Viu como o nome é grande? Mas a receita e o sabor é de grandiosidade igual...ou seja, é deliciosa e muito prática de fazer!
A idéia é do Jamie Oliver e está publicada em seu melhor livro em minha opinião, A Itália de Jamie. A parte mais difícil foi encontrar a tal da linguiça contechino. Mas como eu não desisto fácil, fui atrás e deixei aqui separadinha para provar esse risotinho. Eu diria, assim como o Jamie, que a linguiça pode ser substituída por outra parecida...mas se puder tente conseguir esse tipo de linguiça, ela é realmente a estrela do prato!
Hoje, finalmente, consegui vir em casa fazer o meu almoço. Na verdade tive que vir em casa não para cozinhar, mas sim para pegar alguns documentos...pois tenho uma novidade para contar a vocês. A novidade tem a ver com a decisão mais acertada dos últimos tempos. Estão curiosos? Então vamos lá...a novidade é que vou começar com o curso superior de gastronomia aqui em Brasília! Estou tão feliz! A vida de estudante não é muito tranquila (lembro bem dos tempos de faculdade), e começar mais uma faculdade aos 28 anos e trabalhando em tempo integral, não parece ser tão simples (até por que ainda tem as aulas de francês duas vezes por semana)...mas sei que vou adorar e que terei muitas dicas para compartilhar com vocês!
Então a idéia é essa, aprender mais...conhecer mais...descobrir mais! E vamos lá...pagar meia entrada novamente também me parece uma excelente idéia...rsrss
Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de forno: 1 hora
Rendimento: 3 Porções (eu fiz apenas 1)
Ingredientes
250g de linguiça cotechino
1 cebola branca (eu usei algumas pérola)
1 xícara de arroz arbório
1 1/2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
1/2 xícara de vinho branco seco
3 xícaras de caldo de legumes
Queijo grana padano a gosto (eu usei mais ou menos 1/4 xícara)
Tomilho a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
1. Pré aqueça o forno a 190 graus. Coloque a linguiça cotechino em uma assadeira pequena com as cebolas com casca. Leve ao forno pré aquecido. Asse por cerca de 1 hora ou até que as cebolas fiquem tenras e doces, e a linguiça esteja cozida. Remova tudo do forno e abaixe a temperatura para 150 graus.
2. . Prepare o risotto. Leve o caldo de legumes ao fogo baixo e deixe ao lado sempre aquecido.
3. Em uma panela, derreta 1 colher (sopa) de manteiga juntamente e junte a cebola e deixe refogar por alguns instantes até que fiquem translúcidas. Adicione o arroz e refogue por mais alguns minutos, acrescente o vinho branco e não pare de mexer até que o vinho evapore. Vá adicionando uma concha de caldo por vez, mexendo sempre, lembre-se que você só deverá adicionar a seguinte concha de caldo após a anterior ter secado.
4. Enquanto o risotto estive cozinhando, descasque as cebolas. Corte 1 das cebolas em 3 pedaços e coloque-os em uma assadeira, retorne ao fogo para mantê-los aquecidos. Pique finamente as outras cebolas que estavam no forno, descasque a pele grossa da linguiça e descarte-a. Esmigalhe o recheio da carne da linguiça. Quando o arroz tiver passado 3/4 do tempo do cozimento, misture as cebolas picadas e a linguiça esmigalhada. Tempere com sal e pimenta se necessário. Prove o risotto. Quando os grãos estiverem "al dente", já é hora de desligar o fogo. Adicione o queijo grana padano ralado, o tomilho e o restante da manteiga. Deixe descansar por 1 ou 2 minutos.
Decore com a cebola que estava no forno e com tomilho. Sirva imediatamente.
Que risoto lindo, deve ter ficado super delicioso! Amei a receita! Bjos
ResponderExcluirAdorei o seu rizotto e todas as outras receitas. Abraço e boa semana.
ResponderExcluirQueridex!!!
ResponderExcluirBoa sorte com essa sua nova facu, vamos provar todas as suas descobertas, uau..... minhas lombriguetes já estão saltitantes kkkkk
beijos
Queridex Sato
Nossa, que maravilha começar um curso de gastronomia!
ResponderExcluirSempre tive vontade de fazer... na época do vestibular até optei por gastronomia em uma das faculdades, mas acabei fiazendo nutrição mesmo!
Mas não descarto começar o curso algum dia!
O risoto parece delicioso!
Bjos
Heide
Stefânia,
ResponderExcluirQue delicia de risotto, e confesso que fiquei muito curiosa para provar essa linguiça.
