amar viajar, eu também amo voltar para casa!

Bom, e depois de apenas uma semaninha cá estou de volta. Com novidades? Algumas...mas cheia de vontade de voltar com toda energia para minhas receitinhas e claro, também compartilhar com vocês as novas descobertas.
E apesar de falar em descoberta, essa receitinha é fruto de uma experiência antes de viajar...é delicada, é bonita e é um charme de feminina, não é? Quando vi o resultado final fiquei morrendo de vontade de fazer um chá de amigas para servir...uma graça, né? Tenho certeza que elas adorariam! 

Agora de volta a realidade, vou tratar de cozinhar para o meu Amore...comer fora todo dia é bom, mas não tem coisa melhor do que comer nossa comidinha, não é?

Beijos para vocês e boa quarta-feira!


Tempo de preparo: 40 Minutos
Rendimento: 6 a 8 porções

Ingredientes para o pionono

6 ovos
60g de açúcar refinado
30g de mel
60g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Geléia de framboesa a gosto

Ingredientes para o Mousse de Framboesas

3 claras de ovo
160g de açúcar refinado
50ml de água
250g de polpa de framboesas
20ml de suco de limão
3 1/2 colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
250g de creme de leite fresco

Ingredientes para o Mousse de Chocolate

200g de chocolate meio amargo
50g de manteiga sem sal
200g de creme de leite fresco
3 claras de ovo
100g de açúcar

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Unte com bastante manteiga uma placa de abas baixas (60x40cm), forre com papel manteiga e unte novamente com manteiga. 

2. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar e o mel por mais ou menos uns 8 a 10 minutos. Retire da batedeira e acrescente aos poucos (incorporando delicadamente) a farinha de trigo peneirada com o sal e acrescente a baunilha. Disponha na placa preparada, nivelando delicadamente a superfície. Leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 8 a 10 minutos. Desenforme sobre um pedaço grande de papel manteiga polvilhado com açúcar impalpável. Distribua a geléia sobre a massa (é uma quantidade bem pequena, é só pincelar mesmo, ok?) e enrole em forma de rocambole. Leve ao congelador por alguns minutos e depois corte em rodelinhas de aproximadamente 1,5cm. Reserve.

3. Prepare o mousse de framboesas. Faça uma calda com o açúcar e a água em ponto de bala mole (118 graus). Quando a calda começar a ferver, comece a bater as claras em neve. Com a batedeira ligada, acrescente a calda nas claras e continue batendo até que atinja o ponto de merengue (Para ter uma idéia melhor, quando o preparo atingir a temperatura ambiente ele já estará pronto). Não bata muito para não ficar com a textura prejudicada. Esse preparo é se chama merengue italiano.

4. Hidrate a gelatina em 35ml de água fria. Deixe descansar por 5 minutos. Depois desse tempo, dissolva a gelatina no microondas e misture ao purê de framboesas. Adicione o suco de limão e misture. Deixe esfriar. Reserve.

5. Bata o creme de leite fresco a ponto médio (pouco antes de chegar ao ponto chantilly). Incorpore o purê de framboesas (que já estava misturado com a gelatina e com o suco de limão) ao merengue italiano. Depois disso, incorpore o creme de leite batido. Reserve

6. Para o mousse de chocolate você deve derreter o chocolate com a manteiga em banho-maria. Reserve até atingir a temperatura ambiente.

7. Misture as clara com o açúcar e leve ao banho-maria, batendo com um fouet, até que o açúcar dissolva completamente. Bata essa mistura na batedeira até que fique com a textura de um merengue (ou até que o preparo atinja a temperatura ambiente). Como o outro merengue, não deixe bater demasiadamente. Esse preparo é o merengue suíço.

8. Bata o creme de leite fresco a ponto médio (pouco antes de chegar ao ponto chantilly). Incorpore o chocolate derretido (que deve estar em temperatura ambiente) ao creme de leite batido. Depois que estiver homogêneo, incorpore ao merengue suíço. 

9. Para a montagem, forre o fundo de um aro com papel filme. Distribua as rodelinhas do pionono no fundo. Coloque o mousse de framboesa e sobre ele o de chocolate. Leve ao congelador por 2 horas, desenforme e sirva.




17 comentários :

  1. Stefânia,
    A Torta Mousse de Framboesa e Chocolate está linda e sem dúvida deliciosa, adorei.
    Beijo
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga que torta mega luxo essa! Liiinda demais!!!
    Bem vinda de volta!! \o/
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Fabuloso! Um charme de sobremesa. Ainda estou embevecida olhando o ecrã :) Parabéns por essa delícia Stef. Espero que suas férias tenham sido emocionantes, mas sabe sempre bem voltar a nossa casa :)
    Um beijinho.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Stef que tudo essa torta...vou me aventurar para as festa de final de ano.
    Estava com saudades dos seus posts.Espero que tenha se diverido mto naterrinha do tio San.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Hummmmm que bela tarte aqui está! Comida já umas quantas fatias ^^

    Beijinhos e bom fim-de-semana :)

    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nooossa amiga, essa sobremesa ficou um luxoooo! Que vontade de provar...rs
    Bjooo

    ResponderExcluir
  7. Stefania, ficou lindo demais! Confesso que também fiquei apaixonada pela louça, que é um charme!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Que linda torta!!Que capricho!!Um dia ainda quero ser assim...rsrsrs E a viagem, foi tudo que esperava?? Esse suporte de louça é realmente magnífico...amei!!!bjinhos e welcome back!!!

    ResponderExcluir
  9. que diferente ficou a apresentação!!! parece bem trabalhosa essa receita, muito mais que os seus 40 min eu levaria! rsss engraçado como em relação a sobremesas eu ainda sou tão apegada ao leite condensado da infancia. tenho que passear por outros caminhos. bjs

    ResponderExcluir
  10. Stef, você tem razão, eu também adoro viajar, mas confesso que adoro a minha casa, ficar sem fazer nada, dar um pulinho na cozinha, enfim, só relaxar assistindo alguma coisa na tv já é suficiente. Agora, essa tortinha ficou mesmo um mimo, super delicada! Essa chef tá ficando profissional demais, hein?!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi Meninas! Saudades de vocês!

    A viagem foi super legal...pena que foi rapidinha...mas logo logo tem férias denovo...

    Beijos e obrigada por serem tão queridas!

    ResponderExcluir
  12. Huuuuummmm! Que coisa mais linda :) Voltou com tudo hein moça :)) Adorei!
    Esse risoto aí de cima tá um sonho :o
    Beijos,
    Queila

    ResponderExcluir
  13. Bonita demais essa torta, fiquei com água na boca...aliás, vir aqui e não ficar encantada é difícil!!
    Bom fds...

    ResponderExcluir
  14. Stefânia,

    Que obra de arte esta sua torta. Fiquei encantada!
    Você é muito talentosa. Parebéns!!!

    Beijos :)
    Tania

    ResponderExcluir
  15. Fizemos essa torta essa semana, que inclusive eu a trouxe inteira pra casa. rs... Gostei da forma com que você montou a sua, achei bem mais charmoso assim, na minha o pionono (rocambole)por baixo e nas laterais.

    Adoro seu blog, todo dia conheço um pouquinho mais.

    Bjuuu!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...