segunda-feira, 7 de março de 2011

Amanteigados de Limão Siciliano e Papoula



Você tem alguma mania? Algum hábito que não consegue mais tirar da sua rotina? Aquilo que parece que já faz parte de você...eu tenho! Na verdade tenho várias...e posso dizer que convivo super bem com todas...não são um problema na minha vida...muito pelo contrário, algumas trazem muito prazer e me proporciona bons momentos. Como por exemplo tomar chá. Tomo chá todo dia. Uma xícara pela manhã...se der uma pela tarde e quando estou bem cansadinha querendo relaxar, a noite ainda tomo mais uma xícara para fechar o dia...é bom, me acalma e é sempre uma descoberta. Mas por que descoberta? Por que sempre vou atrás de novos chás, lojas...apetrechos...enfim, tudo relacionado me encanta. Inclusive o fato de que sempre posso testar algo novo para acompanhar...

Dias atrás a minha querida amiga Glau, publicou no blog (Lindo - como ela e super caprichado) uma receitinha de um amanteigado que me apaixonei a primeira vista. Mas sabe como é, minha cabeça  nos últimos dias está a mil....compromissos....tarefas....as férias chegando...nossa, estava difícil lembrar de tudo....e acabei não preparando o biscoitinho logo em seguida...mas o que me lembrava bem era que no momento que vi pensei logo: "Uau, como isso deve ser bom com um chá bem quentinho em um dia chuvoso....hummmmm". 
Pois bem, hoje tinha dia chuvoso...tinha tudo em casa...por que não fazer? Bom, nenhum motivo...então fiz! Tão rápido e prático que fico pensando como posso ter arrumado tanta desculpa para não ter feito antes...como?! Enfim...acontece, né?! E é assim que aprendemos...vivendo...e cozinhando, né?!

A mania de chá vai continuar e espero aprender mais...mas tenho certeza que com biscotinhos como esses, não vai ser nada fácil não ter uma nova mania...

Merci Glau!



Tempo de preparo: 10 Minutos
Tempo de Forno: Aproximadamente 10 a 15 Minutos
Rendimento: 30 amanteigados (quantidade para meia receita)

Ingredientes

240g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de baunilha
2 xícaras de farinha de trigo
Raspas da casca de 2 limões (eu usei siciliano então dobrei a quantidade)
Sementes de papoula a gosto

Modo de preparo

1. Na batedeira, com o batedor em forma de triângulo, bata o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo e claro, por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, acrescente os demais ingredientes (com exceção da papoula) e bata por mais 2 minutos.

2. Abra um pedaço de papel manteiga (ou filme PVC) e coloque metade da massa formando um cilindro (aqui a Glau mostra como fazer). Polvilhe um pouco da papoula e enrole. Abra novamente e polvilhe mais papoula onde não havia polvilhado antes. Repita a operação até cobrir todo o cilindro com as sementes. Faça o mesmo processo com o restante da massa.
Leve a geladeira por pelo menos 30 minutos (eu deixei 2 horas).

3. Pré aqueça o forno a 170 graus. Corte o cilindro em rodelinhas de aproximadamente 1 cm (eu cortei mais grosso e os meus amanteigados ficaram maiores que o da Glau). Disponha sobre um silpat ou então uma forma anti aderente (se não tiver nenhum, forre o fundo de uma forma convencional com papel manteiga). Leve ao forno pré aquecido até que doure as laterais. Esse processo pode ser bem rápido dependendo da potência do seu forno, então fique de olho, ok?

Retire do forno e deixe esfriar ainda no silpat (ou na forma). Eles vão sair mais molinhos, mas quando esfriarem ficarão crocantes.
Prontinho! Fica delicado, gostoso e muito chic também! Eu adorei!





8 comentários :

  1. Belissimos....São mesmo perfeitos para uma chávena de chá!!

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Stefânia,
    Ficaram muito apetitosos esses amanteigados... Gostei do toque das sementes de papoila : )

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, seus amanteigados ficaram iguais aos meus :) é uma delícia mesmo! Eu comi com aquela geléia de morango e framboesa que vc experimentou aqui em casa. Fica mto gostoso!

    Obrigada por ter testado uma receitinha minha.
    Adoro vc! Bjao

    ResponderExcluir
  4. Stef,
    Adoro chás e agora é o que me esquenta, como estou de molho....só faltavam os biscoitinhos, ai, quase que eu pedi para o Luiz buscar...kkkk,bjos

    ResponderExcluir
  5. Que caneca linda! Fiquei um tempão olhando pra ela!!!

    ResponderExcluir
  6. Ai que delícia, adoro chá!! minha mãe não toma café, então sempre tinhamos muitos chás em casa...e com biscoitinhos assim é perfeito!! essas sementinhas de papoula ficaram muito delicadas... bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Nossa que delicia!
    Eu ao invés de chá amo biscoitinhos!

    bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  8. Olá Stefânia,
    Tentei encontrar sementes de papoula nos mercados munipais de Sampa essa semana e não encontrei em nenhnum. Disseram que está proibido. Será que eu não tinha cara de "confiável"? rsssss.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...