segunda-feira, 5 de abril de 2010

A volta para Brasília e uma Quiche de Queijo, Espinafre e Presunto

Lar, doce lar! É interessante como nos lembramos o quanto gostamos de casa justamente quando estamos longe dela, não é? Comigo não foi diferente, depois de quase uma semana de viagem, eu já estava saudosa do meu cantinho...principalmente da cozinha....bom, mas cá estou eu de volta e cheia de idéias para testar!
A viagem foi excelente! Romântica como uma viagem para Gramado/RS deve ser, atividades tranquilas como qualquer viagem para a Serra oferece, e uma viagem gastrônomica afinal. Com certeza esse vai ser um post a parte, mas voltei extremamente encantada com tudo relacionado a comida que encontrei por lá. Atendimento de primeira qualidade (independente da quantidade de estrelas do restaurante), comida muito bem feita, pratos muito bem servidos....prato mais que bem servidos!
Em relação a porção oferecida por qualquer restaurante, acabei aprendendo um pouco mais sobre mim. O que descobri? Eu gosto mais de cozinhar do que de comer...ou seja, posso cozinhar em excesso, mas não posso comer em excesso...definitivamente. Como descobri? Após um delicioso e bem servido Café Colonial...a noite tive até pesadelo...sonhei que estava sendo obrigada a comer mais...rsrsrsrs...bom, mas o post de Gramado e todas as cidadezinhas de conto de fadas é para uma outra hora.
Na volta da viagem eu tive uma ótima surpresa, uma indicação da Talita para o "Com uma pitada de açúcar" e recadinhos super carinhosos das novas leitoras. Então a todos vocês, muito obrigada pelo carinho!
Bom, então de volta a vida real e de volta para as panelas, não é? Hoje já foi dia de voltar ao trabalho, então sem muito tempo para inventar...chegando a noite eu queria muito fazer uma quiche, e lembrei que tinha visto essa receita no programa do Nick Stellino (No canal Casa Club TV) e estava na minha "to do list" há alguns dias. Olhei na geladeira e tinha tudo a mão. Time to work! Amor tinha saído para pedalar e esperava ter a quiche pronta quando ele voltasse...infelizmente não deu tempo...mas o tempo que esperamos depois da chegada valeu...uma super, ultra, mega, deliciousss quiche!



Tempo de preparo: 20 Minutos (+ 1 hora e 20 minutos de forno)
Rendimento: 1 Torta de 20cm

Ingredientes para a base

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de manteiga gelada (100g)
1 ovo
2 colheres (sopa) de água gelada

Ingredientes para o recheio

5 ovos
150g de folhas de espinafre
1 xícara de leite
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 colher (chá) de sal + o suficiente para branquear o espinafre
1/2 colher (chá) de pimenta
1/4 colher (chá) de noz moscada
1 xícara de queijo gruyere ralado no ralo grosso
1/2 xícara de presunto cortado em pequenos cubos

Modo de preparo

1. Prepare a massa. Corte a manteiga em pequenos cubinhos. Coloque a farinha num recipiente e, no centro, junte o ovo ligeiramente batido, o sal e a manteiga em pedaços. Misture com a ponta dos dedos, acrescentando a água aos poucos, até a massa ficar homogênea. Cubra com filme plástico, leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Pré aqueça o forno a 180 graus. Abra a massa, forre o fundo e as laterais de uma assadeira com fundo falso ou laterais removíveis, coloque um disco de papel manteiga ou papel alumínio e cubra o papel com grãos de feijões crus. Leve ao forno preaquecido, por 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

2. Prepare o recheio.  Leve uma panela com água e um pouco de sal ao fogo e deixe ferver. Coloque o espinafre na água fervente e deixe por apenas 10 a 15 segundos, escorra e mergulhe imediatamente em uma tigela com água fria e gelo, escorra novamente. Esse processo se chama branquear e é necessário para impedir que o espinafre continue cozinhando. No liquidificador, bata os ovos com o espinafre. Adicione o leite, o creme de leite, o sal, pimenta e a noz moscada e bata por mais alguns instantes. Sob a base com a massa, acrescente o queijo gruyere ralado e o presunto em cubos, despeje a mistura de ovos e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 1 hora e 20 minutos, ou até esteja dourado.

Sirva morno acompanhado por uma salada de tomates com alface e rúcula.

8 comentários :

  1. Stefania, essa quiche ta com uma cara ótima!
    morro de vontade de conhecer o sul! quero ver se esse ano eu vou! seu post e suas recomendacoes serao bem recebidos..hehe
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fe!

    Obrigada Querida! E olha, vai mesmo lá no Sul...é lindo! E Gramado especialmente é super fofa, parece uma mini cidade da Europa, tudo de bom!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii
    Adorei seu blog já sou sua nova seguidora
    Quando puder apareça na minha cozinha tbm
    Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Oi Rê!

    Seja bem-vinda e muito obrigada pelo carinho!
    Já dei uma passadinha lá no "Charme de Cozinha"e devo dizer, é tudo muito fofo! Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Stefânia, olha eu aqui de novo!
    Que cara ótima desse quiche!
    Aguardo post da viagem!
    Ah, adoro seu português bem escrito :)
    Beijos,
    Pri.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri!
    Que bom que voltou, será sempre muito bem vinda!

    Olha, tô preparando o post da viagem e prometo que essa semana ainda eu publico, viu?

    Beijos e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  7. Adoro quiches por que são versáteis, servem desde o café da manhã até o jantar! Essa sua tem o recheio muito rico. E ficou linda!

    Um viagem dessas nesse momento da minha vida era tudo o que gostaria! O Sul é lindo... Mas ainda não ultrapassei das fronteiras do Paraná.O outono é a época mais romantica para se fazer um passeio a dois!...O café colonial...o vinho...As paisagens...O clima da serra...L'amour...A vida ainda é boa...
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi Cherry!

    Também adoro quiches, é só servir com uma saladinha e pronto, temos um almoço rico e completo!

    A viagem realmente é tudo de bom e o clima ajudou muito! Nem preciso falar que voltei mais apaixonada, né? Você deveria fazer também...o RS tá pertinho de SP, vale muito a pena, nem que sejam por 2 dias, um fim de semana...

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...