sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bacalhau de Forno



Uma das vantagens de estudar gastronomia, além de aprender um monte de coisas novas (é claro), é fazer novas amizades com pessoas que tenham interesses parecidos. No ultimo semestre conheci pessoas incríveis, ficamos amigos, nos reunimos fora das aulas e claro, trocamos receitas.
Já provei o delicioso Bolo da Felicidade que a Querida Laura fez, comi o melhor gratinado de batatas que já provei até hoje na casa da Malu, ganhei beterraba do Marcelo, aprendi muito com a Lílian e recebi essa receita fabulosa do Leocyr, na verdade eu pedi a receita...já que depois que vi a foto decidi que meu almoço do dia seguinte não podia ser outro, seria esse bacalhau.

A receita, ou quer dizer, a dica - já que não tinha muita medida, foi adaptada de uma revista que ele encontrou, não me lembro bem mas acho que o nome da revista é "Gosto", alguma edição de 2009...a memória está ruim, não reparem, ok? Mas o fato é que foi um dos melhores jeitos que já preparei bacalhau, ficou bem suculento e os sabores foram muito bem absorvidos pelo bacalhau, realmente delicioso!

Essa não teve controle de qualidade do Amore pois ele não come bacalhau, para ele foi um almocinho comfort e também fez sucesso (Bife, batata e salada), mas acredita que quando ele viu achou tão bonito que até quis provar? Quem sabe um dia mudo a opinião dele, não é? Com um bacalhau tão bom assim acho que não falta muito não...

Beijos para vocês e boa sexta-feira!

Tempo de preparo: 30 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

4 postas de bacalhau dessalgado
1 pimentão vermelho cortado em tiras
1 pimentão amarelo cortado em tiras
1 cebola média cotada em meia-lua
1/2 xícara de azeite de oliva extra-virgem
6 ovos
4 batatas médias
Azeitona pretas
Pimenta do reino a gosto
Salsinha a gosto
Se necessário, sal a gosto

Modo de preparo

1. Escalde o bacalhau em água fervente, retire as espinhas e reserve. Leve uma panela com água ao fogo médio, quando levantar fervura, coloque os ovos e deixe cozinhar por 9 a 10 minutos a partir do momento que chegar a ebulição novamente. Quando estiverem cozidos, descasque e corte em rodelas. Reserve.

Pré aqueça o forno a 200 graus.

2. Leve as batatas com cascas para cozinhar a partir de água fria. Quando estiverem cozidas, descasque e corte em rodelas. Reserve.

3. Enquanto os ovos e as batatas cozinham, refogue os pimentões e a cebola no azeite. Deixe refogar por mais ou menos 5 minutos, ou até que fiquem bem macios. 

4. Para a montagem. Coloque as rodelas de batatas no fundo de um refratário, disponha as postas de bacalhau sobre as batatas, cubra com os pimentões e a cebola refogada aproveitando o azeite. Tempere com pimenta do reino, disponha os ovos e coloque um pouco de sal sobre cada rodela do ovo. Complete com as azeitonas e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 15 minutos, ou até gratinar. 

Retire do forno, adicione um pouco de azeite extra-virgem e sirva imediatamente.

3 comentários :

  1. Stef, que carinha deliciosa ficou o bacalhau! Adorei! Que coincidência, fiz bacalhau ontem aqui em casa tmb! Só que fui de brandade. A sua receita já está anotada! beijos

    ResponderExcluir
  2. Maravilha amiga fazes sempre magia com as receitas, e que bom aprendermos com os outros e provar as receitas feitas pelos outros...bjokinhass

    ResponderExcluir
  3. Oi Stef, não sou muito de cozinhar mas este ano eu perdi minha cozinheira e estou tendo que me virar, não é fácil. Pois bem, nessa Páscoa arrisquei e fiz um bacalhau no forno, parecido com este, ficou de lamber os beiços! É uma receita que não tem erro! Fica boa demais! BJs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...