quarta-feira, 2 de março de 2011

Torta Provençal



Muitas pessoas me perguntaram se eu estava fazendo o curso de gastronomia por conta do "glamour" da profissão...ou se era por que ser chef está na moda...
Bom, a resposta é que: "Que glamour? Moda? Onde?". Se glamour é ficar pelo menos 4 horas (em aula...cozinha de restaurante é diferente...é pior) de pé, correndo de um lado para o outro, cozinhar, lavar, secar, picar...e ainda por cima sair com aquele cheirinho delícia de bacon...bom, se isso é glamour, eu acho que pode ser um dos motivos de estar na gastronomia. Se moda for usar uma roupa quente, sapato fechado e cabelinho totalmente preso, sem nenhuma bijoux para ficar gracinha e nem make up...bom, esse é o lugar certo também para "esse tipo" de moda!
Mas não, eu estou na gastronomia por um único e mais que razoável motivo: AMO MUITO! Com ou sem glamour, estando ou não na moda...tomei uma decisão mais que acertada e posso afirmar que estou no lugar certo!

E por falar em lugar, ontem a aula prática foi de cozinha fria. Preparamos vários pratos, entre eles essa torta divina e bem gostosa de fazer. O resultado final foi o trabalho de 4 pessoas que formaram o grupo que eu adorei fazer parte ontem, a Lílian, o Leo, o Thomás e euzinha. Nessa torta cada um deu o seu toque. E quando tudo é feito com organização e espírito de equipe, não pode ser diferente...o resultado tente a ser perfeito! E foi...a nossa torta ficou deliciosa e recebemos bons elogios do professor...imagina como não ficamos orgulhosos?! Logo na primeira tentativa conseguir isso...bom, né?


Ontem o glamour fez parte da minha aula, mas um glamour diferente...aquele de saber que estou fazendo o que mais amo e que mesmo saindo extremamente cansada...aquele é o lugar que escolhi ficar e é nesse lugar que fico feliz!



Tempo de preparo: 30 Minutos
Tempo de descanso da massa: Aprox. 1 hora
Rendimento: 10 porções

Ingredientes da massa

50g de açúcar
2 ovos
300ml de leite
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
710g de farinha de trigo
12g de Sal
50g de fermento biológico fresco
Azeitonas pretas cortadas finamente

Ingredientes para o recheio

80ml de azeite de oliva
1 cebola cortada em meia lua (corte ciselado)
100g de queijo gruyère
Alecrim a gosto
Manjericão a gosto
300g de berinjela cortada em bastões (sem o miolo)
600g de abobrinha cortada em bastões (sem as sementes)
300g de tomates sem pele e sem sementes cortados em cubinhos (tomate concassé)
1 dente de alho
Sal a gosto

Modo de preparo

 1. Prepare a massa. Misture o leite com os ovos, o açúcar e o fermento. Coloque em uma vasilha a farinha com o sal. Acrescente a primeira mistura à segunda. Misture até começar a formar uma massa. Finalmente, acrescente a manteiga em temperatura ambiente e as azeitonas. Sove até obter uma massa homogênea e lisa. Deixe descansar por mais ou menos 1 hora, coberta com um pano úmido antes de usar.

    2. Pré aqueça o forno a 170 graus. Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Corte a berinjela em bastões. Efetue o mesmo procedimento com os zucchinis (abobrinha verde). Reserve. Prepare o tomate em concassé, ou seja, retire a pele, as sementes e pique em cubos. Pique o alho, corte a cebola em meia lua. Refogue em azeite de oliva a cebola, o alecrim e o alho. Junte os tomates, as berinjelas, os zucchinis e o manjericão. Reserve até que esfrie completamente.

     3. A massa nesse momento deve estar pronta. Trabalhe-a para tirar todo o gás e abra metada da massa. Forre o fundo e as laterais de uma forma. Coloque todo o recheio e coloque o gruyère. Pincele as laterais para grudar a parte de cima da massa. Cubra com a outra metade da massa e pincele com 1 ovo batido. Forme uma chaminé, fazendo um corte sob a tampa da massa para sair todo o vapor.