E que ótima noticia!!!Eu também queria muito voltar a estudar, mas com filhos pequenos, é complicado.
boa sorte!!!!
beijos
Stef, parabéns por mais essa conquista. Acho que este curso tem tudo a ver com vc. Nossa, com tanto conhecimento sei que este blog vai se destacar cd vez mais! E vc, claro.
ResponderExcluirO risotto tá com uma carinha tentadora.
Bjs.
FICOU ÓPTIMO, E DEVIA DE ESTAR DELICIOSO.
ResponderExcluirBJS
Parabéns pela coragem de começar um novo curso! Se sua outra graduação não foi por prazer e nem tão agradável, essa sim será, não é mesmo?!
ResponderExcluirBeijo e boa sorte.
Carol
Oi Stef, que prato lindo, tá com uma cara ótima!
ResponderExcluirMe diga, essa linguiça é defumada ou fresca? Não conheço!
Adorei a novidade, que delícia estudar uma coisa que a gente gosta, tenho certeza q vc vai dar conta, para o q nos dá prazer, sempre temos tempo :)
E me conte a viagem, mais organizada agora?
Beijos,
Pri.
Tenho esse livro, mestre. E como é dificil encontrar alguns dos ingredientes... ainda mais onde eu moro. Vale muito para treinar as substituições, rss
ResponderExcluirStef, minha diva...que lindo, este risoto será meu almoço de domingo, decidido..Olha muita sorte nos seus estudos, este ano também volto para a sala de aula e quero ser a cobaia , de vez em quando, de todo esse glamour. saudades,
ResponderExcluirOi!!!
ResponderExcluirFico super feliz por vc, estudar gastronomia, é mais do que uma ideia acertada!! :)
Tenho a certeza que irá aprender muito, e compartilhar muito conosco.
Adorei o risotto.
Beijinhos!!
http://produtostopdegama.blogspot.com/
OI Paula!
ResponderExcluirLegal a receita, né? Como qualquer risotto, vale várias combinações!
Beijos!
OI Marta!
ResponderExcluirObrigada Querida! Espero encontrá-la aqui mais vezes.
Beijocas!
Ai Queridex!
ResponderExcluirVai ser um super prazer cozinhar para vocês, viu?
Beijo bem grande!
OI Heide!
ResponderExcluirMas nutrição também é um curso bem legal, né? Mas você também pode fazer como eu, depois de "adulta" voltar a faculdade...rsrs
Beijocas!
OI Fabi!
ResponderExcluirObrigada Querida! Olha, eu tô aproveitando também por que ainda não tenho nenhum pimpolho por aqui, sabe?! Eu sei que depois que tiver filhos a minha vida ficará mais "cheia".
Beijocas Querida!
OI Zezé!
ResponderExcluirObrigada pelas palavras, realmente estou bem feliz com a decisão.
Beijos!
OI São,
ResponderExcluirPois é, ficou bem gostoso mesmo!
Obrigada pela visita e um abraço!
Oi Carol!
ResponderExcluirPois é, eu tenho certeza que essa foi uma decisão bem acertada e que será delicioso voltar as aulas dessa forma.
Beijos e obrigada pelo carinho!
OI Pri!
ResponderExcluirPois é Querida, também acho que não vai ser o meu maior problema...afinal de contas vai ser quase um parque de diversões, né?
Então a viagem já está decidida. Já reservamos tudo, inclusive o hotel de Orlando foi aquele que você sugeriu (by the way...tks!). E você, já está finalizando tudo?
Sobre a linguiça, ela é fresca e é feita com a pele e carne da bochecha, pescoço e ombros do porco, geralmente temperada com noz-moscada, sal, pimenta e cravo. Boa, né?
Beijos Querida e obrigada mais uma vez!
Pois é Sioux, também acho que é sempre um desafio...afina de contas aqui também não é fácil de encontrar muitos ingredientes. Mas é bom que desenvolvemos esse outro lado, né?
ResponderExcluirBeijos e obrigada pela visita!
OI Ana! Saudades de você!
ResponderExcluirQue legal...depois me conta como ficou, tá?
E me diz uma coisa, o que você vai estudar? quero saber tudo, tá?
Beijos!
OI Cátia!
ResponderExcluirObrigada pelas palavras Querida! Ahhh, depois quero umas dicas de produtos para o cabelo, tá? Vou comprar lá nos USA.
Beijocas!
Un risotto de maravilla se ve apetitoso y jugoso,lindo el colorido me encantó y me quedo en tu blog,abrazos y muchas bendiciones.
ResponderExcluirFiz aqui em casa e ficou assim:
ResponderExcluirhttp://instagram.com/p/bB4U9YhQsC/
Brigada por partilhar a receita! ^^