A desvantagem de ficar um longo tempo fora de casa é que fico longe da cozinha também. Em diversas oportunidades durante a minha viagem a vontade de cozinhar sempre batia...mas o que fazer?! Não tinha como, né? Então eu curtia cada refeição e ficava tentando imaginar o que tinha em cada prato que eu pedia. Difícil? Não sei...até por que ninguém me dizia se eu estava certa ou não...então prefiro ficar com a idéia que eu vou conseguir reproduzir a maioria dos pratos deliciosos que provei...alguém tem que acreditar, né?! rsrs
Bom, durante a minha viagem e logo no dia de uma das visitas ao Parque da Universal em Orlando, era comemorado o Saint Patrick's Day, o padroeiro da Irlanda. Então é claro que fomos almoçar em um restaurante típico Irlandês, e para nossa feliz supresa havia um excelente restaurante dentro do parque. Sem pensar duas vezes entramos...não tomei um chopp verde....mas pedimos pratos típicos da Irlanda, um deles foi a Shepherd's Pie (Torta Pastor). Sempre comi diversas variações dessa torta, a maioria delas feita por minha mãe mas sem saber que era uma torta irlandesa. Acho que inclusive isso acontece com frequência, né? As vezes fazemos algo, ou provamos algo que nem sabemos mas tem uma história grande por trás dela...
Bom, como eu não tinha carne de carneiro em casa e tendo que esvaziar o meu freezer, optei por filé mignon. Também não tenho máquina de moer carne, então o jeito foi picar o filé quase deixando-o com o aspecto de moído. Se deu trabalho? Muito! Mas queria tanto voltar a cozinhar para o meu Amor e para mim que se fosse passar horas na cozinha, essas seriam de muito prazer e dedicação.
No fim tivemos um almoço super leve, gostoso e muito, mas muito agradável! A torta do parque estava realmente deliciosa, mas a minha ficou excelente e com o carinho que coloquei e todos os meus toques pessoais...acho que foi uma refeição perfeita para nossa pequena familinha...Eu e o Amor.
Uma semana cheia de vida para vocês!
Tempo de Preparo: 40 Minutos
Tempo de forno: 30 minutos
Rendimento: 4 a 6 Porções
Ingredientes para o recheio
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picadinha
1 talo de aipo bem picado
2 cenouras pequenas raladas ou cortadas em cubinhos (brunoise)
Tomilho fresco a gosto
750g de filé mignon moído ou cortado em cubinhos minúsculos (A receita tradicional pede carne de carneiro)
150ml de caldo de carne ou legumes
50ml de vinho tinto
1 colher (chá) de molho inglês
Sal e pimenta do reino a gosto
Ingredientes para o purê de batatas
1kg e 250g de batatas descascadas e cortadas em quatro partes
55g de manteiga
1 colher (sopa) de creme de leite fresco
Queijo grana padano a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
1. Aqueça o azeite em uma panela com fundo reforçado e frite a cebola, o aipo e a cenoura por cerca de 5 minutos, mexendo até amolecer (Não deixe dourar muito). Adicione a carne e mexa até que ela doure por igual. Acrescente o caldo de carne (ou legumes), o vinho tinto, o molho inglês e o tomilho. Tempere a gosto.
2. Deixe ferver, mexendo sempre. Diminua o fogo, tampe e apure em fogo brando por aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando até ficar bem tenro. Despeje em uma forma refratária ou em recipientes individuais.
3. Enquanto isso, cozinhe as batatas em 15 minutos em água fervente com um pouco de sal até ficarem bem tenras. Escorra e amasse junto com a manteiga, o grana padano e o creme de leite. Tempere a gosto.
4. Pré aqueça o forno a 180 graus. Espalhe o purê sobre a carne ou então use um bico de confeitar. Espalhe mais um pouco de queijo e manteiga por cima e leve ao forno pré aquecido por cerca de 30 minutos, até ficar douradas por cima.
Sirva imediatamente acompanhado de uma salada verde.
Belos tachinhos!!!Ficou com um aspecto realmente apetitoso....
ResponderExcluirBjokas
Rita
Stefânia, que aspecto incrível. Deve ter ficado muito gostoso, parabéns! Beijinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com
ResponderExcluirStefânia,
ResponderExcluirVi que você voltou da viagem cheia de novidades e receitas deliciosas....
Não conhecia essa torta, e adorei o recheio dela.
Delicia.
beijos
Hummm...
ResponderExcluirParece realmente deliciosa =D
Beijos
Lari
Boa noite!!! Ah que delícia que deve ter sido essa viagem!! *.*
ResponderExcluirAssim como você sempre comi essa Torta do Pastor, mas nunca com esse nome, fala sério se não parece muito com um escondidinho?
Aqui em casa sempre que enjoamos de comer carne moída rola uma torta como essa, e foi na surpresa que descobri o nome, estava assistindo o pragrama da Sophie Dahl na televisão e vi ela fazendo. E não é que deu vontade só por causa do bendito nome? hha
Ficou uma linda apresentação!!
Beijos
Hummm adoro Shepherd's Pie, me lembra o escondidinho (mas ainda prefiro escondidinho!) rsrs
ResponderExcluirAs suas minis ficaram lindas, deviam estar uma delicia.
Beijinhos, Debora
Lindo prato!! Amei!! que bom voltar à cozinha né...é como a frase de Rubem Alves extraída do texto" a festa de Babette": "Quem pensa que a comida só faz matar a fome está redondamente enganado. Comer é muito perigoso. Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos. Cozinhar é feitiçaria, alquimia. E comer é ser enfeitiçado. " "Comer é uma felicidade, se se tem fome. Todo mundo sabe disto. Até os ignorantes nenezinhos. Mas poucos são os que se dão conta de que felicidade maior que comer é cozinhar." (Rubem Alves)
ResponderExcluirEu amo esse tipo de tortinha, lembra muito a minha infância porque minha mãe faz demais este prato, nós amamos. Já dei uma variada com outros recheios e também ficou show. Suas fotos estão dando água na boca!
ResponderExcluirBeijos,
Fabi
OI Ana!
ResponderExcluirEssas cocottes são um charme, né?! Adoro também!
Beijocas!
Oi Nane,
ResponderExcluirFicou gostoso sim, tipo comidinha de mãe, sabe? Não tem como ficar ruim, né?
Beijocas!
Oi Fabi!
ResponderExcluirÉ super prática, né? O recheio é realmente muito bom!
Beijos!
Oi Lari,
ResponderExcluirQue bom que gostou!
Obrigada pela visita!
Beijos,
Stef
Oi Sam!
ResponderExcluirÉ a cara de um escondidinho, né? Também achei! Agora para servir com nome bonito é só falar Shepherd's Pie...rsrsrs
Beijocas!
Oi Débora!
ResponderExcluirEu também adoro! E o tanto de combinações que podemos fazer? Inúmeras, né?
Beijos Querida!
Cíntia,
ResponderExcluirSimplesmente AMEI essa frase, linda demais! Até tenho que ver esse filme por conta da aula de história de gastronomia...agora estou mais empolgada ainda!
Beijos Querida!
OI Fabi,
ResponderExcluiré bem receita de mãe mesmo...adoro também! As variações são diversas e tudo fica bom, né?
Beijossssss!