terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Baccalá al Cartoccio - Bacalhau em Papilote



Depois de almoço como esse sempre me bate uma sensação diferente. Na verdade o que me vem a cabeça é até um questionamento: Por que eu demoro tanto tempo para fazer comida mediterrânea quando ela é uma das minhas favoritas? Bom, vai entender...nem tudo eu consigo explicar. Por exemplo o fato de nunca ter feito trufas quando eu as adoro...não conhecer o Nordeste quando eu o acho lindo...não fazer exercícios quando eu quero emagrecer? Coisas de mulher?! Não...não podemos nunca generalizar...coisas de Stefânia...

Bem, a receita é super simples, como qualquer preparado em papilote. Embora muita gente pense que dá muito trabalho fazer almoço para uma pessoa só, ou que levaria muito tempo...esse prato definitivamente quebra todos esses paradigmas, preparei em menos de 10 minutos e o tempo de cocção foi em torno de 20 minutos. Ou seja,   esses não seriam os motivos para não prepará-lo, ok? 
Agora falando em sabores, é difícil reproduzir em palavras aquilo que comemos quase sonhando. Acho que posso descrever assim esse bacalhau...seria com certeza um prato que eu comeria nos meus melhores sonhos...
O peixe desmancha, a delicadeza das batatas o completam...e as azeitonas Kalamata fecham com chave de ouro...seria meu prato preferido de peixe? Bom, ainda não enquanto existirem camarões por aí...mas com certeza no top 5 eu poderia classificá-lo...considerando que pelo menos os 3 primeiros lugares estariam entre pratos com camarão...

....como não resistir, hã? Simples, não resista!



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de forno: 20 Minutos
Rendimento: 4 Porções

Ingredientes

120g de batatas fatiadas finamente
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/2 colher (sopa) + 1 colher (chá) de orégano fresco (se não tiver não troque pelo seco, use outra erva)
4 postas de bacalhau dessalgado com aproximadamente 130g cada uma
4 fatias de limão siciliano
2 dentes de alho fatiado finamente
1/4 xícara de azeitonas Kalamata (se não tiver, use as pretas normais)
1/4 xícara de folhas de salsinha
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 200 graus. Tempere as fatias finas de batata com sal, 1 colher (Sopa) do azeite e 1/2 colher (sopa) de orégano fresco.


2. Corte quatro quadrados grandes de papel manteiga. Dobre-os ao meio uma vez e corte-os em formato de coração. O papel deve ter um tamanho razoável, pois você irá colocar o peixe e os legumes sobre ele e ainda fechá-lo. Já na assadeira que vai ao forno, coloque o papel no fundo e em cada um, adicione 1/4 das batatas, a posta de bacalhau, as azeitonas, as fatias de alho e salpique metade da salsinha e o restante do orégano e  o restante do azeite de oliva. Coloque a fatia de limão sobre o bacalhau. Caso seja necessário, tempere o peixe. Como o meu ainda tinha um pouco de sal eu não usei nenhum tempero.

3. Para fechar o papilotte, vá dobrando as bordas, começando por cima, até que chegue as extremidades. Essa etapa é muito importante, pois o peixe deve estar bem embalado (o ar não pode sair) e ao mesmo tempo deve haver espaço para que o vapor circule internamente. 

4. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 8 a 10 minutos. Retire do forno e espere 2 minutos antes de abrir o papilotte. Corte o papilotte por cima e sirva imediatamente.

 Fonte: Epicurious




12 comentários :

  1. Muito chique, comida de chef! Parabéns...
    Bj
    Deborah

    delicias1001.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Querida, vc transforma o que é simples em elegante.. chique! Todos os pratos que vc posta aqui combinam muito com vc!

    Nos vemos sábado! Desta vez eu não fujo!
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Ah adoro peixe no papilote!!!e além de tudo é super saudável né? eu estou precisando entrar numa dieta...estou numa correria, acabo perdendo em qualidade de alimentos... Ai amanhã tenho palestra em um restaurante italiano... é vou ter que ser saudável outro dia...rsrsrs bjinhos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente leve e ao mesmo tempo marcante. Parabens mais uma vez! Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dé,

    Obrigada Querida! Ficou bem gostoso!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh Glauzita, assim fico convencida! rsrs

    Obrigada de coração, viu? Você vale ouro!

    Beijos e até sábado!

    ResponderExcluir
  7. OI Cíntia!

    Realmente, é um tipo de preparo super saudável...eu adoro! E esse regime? Achei que depois do casamento ia desencanar...ai menina, eu também tô precisando voltar! Como fazemos se não conseguimos? rsrs

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani!

    Obrigada Querida! E hoje a noite, tá de pé?

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  9. Stef,
    Você não dessalgou o bacalhau? bjos, saudades...já tomei muito cafezinho...

    ResponderExcluir
  10. Huum que delícia, ficou muito suculento esse bacalhau, adorei!

    Abraço
    www.entrecoposepratos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Querida Ana,

    Então, esse já estava dessalgado...mas bom lembrar, vou colocar uma informação sobre isso.
    E os cafezinhos, hein? Tá gostando? Deixou no seu escritório?

    Beijo com saudades!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gra!

    Ficou suculento, né? Uma delícia!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...