sábado, 6 de março de 2010

Risotto de Cogumelos


As vezes é realmente difícil me controlar. Com minha rotina sabática inalterada, lá fui eu, a caminho do La Palma. A idéia era comprar alguns queijos e frios para abastecer minha geladeira (Uma mania que tenho é comer queijos diversos - quase que diariamente), e não há lugar melhor perto de casa para isso. Continuando a rotina, dei a volta em todo o mercadinho...onde paro? Na seção dos cogumelos! Hummmm! Não tinha a menor idéia do que fazer com eles, mas estavam tão lindos que eu teria certeza que uma idéia logo viria. Acabei comprando 3 tipos (Até agora não sei por que não comprei 4 ou mais tipos....). A idéia? Ahhhh, essa veio 5 minutos depois. Um risotto com mix de cogumelos...o que sobrasse seria a idéia do dia seguinte! Calzone! (Mas fica para amanhã mesmo, viu?!rsrs).

Compras feitas, cardápio decidido! Hora de ir para cozinha!

Um risotto como sempre é um prato rápido e muito saboroso. Esse em particular, superou minhas expectativas e inclusive, "melhor que dos restaurantes"...palavras do Amor. Cremoso, al dente, vibrante, com sabor marcante...acho que basta, né? Todos convencidos!



Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

250g de cogumelos variados (Eu usei Portobello, Shitake e Shimeji)
3 xícaras de caldo de frango ou legumes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola média picada em pequenos cubinhos
2 dentes de alho pequenos picados
200g de arroz arbóreo (1 xícara)
1/2 xícara de vinho branco seco
1 colher (sopa) de tomilho picado
1 colher (sopa) de salsinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto
Queijo Parmegiano Reggiano ralado para finalizar (Na falta, substitua por parmesão)

Modo de preparo

1. Prepare os cogumelos. Lave delicadamente, corte os cabos e pique os cogumelos do mesmo tamanho. Em uma panela, derreta 1 colher (sopa) de manteiga e acrescente metade da cebola e metade do alho, refogue até que fique translúcida. Acrescente os cogumelos e refogue por alguns minutos (+ ou - 3 a 5 minutos), os cogumelos soltarão a água dos mesmo e murcharão. Tempere com sal e pimenta e refogue por mais 1 minuto. Acrescente a salsinha e o tomilho picados. Retire do fogo imediatamente e reserve.
2. Aqueça o caldo de frango em fogo baixo.
3. Prepare o risotto. Em uma panela, derreta a manteiga restante e refogue o restante da cebola e do alho. Acrescente o arroz e refogue por alguns instantes até que fique translúcido (+ ou - 1 minuto). Adicione o vinho branco e mexa até que reduza completamente. Acrescente uma concha do caldo de frango (que deve estar quente) e mexa até que o caldo reduza. Acrescente outra concha de caldo e continue mexendo. Repita a operação até que arroz esteja cozido, mas "Al Dente" (Pode ser que você não use todo o caldo). Acrescente os cogumelos, prove o sal. Se necessário acrescente mais sal ou pimenta (Cuidado para não salgar demais, pois você ainda acrescentará o queijo). Adicione o queijo ralado, tampe a panela e deixe descansar por 3 minutos. Sirva imediatamente. Decore com folhas de tomilho.


4 comentários :

  1. Ai, que fome!!! diante da gororoba que como quase todo dia no trabalho...deu uma vontade enorme de tentar isso num dia de folga. Só falta o dinheiro pra comprar os ingredientes...rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Bella!
    Poxa, um risotto assim vai muito bem mesmo viu! Mas olha, faz em uma ocasião especial...usa só um tipo de cogumelo...e quanto ao arroz, hoje em dia no supermercado você também encontra algumas marcas próprias para risotto com valores mais em conta. Então o valor final não vai ficar tão caro. Você vai ver que realmente vai valer a pena.

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Uau, que risoto mais apetitoso.
    Adoro cogumelos!
    Se você encontrar cogumelos ostra (Pleurotus) compre também, vale a penda.

    Antes de ler sobre o risoto li sobre os folhados. Imagine que delícia um folhado de cogumelos. Hmmm deu água na boca.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ju, que idéia maravilhosa! Ainda tenho um pacote de massa folhada, com certeza vai ficar delicios!

    Pois é, eu nunca comi esse tipo de cogumelo. Vou testar e depois te conto.

    Olha, tô procurando aquela receitinha que te prometi, viu? Só que ainda não decidi o que fazer...mas logo sai!

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...