segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Kibe Assado da Talita



Eu adoro começo de ano! Temos tanta vontade de fazer diferente, mudar os hábitos errados, ser mais tolerante, mais atenciosos...enfim, é sempre uma época de bons pensamentos, não acham? Para mim início de ano também significa limpeza nos armários, doação de roupas e sapatos esquecidos...vontade de renovar o guarda-roupa...ahhhh, começar de novo.
Bom, esse ano não foi diferente e fiz toda a "limpeza" do que considero ainda bom para doação e que não tenho mais tanto apego. Juntei uma boa sacola e fiz a felicidade de algumas pessoas (pelo menos espero...). Acontece que quando fui fazer a vistoria do guarda-roupa, lembrei que tinha outra para fazer. Essa por sua vez é uma que acontece com muito mais freqüência, é a vistoria da despensa...no meu caso, do armário de mantimentos em geral. Bom, então vamos lá, não é?! Esse seria o dia da renovação completa!

Nessa vistoria "alimentícia" encontrei um item que estava próximo do vencimento: trigo para kibe. Como é um ingrediente que não encontro muita versatilidade, é claro que vem a cabeça imediatamente fazer kibe. By the way, um prato que eu adoro. Decidi que iria tentar essa receita da Talita que estava na minha "to do list" há tempos.
Portanto, vamos ao Chocorango pescar a receita...receita em mãos...olhei na geladeira e só faltava a carne moída para completar a lista. Ok, no panic! Há um açougue na minha rua e esse não seria o problema...corri lá e comprei a carne, voltei e preparei o kibe...e a única coisa que lembro depois que comi o primeiro pedaço foi: OH DEAR GOD! Que negócio bom! Vocês não acreditam em como esse kibe é gostoso, molhadinho...hummmm! Só de lembrar dá vontade de comer outro pedaço, é realmente uma perdição! E foi perfeito para o meu almocinho acompanhado apenas por uma saldinha verde com peras e pecorino...almocinho tudo de bom!

Enfim, começo de ano nunca falha...sempre é bom...assim como uma refeição igual a essa, despretensiosa e deliciosa!

Merci beaucoup Talita!



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de descanso: 1 hora
Tempo de forno: Aproximadamente 1 hora
Rendimento: 10 porções (Eu fiz meia receita)

Ingredientes

500ml de caldo de carne fervendo (A receita indica água fervendo e tabletes de caldo, mas como tinha caldo pronto resolvi usá-lo)
3 dentes de alho amassados
250g de trigo para kibe
700g de carne moída (eu usei patinho)
2 cebolas picadas
3/4 xícara de hortelã fresco picado
250g de maionese
1/2 xícara de cebolinha e salsinha picadas
Pimenta síria a gosto
Sal a gosto
Azeite de oliva
4 tomates picados (Não usei aqui, coloquei no recheio um tomate fatiado)

Ingredientes para o recheio

250g de queijo mussarela de búfala
200g de requeijão cremoso
Fatias de tomate (opcional)

Modo de preparo

1. Junte o trigo com o alho amassado e cubra com o caldo fervente. Deixe de molho por 1 hora.

2. `ré aqueça o forno a 180 graus. Após o período de descanso, transfira o trigo para uma tigela grande, misture a carne, as cebolas, o hortelão, a cebolinha e a saldinha, a maionese e tempere a gosto. Se for usar os tomates na massa, acrescente nesse momento, mas cuidado para não espremê-los (eu não usei tomates na massa, então pulei essa etapa).

3. Em um refratário alto, sem untar, coloque metade da massa e nivele com as costas de uma colher. Regue com azeite de oliva e acrescente o recheio. Cubra com o restante da massa e faça cortes por cima, regue com um pouco mais de azeite. Coloque o refratário sobre uma forma maior (E
ssa dica da Talita é ótima, por que evita que o fundo doure mais depressa que a superfície e também evita uma possível sujeira no seu forno caso o recheio transborde). Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 1 hora. Não deixe esse tempo ser ultrapassado para o kibe não ficar seco, ok?

Prontinho, agora é só servir e aproveitar essa delícia.

Dica: Eu fiz em recipientes individuais e assei apenas 2. Congelei o restante. Daí quando quero kibe, retiro do congelador e levo direto ao forno...fica tão bom quanto o feito na hora.

Não tirei foto do recheio por que estava tão bom comer esse kibe que não quis levantar da mesa por nada...Sorry, ok?




12 comentários :

  1. Não conhecia essa receita com maionese na carne, fiquei com vontade de provar. Vou testar! Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. A maiosene no kibe é uma novidade para mim, vou testar, adoro kibe principalmente assado! bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!
    Adoro kibe assado e já estou levando sua receita pra persuadir minha mãe a fazê-la ;)
    Quando vc disse que não vê muito versatilidade no trigo pra kibe, já experimentou a salada marroquina? Não sei se o prato tem outros nomes em outros lugares, uma vez vi num restaurante mas era gelada e não tão saborosa qto a que como em casa :D Não sei mto bem a receita de cor, mas vai basicamente maionese, creme de leite, frango desfiado, pimentões coloridos e o que mais quiser colocar (azeitona, palmito, presunto), junto com o triguilho.

    ResponderExcluir
  4. Stef, eu A-M-O quando você testa uma receitinha do Chocorango. Fiquei super feliz em saber que você também gostou desse kibe que vi no blog da Pri (delícias by Priscila, olha como essas coisas andam).

    Ficou lindo nessa apresentação em ramekins, muito delicado. Também gostei muito da idéia de congelar uma parte, muito útil. =)

    Um beijão, tenha uma ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Stef!
    Que delícia de almoço, gostoso e leve!
    Que vontade de almoçar na sua casa viu? rsrsrs
    Te mandei o email, recebeu?
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  6. OI Dani!

    Pois é, ela é bem diferente não acha? Mas olha, fica deliciosa...com certeza vale a tentativa.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. OI Beta,

    Pois é, para mim também era...e vou dizer, fica bom demais!!! Também sou super fã de kibe assado e esse da Talita é um dos melhores que já provei.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. OI Giovana!

    Obrigada pelas dicas, vou pesquisar melhor...eu realmente não tenho muitas receitas com trigo para kibe, daí acaba fiacando apenas para esse fim.

    Mais uma vez obrigada e um grande beijo!

    ResponderExcluir
  9. OI Ta!

    Eu testo as receitas do Chocorango por que sei que são infalíveis...boas de verdade!

    A dica de congelar é ótima, né? Dá para poupar um bom tempo...eu ainda tenho 1 no freezer...quem sabe essa semana como.

    Beijosss!

    ResponderExcluir
  10. Oi Pri!

    É só vir a Brasília que faço um almoço bem gostoso para nós.

    Querida, esse fim de semana eu vi as dicas...ADOREI!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Gostei da apresentação, e me parece bem fácil de ser preparado principalmente para receber os amigos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...