4.  Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja dourada e assada em seu interior.

     Receita apresentada pelo professor: Pablo André
     As fotos foram tiradas na pressa...ou seja, não deu para caprichar...

16 comentários :

  1. Stef, a torta está linda! E olha, sobre o glamour da profissão, tb acho difícil! E como se trabalha, acho que é das profissões mais trabalhosas de todas! Mas certamente também das mais deliciosas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que torta linda!
    A apresentação ficou ótimo!

    Bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga...que é isso....a roupa é quente mas linda!kkkkk
    Ameeeei essa torta!!!Super!! :)
    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Oi Stef,
    Deve ser uma delícia essa torta!
    Aproveito para anunciar meu novo blog que está no ar www.sosimplesassim.blogspot.com. Ainda está no comecinho, mas quero estar sempre melhorando.
    Dê uma olhadinha e seu palpite, que é muito importante.
    BJ,
    Lylia Diógenes

    ResponderExcluir
  5. Adorei esta tortinha...todos os ingredientes sao fantasticos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Stef, duvidazinha...
    Como funciona a compra dos ingredientes na aula de gastronomia?
    Cada um leva uma coisa ou já tem tudo na escola?

    ResponderExcluir
  7. Stefânia, nada mais glamuroso do que fazer o que se gosta!
    Essa torta está linda e deve ser deliciosa! bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei teu blog, receitas incríveis! Parabéns! Essa torta parece ser deliciosa.
    Um beijo
    Debora

    ResponderExcluir
  9. É amiga, foi como comentamos, ô profissão sem glamour. Queria saber quem inventou que ser chef é chic, ts..ts..ts...Agora, de uma coisa eu tenho certeza, você realmente está no lugar certo. QUE TORTA LINDA...Desejo-te muita sorte e sucesso. Bj grande da Téia.

    ResponderExcluir
  10. adorei o post de hj, falou tudo.
    Mas nada melhor do que fazermos aquilo que amo.
    bjs
    Fabi

    ResponderExcluir
  11. Olá Stef!!!Ai q delícia esse curso... eu lembro das minhas aulas de tecnologia de alimentos, eu não faltava nenhuma aula prática, chegava a ir em duas turmas diferentes...rsrsrs As pessoas vêem glamour no resultado final, sem estarem cientes do esforço e dedicação profissional que estão envolvidos...eu li uma reportagem sobre um Chef outro dia, dizendo que nunca pode jantar com a esposa e os filhos, e quando tira férias normalmente é para fazer novos cursos e afins... Como todas as escolhas de vida tem seus pontos altos e baixos e necessita de muita dedicação e seriedade além do talento natural que você tem de sobra...

    ResponderExcluir
  12. Stef, você está DEMAIS! Que sucesso, menina!! Aula de gastronomia, viagem à NY.... UAAAAU! Até eu fiquei super empolgada! rsrs
    Aproveite muito, muito, muito tudo o que está acontecendo na sua vida e, claro, não deixe de compartilhar conosco suas descobertas!
    Pra falar a verdade, parece que vou aos USA com você... Acho que é a expectativa de ver suas fotos lá, as comidinhas, novidades... Quero ver TUDO!

    Parabéns pelo sucesso no curso, eu que amo berinjela, também te daria uma nota 10 mais um bonus de 5 estrelinhas! =)

    Um grande beijo, Stef. Tenha um finalzinha de semana maravilhoso!

    ResponderExcluir
  13. Nossa fiquei com água na boca!
    Parabéns!
    Beijos Mili
    www.milipavan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. É bem isso mesmo, Stef! Toquinha na cabeça, unas sem esmaltes, nada de maquiagem, mas muita alegria em fazer o que se gosta!
    Parabéns pela iniciativa!
    Beijos,
    Heide

    ResponderExcluir
  15. Olá, blogueiro(a)!

    Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.saudenaotempreco.comVocê também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/minsaudeObrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  16. Esta torta ficou divina...deve ter ficado com um gostinho excelente,também! Ainda mais feita a 4 mãos!!! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...