quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Gnocchi alla Sorrentina

Lembram do molho bolentina que comentei aqui? Pois é, foi nessa receita que tudo começou, no famoso e delicioso Gnocchi a Bolentina que meu sogro faz na casa dele. Essa receitinha é especial também por  outros motivos, além é claro de ser deliciosa. Ela é um dos primeiros preparos que fiz a partir de gnocchi. 
É uma daquelas receitas que vai agradar a todos quando você fizer em um jantar, sejam seus convidados vegetarianos ou não. É uma combinação tão simples, mas clássica de sabores que por definição não poderia dar errado...é um prato chave e que sempre impressiona pelas lindas cores que apresenta na hora de servir, quase uma homenagem a Itália (que amo de paixão).
Por fim, quero agradecer a todos vocês pelo carinho no dia de ontem, pelas mensagens no blog, telefonemas carinhosos, pelos e-mails fofos e mensagens no facebook. Vocês realmente fizeram meu dia melhor!
Beijo grande e boa quinta-feira!



Tempo de preparo: 1 hora (com o gnocchi congelado, resumi para 20 minutos)
Rendimento: 4 porções

Ingredientes para o Gnocchi

1 Kg de batata
Noz moscada ralada na hora
Aproximadamente 300g de farinha de trigo (Pode ser que use um pouco mais para polvilhar)
2 gemas
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino

Ingredientes para o molho

2 latas de tomates pelados
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho grande picadinho
Sal e Pimenta do Reino a gosto

Folhas de Manjericão para decorar
Rodelas de mussarela de búfala para gratinar

Modo de preparo

1. Prepare o gnocchi. Coloque as batatas com casca em uma panela com água fria e tampe. Quando ferver, diminua o fogo e deixe por mais 20 minutos, até que estejam bem cozidas. Retire do fogo e escorra. Descasque as batatas enquanto ainda estiverem mornas e passe-as no espremedor, para fazer uma massa leve e macia. Coloque o purê em uma tigela grande e junta e noz-moscada e tempere. Acrescente metade da farinha de trigo, a gema, a manteiga e o queijo parmesão e misture delicadamente o mais rápido possível (Se necessário acrescente mais farinha), com os dedos até adquirir uma consistência grumosa.

2. Retire da tigela e amasse cuidadosamente em uma superfície limpa até que forme uma massa suave e maleável. Acrescente mais farinha se a mistura estiver muito úmida, mas cuidado para não trabalhar demais a massa, pois o gnocchi pode perder a leveza.
3. Divida a massa em 3 pedaços e faça rolos da largura de um dedo. Corte em pedaços pequenos (Aprox. 2,5cm) com uma faca afiada. Passe para uma assadeira forrada com farinha e deixe descansar por 10 a 20 minutos.

4.Prepare o molho. Abra a lata de tomates e retire as sementes. Reserve o suco do tomate e pique os tomates em pedaços irregulares. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola com o alho. Adicione os tomates cortados e o suco dos tomates, tempere com sal e pimenta  e deixe apurar por aproximadamente 20 minutos. Reserve.

Pré aqueça o forno a 250 graus.

6. Disponha água em uma panela, coloque 1 colher (chá) de sal, e leve a ferver cozinhe os gnocchis até que eles subam a superfície. Com a ajuda de uma escumadeira, retire os gnocchis da água e coloque no refratário que for gratinar, cubra com o molho e distribua o queijo a gosto. Leve ao forno por aproximadamente 5 a 7 minutos, ou até que o queijo derreta bem.

Retire do forno e decore com as folhas de manjericão rasgadas. Sirva imediatamente e espere os elogios que virão...por que eles não faltarão mesmo!


5 comentários :

  1. Bom dia Stef, nesse frio que está aqui em Curitiba, esse prato seria mais do q perfeito!!!!!! Lindo, adorei, sou louca por gnocci, que vontade de comer o seu :)
    Bjos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  2. Humm.. anotada na minha lista de próximas receitas....como passou de aniversário?? bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito apetitoso esse gnocchi, Stef!
    To louca de vontade de fazer uma massinha caseira... quem sabe nesse fim de semana eu me anime!
    Bjos,
    Heide

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef,
    Que lindo ficou seu gnocchi, assim fica dificil não ganhar elogios né!
    E ai, como foi a festança?
    Bjim

    ResponderExcluir
  5. Voltei a uma semana da italia e comi um Gnocchi alla Sorrentina em Veneza que me deixou maluco!!! Nunca tinha provado....é simplesmente divino!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...