quinta-feira, 14 de julho de 2011

Penne a Bolentina
























Aqui em casa só eu que vou para a cozinha, o Amore não cozinha, mas ele é ótimo para dar palpites no que quer comer. Um bom exemplo é esse molho, o nome é uma criação dele e motivo de discussão com o meu sogro. Por que? Bom, por que como todo bom italiano, o meu sogro é daqueles que gosta da boa e tradicional comida italiana, sabe? A comida da Mama e da Nona. Além disso ele é bom cozinheiro também! Faz o melhor molho bolonhesa que já comi até hoje.

Bom, mas o que isso tem a ver com o nome de batismo desse molho? Pois bem, o meu sogro costuma comemorar os aniversários dele com uma noite de comida italiana preparada por ele. Normalmente é servido gnocchi, que é a especialidade da casa. Nos últimos anos ele costumava sevir o gnocchi a bolonhesa e outro a sorrentina. Bom, foi daí que o Amore falou: "Ah Pai, eu quero os dois...coloca o melhor de cada um no meu prato, ok? Quero um bolentina!". O meu sogro não gostou nada no início, mas acabou cedendo ao pedido do Amore. Coisas de pai, né?

O fato é que agora o bolentina é o mais pedido nesses jantares. O que é bom! Visto que realmente é delicioso...mas tenho certeza que faz muitos italianos revirarem por aí...vai entender, né? Eu só sei que bolentina, bolonhesa ou sorrentina...qualquer um deles é uma excelente pedida! Adoro!

Bom, mudando um pouco de assunto...hoje é minha cirurgia. Ficarei uns 15 dias de molho em casa, mas acho que antes disso consigo ir na cozinha preparar uma ou outra guloseima para nós, ok? Alguns posts estarão programados...mas a frequência provalvemente deve diminuir...por uma boa causa é claro, não é?

Torçam por mim, ok?

Beijo grande!



Tempo de preparo: 1 hora e 45 minutos (eu já tinha congelado...reduzi para 15 minutos)
Rendimento: 3 a 4 Porções


Ingredientes para o molho

1 colher (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola pequena picada
1 talo de salsão picado
1/2 cenoura picada
300g de carne moída (Use uma carne magra)
1/3 xícara de vinho branco seco
1/3 xícara de leite
Uma boa pitada de Noz-Moscada ralada na hora
400g de tomate em lata picado
200 a 300ml de caldo de galinha
Sal e Pimenta-do-reino

350 a 400g de penne ou outra massa de sua preferência
150g de mussarela de búfala fatiada 
Folhas de manjericão para finalizar

Modo de preparo 

1. Derreta a manteiga e o azeite em uma panela com fundo reforçado, em fogo baixo. Acrescente a cebola, o salsão e a cenoura e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minuto até ficarem macios e sem cor. Acrescente a carne e tempere com o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo médio, até que a carne fique rosada.
Coloque o vinho e deixe ferver, cozinhe lentamente por 15 minutos, até o vinho evaporar. 
Adicione o leite e a noz moscada e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até evaporar o leite. Junte os tomates e cozinhe sem a tampa em fogo muito baixo, por mais ou menos 1 a 1 hora e meia (Depende do seu tempo). O molho fica bem grosso, por isso acrescente o caldo de galinha aos poucos cada vez que o molho começar a grudar.

2. Pré aqueça o forno a 220 graus. Cozinhe a massa água salgada abundante de acordo com as instruções do fabricante. Como é uma massa que será gratinada, eu deixei em torno de 2 minutos menos (depende da massa que for usar, ok?) para não ficar muito mole. 
Escorra a massa, coloque em um refratário que será levado ao forno (aqui eu coloquei no prato mesmo), cubra com uma quantidade generosa do molho, distribua a mussarela de búfala por cima e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 5 a 10 minutos, ou até que o queijo derreta bem.

Decore com as folhas de manjericão e sirva imediatamente.


O vinho escolhido para harmonizar com o prato foi um espanhol, vindo da Ribeira del Duero e a bodega é a Arrocal, que dá mesmo nome ao vinho.

9 comentários :

  1. Adorei essa idéia, quero muito provar, parece deliciosa. Boa sorte na cirurgia, volte logo! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  2. Stefânia, ficar uns dias longe da internet tem suas vantagens. Quando voltamos, blogs lindos como o seu estão recheados de novidade! Adorei tudo, mas em especial este molho. Acho que sou parecida com seu sogro, mas na cozinha francesa. Gosto dos clássicos. Mas uma chacoalhada de vez em quando vai muito bem... parabéns e boa sorte com a cirurgia! beijos

    ResponderExcluir
  3. Boa sorte na sua cirurgia!!!sentiremos saudades!!! Que vc tenha uma boa recuperação e volte logo!!!bjinhos!!e adorei o prato....

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef, espero que já tenha feito a cirurgia e que esteja tudo bem...
    Adorei o molho, vou levar a receita! O prato ficou muito apetitoso e as fotos super lindas!
    Bjim e até breve...
    Dri Dauzacker

    ResponderExcluir
  5. Olá, Stef!!! Boa sorte na cirurgia e que Deus ilumine os seus caminhos.

    Beijus

    Isabel Segui

    ResponderExcluir
  6. Stef querida, aqui em casa sempre que faço os 2 molhos a galera mistura mesmo! E eu também acho delicioso, parece que o sorrentina dá uma leveza ao bolonhesa, né?

    E boa sorte na sua cirurgia, espero que vc volte logo!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. Seja lá o nome que tiver é de dar água na boca!
    Vou experimentar com certeza!!
    Sucesso em sua cirurgia!

    ResponderExcluir
  8. Humm
    Massa é comigo mesmo!
    E essa ta com uma cara DELICIOSA!
    ADOREI!

    Força ai.. tudo ira correr BEM!

    Beijo Pequena JÊ

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...