Dia desses fui fazer uma visita a meus pais e pedi para minha mãe para dar uma olhada nos cadernos antigos de receita que ela tem. Sabe aqueles que são cheios de colagens e escritos todos a mão? Pois é, minha mãe tem dois desses que sempre considerei um tesouro. Receitas da minha avó, receitas das amigas que ela foi trocando, receitas dela...e é claro todas com aquele detalhe carinhoso, escritas pela minha mãe.
Bom, além de ver os cadernos e folhear tive uma surpresa, minha mãe me deu os cadernos e eu voltei para casa tão feliz que no mesmo dia comecei a marcar as receitinhas que gostaria de fazer. Primeiro para matar a saudade, segundo para fazer uma homenagem a minha mãe e terceiro para que o Amore possa provar comidinhas que desde a minha infância fizeram com que eu me apaixonasse mais a cada dia pela gastronomia.
Comecei então pelo bolo de cenoura que sempre estava presente em nossas tardes. É uma daquelas receitas de mãe mesmo, super prática e rápida de fazer, mas que mesmo assim nunca deixam o sabor de lado, deliciosas por definição! Foi uma excelente opção para deixar como comidinha para o Amore durante a minha viagem a Manaus no início da semana, ele adorou o carinho e é claro o bolo em si! Aproveitei e preparei um brigadeiro de colher para acompanhar...
...e assim como fazia sucesso na minha infância, esse bolinho deixou o Amore super feliz! Tem dia que parece que tudo fica perfeito, não é?
Tempo de preparo: 15 Minutos
Tempo de forno: 40 Minutos
Rendimento: 2 Bolos (do tamanho da foto)
Ingredientes
3 cenouras médias descascadas e cortadas em pedaços pequenos
2 e 1/4 xícaras de açúcar cristal
1 xícara de óleo de canola
1/2 xícara de iogurte (eu usei um de cenoura mesmo)
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
Modo de preparo
1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte 2 formas de buraco no meio com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Reserve.
2. Peneire o fermento em pó com a farinha de trigo e reserve em um bowl. No liquidificador bata a cenoura com o açúcar, o óleo, o iogurte e os ovos até obter uma mistura bem homogênea. Retire do liquidificador e coloque a mistura em uma tigela grande. Acrescente aos poucos os ingredientes secos com movimentos envolventes até que esteja bem misturado. Cuidado para não mexer demais...isso pode deixar o seu bolo duro.
3. Distribua a massa na assadeira previamente preparada e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 40 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Ficou lindo seu bolo de cenoura!
ResponderExcluirAdoro fazer.
Abraços.
Silmara
www.casaefogao.blogspot.com
Eu amo bolo de cenoura e sempre procuro receitas diferentes pra testar... Essa sua já está na fila =D
ResponderExcluirParece q ficou tãooo fofinho esse bolo...
Beijos
Lari
que maravilhoso, bjs
ResponderExcluireste bolinho está a chamar por mim, com este aspecto delicioso, já marchava esta fatia.
ResponderExcluirbjs
http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/
Bolo de cenoura também é um clássico da minha infancia! Adorei a forma do bolo, e da receita, claro!
ResponderExcluirBeijos,
Heide
Nunca provei bolo de cenoura com iogurte, mas deve ser muito bom.
ResponderExcluirbjs
Eu amo bolo de cenoura.... tenho uma receitinha otima e facil para fazer e amo. Sempre faco esta. Tb. tenho uma receitinha otima de bolo de iogurte que amo tb, faco quando quero um bolinho para um cafezinho, sem mta firula..kkk
ResponderExcluiragora este bolo de cenoura e iogurte, farei com certeza pois amo as dois tipos de bolos e juntos deve ficar perfeito.
Agora aonde vc comprou esta forma ??? tenho uma de silicone que e quase parecida com a sua forma de bolo mas acabei de fura-la e quero comprar outra pois amo formas de bolo.
bjs
Fabi
Oi Meninas!
ResponderExcluirQue bom que vocês gostara...receitinha de mãe não tem erro, né? Sempre dá certo!
@Fabi,
Essa forma era da minha mãe. Ela me deu há um tempo atrás por que eu sempre adorei o formato...acho que deve ter uns 20 anos ou mais...só que tá com carinha de 2, está inteirona...rsrsrs!
Eu vi uma parecida para comprar lá em Orlando, mas acabei deixando de lado...aqui no Brasil nunca vi igual, mas com certeza se procurar acha.
Beijocas Queridas!
Pô, eu fiz mas acho que não deixei assar o bastante. Ficou quase uma hora no forno e me deu medo da coisa queimar. :(
ResponderExcluirOi obrigado por responder. ;-)
ResponderExcluirEu vi umas da wilton, parecida.
Ai que otimo pegar reliquias da mamae..... eu nem da minha vo peguei nada e minha mae nao e mto fan destas coisas nao....kkkk
bjs
Fabi
Ola Stefânia Tissot,o bom esta lindo vendo a receita parece fácil de fazer vou fazer e com certeza vai ficar no meu livro de receitas.Muito Grata
ResponderExcluirhttp://sirlenelacerda.blogspot.pt/
Parece gostoso!
ResponderExcluir