23:33h e eu ainda estou com energia total. Acabo de chegar da aula, e depois de um banho relaxante, uma xícara de chá achei que iria conseguir ficar quietinha, mas não...ah não, tô aqui...quase que a mil, então nada mais justo do que ligar o computador e compartilhar com vocês essa delícia que foi meu almoço de hoje.
Foi rápido, delicioso e auto suficiente. Para não dizer que meu almoço foi prato único, eu fiz uma saladinha deliciosa com queijo de cabra, e fiquei apenas pensando em como pequenos momentos trazem tamanha satisfação. Acho que toda refeição deveria ser assim. Sim. Toda refeição deveria transmitir essa deliciosa sensação de satisfação, mas não apenas a satisfação do corpo, mas aquela que invade a sua mente e te deixa feliz. Refeições como a de hoje me deixariam mais tranquila...ah simmmmm....
Beijos e uma linda terça-feira para vocês!
Tempo de Preparo: 25 Minutos
Rendimento: 4 Porções
Ingredientes
4 Medalhões de Filé Mignon
Sal e Pimenta do reino a gosto
Azeite para grelhar a carne
Para o molho
1 xícara de vinho tinto seco (eu usei um cabernet)
1 échalote picadinha (se não tiver use uma cebola rocha bem pequena)
3/4 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano (se usar o tahiti, diminua a quantidade)
1 colher (sopa) de salsinha picadinha
Sal e pimenta do reino a gosto
Para finalizar
1/2 xícara de vinho tinto
2 colheres (sopa) de água
Modo de preparo
1. Misture o vinho com a échalote e leve ao fogo médio em uma panela pequena. Deixe reduzir até que atinja a 2 colheres (sopa), aproximadamente 12 a 15 minutos e deixe esfriar. Enquanto isso, em uma tigela, misture a manteiga com o suco de limão e a salsinha. Acrescente a mistura de vinho e échalote (que deve estar fria) com a manteiga, acrescente 1/4 colher (Chá) de sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
2. Tempere os medalhões com sal e pimenta e pincele com o azeite. Grelhe-os de ambos os lados até o ponto desejado, se preferir termine a cocção no forno. Retire-os da frigideira e mantenha-os aquecidos. Na mesma frigideira, adicione o vinho restante e a água para deglaçar o fundo da frigideira. Deixe reduzir até obter aproximadamente 1 colher de (sopa) líquido. Remova do fogo e deixe esfriar por aproximadamente 1 minuto e meio. Acrescente a manteiga de vinho reservada e misture vigorosamente até emulsionar o molho.
Sirva imediatamente sobre os filets que estavam reservados.
Que aspecto divino. bjz
ResponderExcluirAi que delícia, fiquei com água na boca... ainda bem que já é hora do almoço ...rsrsrs bjinhos!!!
ResponderExcluirHummmm, deve ter ficado uma delícia, eu faria outro acompanhamento, não gosto muito de queijo de cabra, mas esse filé aí....
ResponderExcluirFicou muito bonito. É muito difícil fazer um registro bonito de carne assim... Geralmente elas não são muito fotogênicas. O sabor deve ter fica mais que especial. Abraços, Adriana.
ResponderExcluirQue delícia!!!Além de super saudável e saboroso!!
ResponderExcluirSuculento... devia estar delicioso, e apresentação, como sempre, perfeita!
ResponderExcluirBeijos
Nossa Stef, com um almocinho desses eu certamente ficaria feliz até de noite mesmo!! :P
ResponderExcluirBeijo!
Concordo cm você, toda refeição deveria nos trazer essa satisfação.
ResponderExcluirBj,
Lylia
Hum, que maravilha, Stef! bjos
ResponderExcluirÉ o blog mais fino que visito! Serve de GRANDE inspiração para meus pratos! Adorei o prato e até arriscaria comer carne só por ele.
ResponderExcluirSó a foto já da vontade de comer de tão linda que está ...
ResponderExcluirabraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com
Stefânia querida! Você tem o dom de fazer carnes maravilhosas! Toda vez que entro aqui no seu blog fico doida pra chegar logo o horário de ir pra casa para preparar essas belezuras!
ResponderExcluirJá fiz a sua receita com manteiga de mostarda e vou fazer esse com certeza!
Mais uma vez parabéns pelo blogs!
beijos
sarah